por Marcos Júnior Micheletti/colaborou: Paulo Rogério
Paulinho Guarujá, o Paulo José de Jesus costa, ex-volante que iniciou nas categorias de base do Santos Futebol Clube em 1986, então aos 17 anos, permanecendo na Vila Belmiro até 1989, e profissionalizou-se pelo São Bento de Sorocaba em 1991.
Atualmente residindo no Guarujá, é casado com Renata, com quem tem dois filhos. Em junho de 2022 estava montando uma empresa de higienização, mas mantendo a forma jogando na várzea local.
Nascido em Santos no dia 8 de março de 1973, mas criado no Guarujá, Paulinho ainda atuou pela Portuguesa de Desportos e São José (SP), mas deixou os gramados ainda muito moço, aos 26 anos.
"Fiz muitos amigos no futebol, entre eles Rodolfo Rodríguez, Dener, Mauricio, Cristóvão Borges (que tornou-se treinador), Roque Jr, Capitão, Adil, Renatinho, Jailson, Gil Sergipano, Edson Santos, Ivan Izzo (goleiro), Serginho Fraldinha e Guinei", recorda-se o querido Paulinho Guarujá, que também elenca os treinadores que desempenharam papel fundamental em sua trajetória.
"Os melhores treinadores com que trabalhei foram o Luís Pereira, o José Poy, Galli, Tata, Zé Eduardo, Waldir Peres, Gatãozinho, Candinho, Marinho Peres e Mário Travaglini", pondera Paulinho Guarujá.
Aliás, o saudoso Mário Travaglini, então no São Bento, foi quem viu o potencial de Paulinho Guarujá em atuar na função de volante.
Saudade: Há quatro anos morria Frank Williams, fundador de uma das principais equipes da Fórmula 1
Na sede de sua equipe, em Grove, na Inglaterra. Foto: ReproduçãoF1: Piastri reage e partirá em primeiro na Sprint do Catar
Desta vez o australiano sorriu, com desempenho melhor que Norris. Foto: McLarenF1Atlético encara o Lanús em busca do inédito título na Sul-Americana; as formações
Parabéns, Alemão! Ex-volante do Botafogo, Napoli e Seleção completa 64 anos
F1: Norris é o pole do GP de Las Vegas. Bortoleto para no Q1 e parte da penúltima fila
F1: Verstappen vence o GP de Las Vegas e segue na luta pelo penta, restando duas etapas
Achados & Perdidos: Há 22 anos, com vitória sobre o Sport, Palmeiras garantia seu retorno à Série A do Brasileiro
Saudade: Há cinco anos morria Diego Armando Maradona
Saudade: Há dois anos morria Rubens Minelli, treinador brasileiro multicampeão
Achados & Perdidos: Flamengo vencia o Cobreloa há 44 anos e conquistava sua primeira Libertadores
Embalado por vitória no Majestoso, Corinthians vai a Minas para enfrentar o Cruzeiro; os times
Olhos no retrovisor: Hamilton conquistava seu segundo título na F1 há 11 anos, o primeiro pela Mercedes