Nabi Abi Chedid

Ex-presidente da CBF e do Bragantino

Nascido no Líbano em 21 de abril de 1932, Nabi Abi Chedid morreu em 29 de novembro de 2006, aos 74 anos, em decorrência de câncer pulmonar.

Ele chegou ao Brasil aos seis anos de idade, a bordo do navio italiano "Oceania". A família se instalou na região de Bragança Paulista, a 70 quilômetros da capital paulista.

A vida de Nabi Abi Chedid foi dedicada à política e ao futebol.

Eleito mais de 10 vezes deputado, ele também se tornou dirigente esportivo. Comandou o futebol do Bragantino nas décadas de 50, 60, 80 e 90, além de ter se tornado presidente da CBF e da Federação Paulista de Futebol. Na gestão de Ricardo Teixeira à frente da Confederação Brasileira de Futebol, ocupou o cargo de vice-presidente da entidade.

Chefiou a delegação do time nacional na Copa de 86, ano em que se desentendeu durante uma entrevista com o jornalista Marcelo Tas, que interpretava na época o repórter "Ernesto Varella".

Um dos maiores orgulhos de Nabi foi ter levado o Bragantino ao título de campeão estadual de 1990, com Vanderlei Luxemburgo no comando técnico. No ano seguinte, o time da "Terra da Linguiça" chegou ao vice-campeonato brasileiro, desta feita sob o comando de Carlos Alberto Parreira.

Para homenagear o pai em 2009, o presidente do Bragantino, Marquinho Chedid, mudou o nome do estádio do clube de Marcelo Stéfani para Estádio Nabi Abi Chedid.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES