por Tufano Silva
Armador da Seleção Brasileira de basquetebol que conquistou o Mundial de 1963, Carlos Domingos Massoni, que ficou mais conhecido no esporte como Mosquito, em 2012, segundo a Confederação Brasileira de Basketball, seguia morando em São Paulo, onde trabalhava como professor de Educação Física.
Nascido em 4 de janeiro de 1939, Mosquito iniciou sua carreira defendendo a Associação Atlética-SP. Com 20 anos já integrava a Seleção Brasileira que conquistou a medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos de 1959, em Chicago.
Em 1963, faturou com a equipe brasileira o título que o armador considera o mais importante de sua carreira: o Campeonato Mundial, no Rio de Janeiro, quando o Brasil conseguiu o primeiro lugar após vitória sobre a poderosa seleção dos Estados Unidos em um Maracanãzinho lotado.
Ainda pela seleção, Mosquito faturou duas medalhas de bronze em Jogos Olímpicos; uma medalha de ouro e uma de prata em Jogos Pan-Americanos; uma de prata e uma de bronze em Campeonatos Mundiais; além de três Campeonatos Sul-Americanos.
Em clubes, além de Associação Atlética, Mosquito defendeu também o Palmeiras e o tradicional Esporte Clube Sírio, onde encerrou sua carreira profissional, em 1979.
Versátil, Mosquito também foi bom zagueiro de futebol de campo, atuando pela equipe da Faculdade de Educação Física de Santo André, como aparece em fotos na galeria.
Saudade: Há três anos morria Bento de Oliveira, grande operador de som e revelador de Osmar Santos
Profissional exemplar, cobriu quatro Copas do MundoParabéns, Júnior, 71 anos! Ídolo do Flamengo também brilhou na Itália e na Seleção
Parabéns, Ita! Ex-goleiro do Vasco da Gama completa 87 anos
No duelo brasileiro da Copa do Mundo de Clubes, Palmeiras encara o Botafogo; as formações
Saudade: Há um ano morria Dudu, ex-volante e treinador do Palmeiras
Parabéns, Barthez! O ex-goleiro francês que se tornou piloto de corridas completa 54 anos
Flamengo enfrenta o Bayern pelas oitavas; time alemão foi derrotado pelo Rubro-Negro em 1994
Achados & Perdidos: Com virada espetacular sobre a Suécia, Brasil conquistava sua primeira Copa do Mundo, há 67 anos
F1: Norris aniquila concorrência e crava a pole na Áustria. Bortoleto brilha e larga em 8º
F1: Norris segura Piastri e vence o GP da Áustria, marcado por Bortoleto pontuando pela primeira vez
Achados & Perdidos: Veja todos os gols marcados pelo aniversariante Pedrinho defendendo o Vasco da Gama