por Tufano Silva
Armador da Seleção Brasileira de basquetebol que conquistou o Mundial de 1963, Carlos Domingos Massoni, que ficou mais conhecido no esporte como Mosquito, em 2012, segundo a Confederação Brasileira de Basketball, seguia morando em São Paulo, onde trabalhava como professor de Educação Física.
Nascido em 4 de janeiro de 1939, Mosquito iniciou sua carreira defendendo a Associação Atlética-SP. Com 20 anos já integrava a Seleção Brasileira que conquistou a medalha de bronze nos jogos Pan-Americanos de 1959, em Chicago.
Em 1963, faturou com a equipe brasileira o título que o armador considera o mais importante de sua carreira: o Campeonato Mundial, no Rio de Janeiro, quando o Brasil conseguiu o primeiro lugar após vitória sobre a poderosa seleção dos Estados Unidos em um Maracanãzinho lotado.
Ainda pela seleção, Mosquito faturou duas medalhas de bronze em Jogos Olímpicos; uma medalha de ouro e uma de prata em Jogos Pan-Americanos; uma de prata e uma de bronze em Campeonatos Mundiais; além de três Campeonatos Sul-Americanos.
Em clubes, além de Associação Atlética, Mosquito defendeu também o Palmeiras e o tradicional Esporte Clube Sírio, onde encerrou sua carreira profissional, em 1979.
Versátil, Mosquito também foi bom zagueiro de futebol de campo, atuando pela equipe da Faculdade de Educação Física de Santo André, como aparece em fotos na galeria.
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Matogrossense
Saudade: Há dois anos morria Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco da Gama
Parabéns! Uidemar, ex-Goiás e Flamengo, completa 59 anos!
'Carrasco' argentino na vitória sobre o Brasil na Copa de 90, Caniggia completa 58 anos
Saudade: Otto Glória, treinador da Lusa no Paulista de 73, nascia há 107 anos
Achados & Perdidos: Ouça a estreia de Milton Neves no 'Plantão Esportivo Bandeirantes', em 2005
Parabéns, Paulinho Kobayashi! Ex-atacante, hoje treinador, completa 55 anos
Saudade: Há dois anos morria Da Costa, segundo maior artilheiro do Ceará
Parabéns, Zetti! Ídolo tricolor, ex-goleiro completa 60 anos!
Conheça o saudoso Biduroto, grande amigo de Milton Neves, que nos deixou em dezembro