Monsenhor Francisco Bastos

Primeiro presidente do conselho do São Paulo
Monsenhor Francisco Bastos, nascido em 11 de setembro de 1892, ajudou a fundar o São Paulo Futebol Clube. Em 1936, nos primeiros dias do clube que nascia, foi eleito presidente do Conselho.
Seu amor pelo tricolor era tão grande que dividia o tempo entre as missas na igreja da Consolação, no centro de São Paulo, e os treinos e jogos da equipe. A ponto de certa vez ter recusado convite para trabalhar no Vaticano alegando que não suportaria ficar distante do time de coração.
Em uma época em que o São Paulo não tinha estrutura digna de sua grandeza, o falecido Bastos levava boa parte dos jogadores para se concentrar na igreja. Conduzia-os para o terceiro andar da torre, onde havia beliches e madeiras. Os treinos ocorriam ali mesmo. Temendo que os jogadores escapassem durante a madrugada, o padre trancava a torre.
Na tarde de 15 de agosto de 1952, abençoou o terreno onde, oito anos depois, seria inaugurado o estádio do Morumbi.
Assumiu a igreja da Consolação em 1914, quando as obras de reconstrução encontravam-se paralisadas. Formado pela Universidade Gregoriana de Roma em Filosofia e Teologia, este piracicabano esteve à frente da paróquia durante 47 anos.


Por Marcelo Rozenberg

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES