por Marcos Júnior Micheletti
O argentino Ramón Díaz foi um dos melhores atacantes de sua geração, tendo passado por importantes clubes, tanto de seu país como da Europa. Tornou-se treinador após deixar os gramados, em 1995.
Atualmente está sem clube, após sua passagem pelo Corinthians, entre 10 de julho de 2024 e 17 de abril de 2025, quando foi demitido, um dia após a derrota alvinegra para o Fluminense por 2 a 0 na Neo Química Arena, jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
TÍTULO PELO CORÍNTHIANS
Conquistou seu primeiro título como treinador do Corinthians em 27 de março de 2025, quando o Alvinegro, na Neo Química Arena, empatou sem gols com o Palmeiras, após a vitória no Allianz Parque no primeiro jogo por 1 a 0, gol de Yuri Alberto.
HISTÓRICO RECENTE
Ramón Diaz trabalhou no Vasco da Gama entre 15 de julho de 2023 e 27 de abril de 2024, dia em que foi demitido, após a goleada sofrida para o Criciúma em pleno São Januário por 4 a 0, jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
Natural de La Rioja, onde nasceu em 29 de agosto de 1959, Ramón Ángel Díaz começou sua carreira como atleta profissional de futebol pelo River Plate, em 1978, permanecendo no clube até 1981. Durante este período, foi campeão com a Seleção Argentina Sub-20, no Mundial da Fifa, mas não integrou o time principal na vitoriosa campanha da Copa de 1978.
Falando em seleção, Ramón Díaz disputou apenas a Copa do Mundo de 1982, ao lado de Maradona.
Deixou a Argentina em 1982 e permaneceu na "Velha Bota" até 1989, tendo passado por quatro clubes: Napoli, Avelino, Fiorentina e Internazionale.
Entre 1989 e 1991 defendeu as cores do Monaco (França). Ele ainda voltou a defender o River Plate, entre 1991 e 1993, e em seguida transferiu-se para o futebol japonês, onde permaneceu até 1995, jogando pelo Yokohama Marinos, onde encerrou sua trajetória pelos gramados.
No mesmo ano, 1995, iniciou sua carreira como treinador profissional, começando justamente pelo clube em que iniciou como jogador.
Além do River Plate (onde conquistou dez títulos, incluindo a Libertadores da América de 1996, Díaz comandou entre outras, duas outras equipes argentinas, o San Lorenzo e o Independiente, mas foi no futebol árabe que ele se estabeleceu por mais tempo, passando por Al-Hilal, Al-Ittihad e Al-Nasr.
CURTÍSSIMA PASSAGEM PELO BOTAFOGO-RJ
Em 5 de novembro de 2020 foi anunciado como treinador do Botafogo-RJ, mas ele precisou ser submetido a uma cirurgia e o clube carioca decidiu não esperar por sua recuperação, e o demitiu 22 dias depois, em 27 de novembro.
Depois de comandar o Al-Hilal entre 2022 e 2023, foi contratado pelo Clube de Regatas Vasco da Gama, em 15 de julho de 2023.
Olhos no retrovisor: Há quatro anos morria o ex-piloto argentino Carlos Reutemann
Médica desenvolveu um ebook com dicas para os esportistas. Foto: arquivo pessoalParabéns, Tupãzinho! Herói do Timão no Brasileiro de 90 está completando 57 anos!
Ele marcou o gol na vitória diante do São PauloO dia em que Milton Neves recebeu equipe do UOL para contar muitos de seus 'causos'
Olhos no retrovisor: Seis pilotos que venceram muitas corridas na Fórmula 1 mas não foram campeões
Maurílio, ex-Palmeiras, hoje treinador, é o convidado da live de Marcos Falopa nesta terça-feira
Achados & Perdidos: Há sete anos, nas penalidades, a Espanha era eliminada da Copa do Mundo pela anfitriã Rússia
Achados & Perdidos: Há 16 anos o Corinthians conquistava seu terceiro e último título na Copa do Brasil
Achados & Perdidos: Relembre de Marlene Matheus, que morreu há seis anos, ao lado de Vicente no 'Cara a Cara'
Estevão: um olhar britânico. Por Ricardo Setyon
Parabéns, goleador! Veja gols do aniversariante Cláudio Adão, que completa 70 anos
Olhos no retrovisor: Relembre as 11 dobradinhas de pilotos brasileiros na Fórmula 1
Achados & Perdidos: António Oliveira deixava o comando técnico do Corinthians há um ano