Maurício Francisco do Carmo Júnior, o Mauricinho, nasceu no dia 24 de abril de 1974, em Lins, interior de São Paulo. Casado com Suellen Novais, atualmente, é representante comercial na sua cidade natal. Devido à lesão que o afastou dos gramados, nem mesmo assistir aos jogos ele se interessa.
Ainda muito jovem, aos 13 anos de idade, se destacou no projeto Craques do Futuro da Cidade de Lins. Lá, se destacou entre os demais garotos e foi indicado para o Guarani pelos ex-craques do Linense Polosi e Ordilei.
Antes do Bugre, assim como tantos outros jovens atletas, Mauricinho foi reprovado em peneiras de outros clubes. Noroeste e XV de Jaú o dispensaram.
Na equipe de Campinas, iniciou uma carreira promissora, sendo campeão da Taça São Paulo de Juniores, em 1992, contra o favorito São Paulo.
Chegou à Seleção Brasileira e conquistou o título de campeão sul-americano com a seleção de base do Brasil.
Em 1995, jogou no Flamengo e fez parte do time comandado por Wanderlei Luxemburgo, quando montou o ataque dos sonhos no ano do centenário, com Romário, Edmundo e Sávio. Porém, seu melhor momento na carreira foi no Juventude, na época da Parmalat, com a conquista do Campeonato Brasileiro da Série B, nos anos de 1994 e 1995.
Entre idas e vindas, defendeu vários times, como: Coritiba (em 1996), Botafogo-SP (em 1997), Matonense-SP, Brasil de Pelotas e Bragantino (em 1998), até chegar ao Iraty (em 1999), onde por conta de uma lesão no joelho, aos 29 anos de idade, encerrou sua carreira.
Raniel vira décimo camisa 9 do SPFC desde 2016 e tenta suprir falta de gols
Com a camisa do Cruzeiro, Raniel marcou dezesseis gols em 88 partidas. Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro/Via UOLSaudade: Ídolo do Náutico, Nado nos deixava há 12 anos
Achados & Perdidos: Os quatro gols de Luque na Copa do Mundo de 1978
Contra o Inter, Corinthians busca segunda vitória sob o comando de Dorival Júnior; as equipes
F1: Norris leva a melhor com bandeira amarela no final e vence a Sprint em Miami
F1: Vertappen dá show e garante a pole para o GP de Miami. Bortoleto avança ao Q2 e parte em 13º
Saudade: Há dois anos morria Salomão, ex-volante do Náutico e Santos
F1: Piastri dribla Verstappen, ganha GP de Miami e segue na liderança do Mundial
Sem vencer há quatro rodadas, Vasco recebe o vice-líder Palmeiras; as escalações
Em duelo do Z-4, Grêmio recebe o Santos em Porto Alegre; as formações
F1: Após chegar à quarta vitória na temporada, Piastri amplia vantagem no Mundial; a classificação completa