Luíz Poiani

Ex-ponta do América-SP e Náutico
Por Rogério Micheletti / Fonte consultada: "Almanaque do Corinthians", de Celso Dario Unzelte
 
Luíz Antonio Poiani, ponta-direita que defendeu o América de São José do Rio Preto, o XV de Jaú, o Internacional, o Náutico, entre outras equipes nos anos 70 e 80, hoje mora com a família em Catanduva (SP), onde há 20 anos atua no ramo farmacêutico. Ele é dono de uma farmácia de manipulação na cidade do interior paulista.
 
Casado e pai de dois filhos (João Luiz e Marcela), Luíz Poiani tem boas lembranças do passado, principalmente quando defendeu a seleção brasileira de juniores no Torneio de Toulono, em 1974, e a seleção paulista, campeão invicta em torneio na Coréia do Sul.
 
O rápido e oportunista ponta começou a carreira no América de Rio Preto, onde atuou ao lado de jogadores como Vanderlei Paiva (jogou na Ponte Preta). Além do América, Luíz Poiani defendeu a Catanduvense, teve bom momento no XV de Jaú, em 1977, e defendeu ainda o Internacional de Porto Alegre, o Comercial de Ribeirão Preto, o Atlético de Goiás, o Náutico, os argentinos Rosario Central e Union Santa Fé e encerrou a carreira jogando pelo Bragantino.
 
Carrasco corintiano
 
No ano em que o Corinthians conquistou o Paulistão de 1977, acabando com o jejum de títulos que durava desde 1954, o XV de Jaú aplicou uma goleada sobre o alvinegro no estádio Zezinho Magalhães, em Jaú (SP). Luíz Poiani foi o destaque da partida. O ponta marcou dois dos três gols de sua equipe. O XV venceu a partida por 3 a 0, no dia 5 de junho.
 
O XV de Jaú, comandado pelo técnico Cilinho venceu com: Valentim; Galli, Estevão, Olavo e Caíca; Ivinho, Ademir Mello e Sabará; Luíz Poiani, Valdomiro (Antônio Carlos) e Paulo Moisés (Fernando Pirulito).
Já o Corinthians, do técnico Oswaldo Brandão, perdeu a partida com: Jairo; Cláudio Mineiro, Moisés, Zé Eduardo e Wladimir; Givanildo, Palhinha e Luciano; Vaguinho (Edu), Geraldão e Romeu.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES