Lando Norris

Campeão mundial de Fórmula 1

por Marcos Júnior Micheletti

O britânico Lando Norris, nascido em 13 de novembro de 1999 na cidade de Bristol (sudoeste da Inglaterra), é piloto da McLaren na Fórmula 1 desde 2018, ano em que chegou ao time de Woking na condição de piloto de testes e reserva, após uma trajetória admirável em categorias de base, entre eles o Europeu de Kart (2013), o MSA (com carros de F4 em 2014), a Eurocup Fórmula Renalt 2.0 (2015), a Fórmula 3 (2017) e, no último degrau antes da Fórmula 1, a Fórmula 2, foi o vice-campeão da temporada de 2018, perdendo o título para o tembém britânico George Russell, que terminou o certame com 287 pontos contra 219 de Norris.

A McLaren, que na ocasião contava com motores Renault, confirmou Lando Norris como titular para a temporada de 2019, formando dupla com o espanhol Carlos Sainz. A equipe inglesa trocara sua dupla integralmente. Em 2018 o time contou com o espanhol Fernando Alonso e o belga Stoffel Vandoorne.

Sua estreia na Fórmula 1 aconteceu no GP da Austrália de 2019, ocasião em que ele terminou em 12º lugar. Os primeiros pontos vieram na etapa seguinte, no GP do Bahrein, que ele concluiu na sexta posição. Ainda pontuou em outras dez etapas, fechando a temporada em 11º lugar, com 49 pontos, atrás de seu companheiro de equipe Carlos Sainz, que foi o sexto daquele ano, com 96 pontos.

O primeiro pódio foi logo na abertura da temporada de 2020, no GP da Áustria, um ano com o calendário bastante diferente do habitual em razão da pandemia de covid-19. Embora não tenha mais subido ao pódio naquele ano, Norris fechou a temporada em posição melhor do que em seu ano de estreia, em nono, com 97 pontos. A McLaren seguia impulsionada pelos motores da Renault, que no ano seguinte passou a contar com a força motriz dos Mercedes.

Em 2021, com McLaren-Mercedes, mais bons resultados, com quatro pódios, sendo três como terceiro colocado e um como segundo, no GP da Itália, em Monza. Foi, até então, sua melhor temporada, finalizando em sexto lugar, com 160 pontos, superando com folga o então companheiro de equipe, o experiente australiano Daniel Ricciardo, o oitavo, com 115 pontos. Também foi em 2021 que ele conquistou sua primeira pole, no GP da Rússia, em Sóchi.

A temporada de 2022 não foi tão boa quanto a anterior. Subiu uma única vez ao pódio, no GP da Emília-Romanha, em Ímola, com o terceiro lugar. Terminou o ano em sétimo, com 122 pontos. Seguia na McLaren-Mercedes.

Em 2023, mantendo-se a bordo da McLaren-Mercedes, repetiu a posição obtida duas temporadas antes, em sexto lugar, com 205 pontos, até então sua melhor pontuação na carreira pela Fórmula 1, mas ainda sem conseguir sua primeira vitória, embora tenha chegado mais próximo deste desejado feito, com cinco segundos lugares. Ainda foi terceiro em uma etapa (Catar).

Em 2024, finalmente aconteceu a primeira vitória de Lando Norris na Fórmula 1. Largando em quinto lugar no GP de Miami com sua McLaren-Mercedes, ele terminou o GP como vencedor, seguido por Max Verstappen (Red Bull) e Charles Leclerc (Ferrari).

Ainda em 2024 ele voltaria a vencer em mais três etapas: Holanda, Singapura e Abu Dhabi. Fechou a temporada como vice-campeão, com 374 pontos. Max Verstappen alcançou naquele ano seu tetracampeonato consecutivo, com 437 pontos.

Em 2025, seguindo pela McLaren, ele conquistou seu primeiro título na Fórmula 1, com 423 pontos, dois a mais que o vice, o holandês Max Verstappen (Red Bull). Foram sete vitórias na temporada, uma a menos que Verstappen, e a definição do título aconteceu somente na etapa derradeira, o GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, no dia 7 de dezembro.

Norris precisava de um terceiro lugar, mesmo se Verstappen vencesse a corrida (o que aconteceu), a ele terminou exatamente na terceira colocadção.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES