Ramon Menezes tenta parar o holandês Clarence Seedorf. Foto: Reprodução

Ramon Menezes tenta parar o holandês Clarence Seedorf. Foto: Reprodução

Há exatos 27 anos, no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão, o Real Madrid derrotava o Vasco da Gama por 2 a 1 e conquistava a Copa Intercontinental de Clubes de 1998, no Brasil popularmente conhecida como Mundial de Clubes.

O Cruzmaltino credenciara-se ao certame para jogar contra o Real Madrid após a conquista da Libertadores da América naquele mesmo ano, derrotando o Barcelona de Guayaquil do Equador nos dois jogos da decisão: 2 a 0 em São Januário e 2 a 1 em Guayaquil.

A equipe carioca, comandada pelo treinador Antônio Lopes saiu atrás no placar (gol contra de Nasa, aos 25 minutos da etapa inicial). Foi Roberto Carlos, da esquerda, que cruzou forte e o zagueiro vascaíno acabou jogando contra o próprio gol defendido por Carlos Geramano.

Juninho Pernambucano deu esperanças ao Vasco e empatou aos 11 minutos do segundo tempo, e o Vasco teve boas chances de virar o placar, incluindo uma chance clara com o lateral-esquerdo Felipe, que fintou dois defensores do Real mas chutou para fora, rente à trave esquerda de Illgner, goleiro alemão.

O Vasco pagou caro pelas chances desperdidçãdas, e Raúl voltou a colocar o time merengue à frente aos 38 minutos, dando números finais ao placar. Um golaço do centroavante espanhol, lançado por Seedorf, driblando Vitor e Odvan. 

QUASE O VASCO EMPATOU...

Em um dos últimos lances da partida, o zagueiro Fernando Sanz salvou em cima da linha uma cabeçada de Ramon Menezes, impedindo o empate cruzmaltino que levaria a disputa para a prorrogação.

BRASILEIROS CAMPEÕES

Dois brasileiros que eram titulares do Real Madrid comemoraram o título naquele 1º de dezembro de 1998: o lateral-esquerrdo Roberto Carlos e o ponta-esquerda Sávio. O holandês Guus Hiddink era o treinador do Real Madrid na ocasião.

ABAIXO, OS MELHORES MOMENTOS DE REAL MADRID 2 X 1 VASCO DA GAMA EM 1º DE DEZEMBRO DE 1998, NO ESTÁDIO NACIONAL DE TÓQUIO, PELA DECISÃO DA COPA INTERCONTINENTAL DE CLUBES. NARRRAÇÃO DE GALVÃO BUENO E COMENTÁRIOS DE WALTER CASAGRANDE JÚNIOR

Últimas do seu time