Paulistano nascido em 27 de março de 1981, Rafael Guanaes foi meio-campista, tendo atuando apenas por dois clubes: o Nacional (SP) entre 1999 e 2000 e o Joseense, de São José dos Campos (SP), entre 2000 e 2009.
Rafael Silva Guanaes jogou na base de dois gigantes do futebol paulista antes de se profissionalizar: Corinthians e Palmeiras, e também teve uma passagem, ainda como amador, nos Estados Unidos, pelo Campbell Univesity, mesmo local onde formou-se em Educação Física.
Após deixar o futebol profissional em 2009, quando atuava pelo Joseense, engrenou uma trajetória como treinador do próprio Joseense, entre 2010 e 2014.
Passou por diversos clubes, tanto na função de treinador de equipes de base (Athletico Paranaense) como auxiliar técnico (Cruzeiro), e a partir de 2022 sua carreira como treinador deslanchou de vez, com passagens por Novorizontino, Operário (PR) e Atlético Goianiense, para culminar sua trajetória com a chegada ao Mirassol (SP), fazendo uma brilhante campanha no ano de estreia da equipe do interior paulista, com a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores da América.
Elzo, 65 anos! Ex-volante de ótimo preparo físico foi titular do Brasil na Copa de 86
O mineiro atuou pelo Galo na década de 1980. Foto: DivulgaçãoSaudade: Há dois anos morria Gigi Riva, maior artilheiro da Seleção Italiana
Na decisão da Copa de 70, observado por Pelé. Foto: ReproduçãoSaudade: Há três anos morria Nilzo, craque do futebol catarinense que atuou no Santos
Famoso bar do Mercadão de São Paulo participa da Vila da Praia na Riviera de São Lourenço
Depois de golear a Ponte, Corinthians encara o Red Bull Bragantino pela segunda rodada do Paulista; as equipes
Quando o Campeonato Sergipano acabou no Cabaré de Ciganinha. Por Leandro Paulo Bernardo
Parabéns, Arnaldo Cezar Coelho! Ex-árbitro completa 83 anos!
Achados & Perdidos: A estreia, com vitória, de Carlos Alberto Parreira como treinador do Corinthians
'Memórias do Miltão': Fotos do livro biográfico com personalidades marcantes do esporte
Achados & Perdidos: Pelé, furioso, chamando um árbitro de ladrão após jogo contra o Corinthians
Saudade: Bebeto de Freitas, importante nome do esporte brasileiro, completaria 76 anos
Achados & Perdidos: Fausto Silva entrevistando o saudoso treinador Oswaldo Brandão em 1977