por Túlio Nassif
Kempes, o Everton Kempes dos Santos Gonçalves, foi um atacante raro de se encontrar, uma vez que canhoto, possuía ótima presença de área e um faro de gol aguçado. Ele nasceu no dia 3 de agosto de 1982, em Carpina, Pernambuco e morreu aos 34 anos, no dia 29 de novembro de 2016, no maior acidente aéreo envolvendo uma delegação esportiva, quando o avião da Chapecoense caiu na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia.
Iniciou sua carreira no Canto do Rio-RJ, em 2001. E antes de chegar na Portuguesa, jogou no Nacional de Muriaé-MG, em 2003.
Pouco aproveitado na Portuguesa, acabou sendo emprestado para diversos clubes, dentre eles o Paraná (em 2004), Vitória-ES (de 2005 a 2006, tendo conquistado o seu primeiro título, o Campeonato Capixaba de 2006), Sertãozinho-SP (em 2006), XV de Novembros-RS (em 2007), Ceará-CE (em 20017), Caxias-RS (em 2008), Ipatinga-MG (em 2008), Criciúma-SC (em 2009) e Novo Hamburgo-RS (em 2010), até que, regressou pela primeira vez à Portuguesa.
Sua volta foi muito criticada pela torcida, mas em sua reestreia ele marcou dois gols no empate contra o Coritiba, ganhado assim uma chance do então técnico Oswaldo Alvares, o Vadão. No jogo seguinte, outros dois gols, igualando-se a Héverton na artilharia do time na Série B. Mesmo assim, fora emprestado novamente no dia 30 de agosto de 2010 para o Ceará. Posteriormente, Kempes acertou com o América-MG, onde foi artilheiro do time no Brasileirão de 2011 com 12 gols.
Foi então que deixou o país pela primeira vez em 2012, para atuar no Cerezo Osaka, clube japonês. Em 2013, voltou de empréstimo para a Portuguesa. Porém, após apenas dois jogos pela Lusa e com fraquíssimas atuações que aumentaram ainda mais o descontentamento da torcida, Kempes rescindiu seu contrato. Sem clube em 2014, fechou com o JEF United, equipe da então segunda divisão japonesa, o JEF United Ichihara Chiba. Lá, sagrou-se artilheiro da J2 League com 22 gols.
Depois do término do campeonato, assinou no dia 3 de março de 2015 com o Joinville. E antes do ano terminar, no dia 16 de dezembro, uma surpresa, Kempes foi anunciado como reforço da rival Chapecoense, onde conquistou o Campeonato Catarinense em campo e a Copa Sul-Americana post-mortem, ambos em 2016.
Dia do Goleiro: Veja as quatro vezes em que Pelé defendeu a meta do Santos
Morre Jair da Costa, campeão com a seleção em 62 e ídolo da Inter de Milão
Saudade: Há dez anos morria Tchê, o preparador de motores de kart de Ayrton Senna
Parabéns, Rondinelli, 70 anos! Ele fez histórico gol pelo Flamengo em 1978
De olho na liderança do Brasileiro, Flamengo recebe o Corinthians; os times
Saudade: Há dois anos morria Zé Carlos Lebeba, ex-meio-campista do Vasco e Náutico
Achados & Perdidos: Há 105 anos o Palestra Itália comprava o Parque Antárctica
Olhos no retrovisor: Lella Lombardi entrava para a história da Fórmula 1 há 50 anos, pontuando
Embalado, São Paulo tem o Ceará pela frente no Brasileiro; as equipes
Saudade: Há 56 anos a tragédia que vitimou Lidu e Eduardo e originou o apelido 'porco' do Palmeiras