por Marcos Júnior Micheletti
O empresário gaúcho Airtom Clerman, personalidade de destaque da comunidade judaica brasileira, morreu em 23 de junho de 2022.
Ligado ao setor imobiliário, proprietário da Seisa Clerman Empreendimentos Imobiliários LTDA, e também ao meio aéreo, Clerman era casado com Isa Clerman, com quem teve três filhas: Paula Clerman, Simone Clerman e Michelle Clerman Rosset.
Milton Neves, amigo de Airtom Clerman de longa data, com quem esteve presente na Macabíada de 1985, em Israel, lembra com carinho do corintianíssimo Clerman.
"O Airton Clerman foi me levar o voucher da viagem para Israel lá na Rua Capote Valente, onde eu morava, isso em 1985. Eu pensei que ele era um mensageiro, só depois descobri que ele era o empresário bem sucedido de quem me tornei amigo e que me abriu muitas portas na comunidade judaica, ao lado de tantos outros queridos amigos que fiz no clube ´A Hebraica´, do qual me tornei e permanço sócio até hoje. Só tenho a agradecer ao querido Clerman pelo que fez por mim em Jerusalém, TelAviv, Haifa, Cesárea, Belém, Jericó e em São Paulo", lembra Milton.
Airtom Clerman eternizou sua bela trajetória pessoal e profissional no livro "Vai um Sonho aí?", lançado em 27 de novembro de 2018, em evento realizado no Museu Judaico, na região central da capital paulista.
A renda obtida com a venda do livro foi integralmente revertida para a finalização das obras de restauro da sinagoga e da construção do Museu Judiaico de São Paulo.
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Carapicuibano
Jornalista esteve no município da Grande São Paulo em 2007. Foto: Divulgação'Suzuka é um circuito em que eu sempre quis correr', diz Gabriel Bortoleto
Brasileiro disputa sua terceira etapa na temporada. Foto: Stake F1 Team KICK SauberSaudade: Há três anos morria o ex-lateral Ladinho, que brilhou por Joinvile e Grêmio
Olhos no retrovisor: Quarto brasileiro a competir na Fórmula 1, Fritz d' Orey completaria 86 anos
Saudade: Um dos principais pugilistas da história, Eder Jofre completaria 89 anos
Pelas Eliminatórias, Brasil enfrenta a líder Argentina em Buenos Aires; as formações
Brasil volta de Buenos Aires com um humilhante 4 a 1 contra e sem ver a cor da bola
Saudade: Há seis anos morria Rafael Henzel, jornalista que sobreviveu ao acidente aéreo da Chapecoense
Saudade: Há cinco anos morria Zoca, o irmão de Pelé que também jogou no Santos
Jogando por um empate para o título do Paulista, Corinthians recebe o Palmeiras em Itaquera; as escalações
Uma foto, uma história! Garrincha na praia com Elza Soares
Saudade: Paulo Stein, brilhante narrador, nos deixava há quatro anos