por Tufano Silva
Andrés Navarro Sanchez, importante empresário brasileiro do ramo da indústria plástica, assumiu a presidência do Sport Club Corinthians Paulista em 2007, após 14 anos da "Era Dualib" no Alvinegro do Parque São Jorge. E após seis anos, no dia 3 de fevereiro de 2018, ele venceu a eleição e voltou ao comando do clube.
Nascido em Limeira, interior do estado de São Paulo, no dia 24 de dezembro de 1963, Andrés começou a trabalhar com apenas 12 anos de idade, na feira livre. Em 1982, sua família entrou no ramo da insústria plástica, e, atualmente, o negócio conta com mais de 40 distribuidores espalhados pelo país.
Sanchez chegou a ser vice-presidente da gestão de Alberto Dualib no Corinthians, no entanto, ao discordar de alguns atos do ex-mandatário, liderou a oposição no Parque São Jorge. Foi eleito presidente do clube em outubro de 2007, em um "mandato-tampão" de 16 meses, após a renuncia de Dualib, o qual foi renovado por mais dois anos em nova eleição.
Dois meses após assumir a presidência, o Timão passou pelo pior momento de sua história: o rebaixamento para a Série-B do Campeonato Brasileiro. Andrés foi responsável pela reoorganização do clube, conseguindo explorar ao máximo a forte marca do Corinthians, com a ajuda de seu vice-presidente de marketing, Luis Paulo Rosenberg.
Entre os grandes feitos de Andrés no comando do Timão, está o acerto com Ronaldo "Fenômeno", em dezembro de 2008, que é considerada por muitos maior contratação da história do clube.
Em 25 de novembro de 2011, foi convidado pelo então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para assumir o cargo de Diretor de Seleções.
No entanto, Sanchez começou a perder força na entidade após a saída de Teixeira e a chegada de José Maria Marin, com quem não matinha bom relacionamento. Assim, decidiu pedir para ser desligado do cargo em 28 de novembro de 2012.
Em 2011, ano de seu último mandato, viu a equipe que montou ao longo do ano conquistar o Campeonato Brasileiro e na temporada seguinte, alcançar o tão sonhado título da Copa Libertadores, de maneira invicta.
Andrés foi um dos grandes responsáveis pela construção da Arena Corinthians, em Itaquera. O ex-presidente administrou o estádio até agosto de 2014.
No entanto, o mandatário também ganhou muito destaque na mídia por se envolver em diversas polêmicas. As mais famosas sempre foram as brigas com Juvenal Juvencio, presidente do São Paulo.
Em outubro de 2014, com 169.834 votos, Andrés foi eleito deputado federal pelo Estado de São Paulo.
No dia 17 de dezembro de 2017, Andrés Sanchez foi o entrevistado de Milton Neves no Domingo Esportivo, da Rádio Bandeirantes. Confira abaixo:
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Carille quer reflexo de desempenho nos resultados. Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. CorinthiansAchados & Perdidos: A memorável entrevista de Maradona a Milton Neves; argentino completaria 65 anos hoje
Organização do GP São Paulo de F1 promove melhorias para evitar 'perrengues' enfrentados pelo público em 2024
Joseval Peixoto, icônico nome do rádio, vai lançar sua biografia em novembro
Achados & Perdidos: Em 2017 o 'Arraiá do Mirtão' marcou reencontro de amigos da Jovem Pan
Achados & Perdidos: Há 35 anos, pela Seleção Brasileira, Neto entrava no lugar de Pelé e marcava gol
Van Basten, 61 anos! Relembre o golaço do aniversariante holandês na final da Euro em 1988
Está lançada a campanha do livro 'Glória e Drama de um Guerreiro, a biografia de Toninho'. Por Odir Cunha
Achados & Perdidos: A última vez que Pelé e Garrincha disputaram uma partida oficial
Parabéns, Eduardo Amorim e Celso Roth! Dois aniversariantes com títulos marcantes
Saudade: Há um ano morria Fantick, ex-lateral da Portuguesa e do Botafogo-PB