por Tufano Silva
Andrés Navarro Sanchez, importante empresário brasileiro do ramo da indústria plástica, assumiu a presidência do Sport Club Corinthians Paulista em 2007, após 14 anos da "Era Dualib" no Alvinegro do Parque São Jorge. E após seis anos, no dia 3 de fevereiro de 2018, ele venceu a eleição e voltou ao comando do clube.
Em 25 de maio de 2026, Andrés foi expulso do quadro de sócios do clube paulista. O ex-presidente foi punido pelo Conselho Deliberativo por conta do uso indevido do cartão corporativo para despesas pessoais.
Nascido em Limeira, interior do estado de São Paulo, no dia 24 de dezembro de 1963, Andrés começou a trabalhar com apenas 12 anos de idade, na feira livre. Em 1982, sua família entrou no ramo da insústria plástica, e, atualmente, o negócio conta com mais de 40 distribuidores espalhados pelo país.
Sanchez chegou a ser vice-presidente da gestão de Alberto Dualib no Corinthians, no entanto, ao discordar de alguns atos do ex-mandatário, liderou a oposição no Parque São Jorge. Foi eleito presidente do clube em outubro de 2007, em um "mandato-tampão" de 16 meses, após a renuncia de Dualib, o qual foi renovado por mais dois anos em nova eleição.
Dois meses após assumir a presidência, o Timão passou pelo pior momento de sua história: o rebaixamento para a Série-B do Campeonato Brasileiro. Andrés foi responsável pela reoorganização do clube, conseguindo explorar ao máximo a forte marca do Corinthians, com a ajuda de seu vice-presidente de marketing, Luis Paulo Rosenberg.
Entre os grandes feitos de Andrés no comando do Timão, está o acerto com Ronaldo "Fenômeno", em dezembro de 2008, que é considerada por muitos maior contratação da história do clube.
Em 25 de novembro de 2011, foi convidado pelo então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para assumir o cargo de Diretor de Seleções.
No entanto, Sanchez começou a perder força na entidade após a saída de Teixeira e a chegada de José Maria Marin, com quem não matinha bom relacionamento. Assim, decidiu pedir para ser desligado do cargo em 28 de novembro de 2012.
Em 2011, ano de seu último mandato, viu a equipe que montou ao longo do ano conquistar o Campeonato Brasileiro e na temporada seguinte, alcançar o tão sonhado título da Copa Libertadores, de maneira invicta.
Andrés foi um dos grandes responsáveis pela construção da Arena Corinthians, em Itaquera. O ex-presidente administrou o estádio até agosto de 2014.
No entanto, o mandatário também ganhou muito destaque na mídia por se envolver em diversas polêmicas. As mais famosas sempre foram as brigas com Juvenal Juvencio, presidente do São Paulo.
Em outubro de 2014, com 169.834 votos, Andrés foi eleito deputado federal pelo Estado de São Paulo.
No dia 17 de dezembro de 2017, Andrés Sanchez foi o entrevistado de Milton Neves no Domingo Esportivo, da Rádio Bandeirantes. Confira abaixo:
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Carille quer reflexo de desempenho nos resultados. Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. CorinthiansSaudade: Há três anos morria Marinho Peres, ex-zagueiro do Inter, Santos e Barcelona, titular do Brasil na Copa de 74
Achados & Perdidos: Nos 122 anos do América, veja como foi sua última conquista no Campeonato Carioca
Saudade: Há dois anos morria Totò Schillaci, artilheiro da Copa do Mundo de 1990
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Pindamonhangaba
Parabéns, Mozer! Um dos melhores da zaga rubro-negra, completa 66 anos
Saudade: Há cinco anos morria Roberto Petri, marcante nome da crônica esportiva brasileira
Parabéns, Fenômeno, 50 anos! Diversos encontros do aniversariante com Milton Neves
Achados & Perdidos: Há quatro anos o Cruzeiro garantia seu retorno à Série A do Brasileiro
Juntando os cacos após eliminação na Sul-Americana, São Paulo encara o Inter pelo Brasileiro
Saudade: Orlando Peçanha, ídolo do Vasco, Santos e Boca, completaria 91 anos