por Tufano Silva
Andrés Navarro Sanchez, importante empresário brasileiro do ramo da indústria plástica, assumiu a presidência do Sport Club Corinthians Paulista em 2007, após 14 anos da "Era Dualib" no Alvinegro do Parque São Jorge. E após seis anos, no dia 3 de fevereiro de 2018, ele venceu a eleição e voltou ao comando do clube.
Em 25 de maio de 2026, Andrés foi expulso do quadro de sócios do clube paulista. O ex-presidente foi punido pelo Conselho Deliberativo por conta do uso indevido do cartão corporativo para despesas pessoais.
Nascido em Limeira, interior do estado de São Paulo, no dia 24 de dezembro de 1963, Andrés começou a trabalhar com apenas 12 anos de idade, na feira livre. Em 1982, sua família entrou no ramo da insústria plástica, e, atualmente, o negócio conta com mais de 40 distribuidores espalhados pelo país.
Sanchez chegou a ser vice-presidente da gestão de Alberto Dualib no Corinthians, no entanto, ao discordar de alguns atos do ex-mandatário, liderou a oposição no Parque São Jorge. Foi eleito presidente do clube em outubro de 2007, em um "mandato-tampão" de 16 meses, após a renuncia de Dualib, o qual foi renovado por mais dois anos em nova eleição.
Dois meses após assumir a presidência, o Timão passou pelo pior momento de sua história: o rebaixamento para a Série-B do Campeonato Brasileiro. Andrés foi responsável pela reoorganização do clube, conseguindo explorar ao máximo a forte marca do Corinthians, com a ajuda de seu vice-presidente de marketing, Luis Paulo Rosenberg.
Entre os grandes feitos de Andrés no comando do Timão, está o acerto com Ronaldo "Fenômeno", em dezembro de 2008, que é considerada por muitos maior contratação da história do clube.
Em 25 de novembro de 2011, foi convidado pelo então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para assumir o cargo de Diretor de Seleções.
No entanto, Sanchez começou a perder força na entidade após a saída de Teixeira e a chegada de José Maria Marin, com quem não matinha bom relacionamento. Assim, decidiu pedir para ser desligado do cargo em 28 de novembro de 2012.
Em 2011, ano de seu último mandato, viu a equipe que montou ao longo do ano conquistar o Campeonato Brasileiro e na temporada seguinte, alcançar o tão sonhado título da Copa Libertadores, de maneira invicta.
Andrés foi um dos grandes responsáveis pela construção da Arena Corinthians, em Itaquera. O ex-presidente administrou o estádio até agosto de 2014.
No entanto, o mandatário também ganhou muito destaque na mídia por se envolver em diversas polêmicas. As mais famosas sempre foram as brigas com Juvenal Juvencio, presidente do São Paulo.
Em outubro de 2014, com 169.834 votos, Andrés foi eleito deputado federal pelo Estado de São Paulo.
No dia 17 de dezembro de 2017, Andrés Sanchez foi o entrevistado de Milton Neves no Domingo Esportivo, da Rádio Bandeirantes. Confira abaixo:
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Carille quer reflexo de desempenho nos resultados. Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. CorinthiansSaudade: Há dez anos morria Carlos Alberto Torres, o capitão da seleção na conquista do Tri
Achados & Perdidos: O hilário dia em que o Dr. Osmar de Oliveira chamou Milton Neves de louco
Achados & Perdidos: Em Nova York, Milton Neves e familiares no The Metropolitan assistindo a Ópera Nabucco
F1: Antonelli vence GP dos Estados Unidos e fica muito próximo do título
Achados & Perdidos: O empate heroico do Corinthians com o Santos de Pelé no Paulistão de 71
Uma foto, uma história! Defensores desesperados no dia em que Pelé desmaiou em campo
Parabéns! Ídolo do Inter, autor do 'Gol Iluminado', Figueroa completa 80 anos!
Saudade: Há 52 anos morria Everaldo, lateral do Grêmio e titular do Brasil na Copa de 70
Saudade: Há dois anos morria Prisco Palumbo, marcante nome do Futsal e treinador de futebol feminino
Achados & Perdidos: Milton Neves com o Divino Ademir da Guia em evento da APAS de 2015