por Túlio Nassif
Josimar Rosado da Silva Tavares, o popular Josimar, foi um volante. Ele nasceu no dia 18 de agosto de 1986, em Pelotas, Rio Grande do Sul e morreu aos 30 anos, no dia 29 de novembro de 2016, no maior acidente aéreo envolvendo uma delegação esportiva, quando o avião da Chapecoense caiu na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. Ele deixou a esposa e dois filhos.
Iniciou sua carreira no Interacional B, na qual jogou de 2003 a 2007. Sua primeira oportunidade no Internacional foi em 2007, aos 20 anos, jogando pelo time B que representou o clube nas primeiras rodadas do Gauchão. Depois disso, teve passagens de empréstimo por Brasil de Pelotas, Fortaleza e Al-Watani, da Arábia Saudita.
De volta em 2009 ao time B do Inter, foi campeão da Copa Arthur Dallegrave e outra vez, em 2010, representou o Internacional no estadual. O ótimo resultado agradou os dirigentes colorados, que trataram de incorporá-lo ao time principal. Sagrou-se campeão da Taça Farroupilha em 2012 e 2013, do Campeonato Gaúcho de 2012 e 2013 e da Taça Piratini de 2013.
Acabou não permanecendo no clube e fora emprestado para a Ponte Preta em duas ocasiões, de 2010 a 2011 e 2014 a 2015, e para o Palmeiras em 2014. E no dia 16 de dezembro de 2015, foi anunciado pela Chapecoense como seu mais novo reforço.
Pela Chape, conquistou o Campeonato Catarinense em campo e a Copa Sul-Americana post-mortem, ambos em 2016. Realizou 50 partidas e marcou um gol. Números que foram interrompidos quando ele foi declarado como uma das 71 vítimas fatais no acidente do avião que transportava o time catarinense para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana.
Inter domina, supera Palmeiras nos pênaltis e vai à semi da Copa do Brasil
O jogo teve polêmicas com o VAR no tempo normalO treinador Sérgio Soares é o convidado da live de Marcos Falopa nesta terça-feira
Saudade: Há nove anos morria Muhammad Ali, o maior pugilista de todos os tempos
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves foi recebido com enorme festa pela torcida do Santa Cruz
Parabéns, Chicão! Campeão mundial pelo Corinthians, ex-zagueiro faz aniversário hoje!
Em vídeo, 'Antes & Depois' de centroavantes que marcaram muitos gols pelo Internacional
Achados & Perdidos: A inauguração do Mundão do Arruda, casa do Santa Cruz, há 53 anos
Olhos no retrovisor: Juan Manuel Fangio, saudoso pentacampeão da F1, homenageado pela petrolífera argentina
Parabéns, Godoi! Ex-árbitro, hoje comentarista, completa 70 anos!
Saudade: Orlando Fantoni, treinador que brilhou no Vasco, nos deixava há 23 anos
Ancelotti estreia pela Seleção nesta noite contra o Equador pelas Eliminatórias; os times