José de Assis Aragão

Ex-árbitro de futebol e "artilheiro?
por Túlio Nassif

José de Assis Aragão foi um famoso e respeitado ex-árbitro de futebol, é conhecido como juiz-artilheiro. Nasceu no dia 5 de outubro de 1939.
Aragão ganhou destaque ao marcar um gol, o de empate do Palmeiras em uma partida contra o Santos, no dia 9 de outubro de 1983. Tento que entrou para história do Campeonato Paulista. Ele desviou involuntariamente um chute do jogador Jorginho, que ia para fora.
Outro acontecimento que marcou a carreira de Aragão, foi a sua arbitragem no jogo onde o Flamengo sagrou-se campeão brasileiro pela primeira vez, em 1980. Ele expulsou três jogadores do Atlético-MG, e posteriormente recebeu o apelido dos atleticanos de José de Assis "Aramengão?.
Já no Campeão Brasileiro de 1986, entre São Paulo e Guarani, Aragão não marcou um pênalti claro em cima de João Paulo, atacante do Bugre, favorecendo o Tricolor Paulista na conquista do título.
Fora os erros marcantes em sua carreira, Aragão foi um árbitro polêmico. Com arbitragens repletas de confusões, era acusado de ofender e perseguir jogadores, além de brigas com a imprensa.
Foi funcionário da Prefeitura Municipal de São Paulo, administrou o estádio do Pacaembu, exerceu a presidência do Sindicato dos Árbitros do Estado de São Paulo e tentou, após pendurar o apito, ser treinador de futebol, mas o seu sonho morreu na praia após fracassar no comando do Serra Negra, Nacional e São José, também foi auxiliar-técnico na Portuguesa.
Exerceu dois mandatos como integrante do CNE (Conselho Nacional do Esporte).
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES