Jair Ventura

Ex-atacante, hoje treinador

por Kelly Bruna Ferreira

Jair Zaksauskas Ribeiro Ventura, o Jair Ventura, atuou como atacante e foi treinador do Botafogo-RJ, Santos, Corinthians e Sport. Nascido em  19 de março de 1979, no Rio de Janeiro, é filho do Jairzinho, Furacão da Copa de 70. 

Em 19 de outubro de 2021, Jair Ventura foi anunciado como novo treinador do Juventude, assumindo o lugar do demitido Marquinhos Santos, na reta final do Brasileirão. A passagem do treinador pelo time de Caxias do Sul, porém, não foi longa e em 11 de fevereiro de 2022, Jair acabou demitido do Juventude.

Em 14 de abril de 2022 foi anunciado como novo treinador do Goiás, para a Série A do Campeonato Brasileiro. 

Chegou a pensar em uma carreira distante dos gramados e foi aprovado no vestibular para cursar direito. Mas, optou por seguir o mesmo caminho do pai e se tornou jogador de futebol.  Formado na base do São Cristóvão, também defendeu o Bonsucesso, Bangu, Mesquita, América e Madureira. No exterior teve passagens pelo futebol francês, grego e até gabonês. A trajetória profissional na África se deu por acaso, quando foi visitar o pai, Jairzinho, que então treinava a seleção local e recebeu um convite para jogar no TP Akwenb. Tentou se naturalizar para defender o Gabão na Copa do Mundo de 2006, mas o país não conseguiu se classificar para o Mundial, durante a Eliminatória Africana.

Encerrou a carreira como atleta em 2006, devido a problemas nos joelhos, mas nunca se afastou do esporte. Fez um curso de treinador e depois se formou em Educação Física.

Chegou no Botafogo em 2008 como  o quarto auxiliar de preparação física, na época em que o clube era dirigido pelo técnico Cuca.  Apesar da função, Jair sempre se interessou pela parte tática do futebol e passou a fazer os scouts dos jogos. No ano seguinte, foi promovido, por Ney  Franco, a auxiliar técnico permanente do clube.

Estreou oficialmente no comando do Glorioso como treinador interino, em janeiro de 2010, quando venceu o Tigres do Brasil, por 2 a 1, em São Januário, pelo Campeonato Carioca. Na época, substituiu Estevam Soares e teve apenas três dias para trabalhar com a equipe antes do confronto. Com a chegada do Joel Santana, voltou ao posto de assistente técnico e com o tempo assumiu o Sub-20, com o qual se tornou campeão invicto da Spax Cup, disputada na Alemanha. Com a equipe principal fez parte do elenco que conquistou os Estaduais de 2010 e  2013.

Foi demitido em 2013, pelo ex-presidente Mauricio Assumpção, e teve uma curta passagem pelo CSA. Desembarcou novamente no Botafogo, em 2015, em meio a disputa da Série-B.  Em agosto do ano seguinte, foi efetivado como treinador do Botafogo, substituindo Ricardo Gomes, que havia acertado com o São Paulo Futebol Clube.  No mesmo ano, foi responsável por uma grande arrancada do time - levou o Botafogo da zona de rebaixamento à classificação na Libertadores da América. Como reconhecimento do trabalho foi eleito o "técnico revelação" do Brasileirão de 2016 e, ao fim da temporada, renovou o vínculo com o clube por mais dois anos - até 2018.

Em 22 de dezembro de 2017 anunciou sua saída do Botafogo para dirigir o Santos Futebol Clube. Porém, o anúncio oficial por parte da diretoria santista só aconteceu em 3 de janeiro de 2018. A passagem pelo time da Vila durou até o dia 23 de julho daquele ano, quando foi demitido. 

Em 6 de setembro de 2018, após a passagem frustrada pelo Santos, o técnico foi anunciado como novo comandante do Corinthians, permanecendo no clube até o dia 3 de dezembro do mesmo ano, quando a diretoria anunciou sua demissão. O Corinthians terminou o Campeonato Brasileiro na 13ª posição, a dois pontos da zona do rebaixamento.

Foi anunciado como treinador do Sport Club do Recife em 25 de agosto de 2020, para o lugar do demitido Daniel Paulista. Depois de livrar o Leão do rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2020, Jair foi demitido pela equipe do Recife em 5 de abril de 2021, após um início de temporada ruim por parte do time da Ilha do Retiro.

No dia 03 de junho de 2021 foi anunciado como novo treinador da Chapecoense, assumindo a equipe em seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Após 14 jogos e nenhuma vitória conquistada, o treinador acabou demitido em 02 de agosto de 2021, deixando a equipe catarinense na lanterna do Brasileirão. 

Abaixo, confira as participações de Jair Ventura e de Jairzinho no “Domingo Esportivo” do dia 7 de janeiro de 2018:

 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES