Gallego, capitão do time argentino, ergue a taça em 1986. Foto: Reprodução

Gallego, capitão do time argentino, ergue a taça em 1986. Foto: Reprodução

Há exatos 39 anos o River Plate conquistava sua primeira Libertadores da América, ao vencer o América de Cali (Colômbia) por 1 a 0, jogo realizado no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. 

Depois de derrotar o time colombiano fora por 2 a 1 (gols de Alonso e Funes, com Cabañas marcando para o América), o River Plate precisava de apenas um empate em casa para garantir o triunfo inédito, mas acabou vencendo pelo placar mínimo, com Funes garantindo a vitória aos 23 minutos da etapa final.

Se demorou bastante para que o River Plate conseguisse vencer sua primeira Libertadores, depois desta o time argentino venceu outras três vezes: 1996, 2015 e 2018, e ocupa o quarto lugar no ranking do certame que é liderado pelo também argentino Independiente, com sete títulos. O Boca Juniors tem seis, o Peñarol tem cinco e, além do River Plate com quatro, o Estudiantes também ganhou a Libertadores em quatro oportunidades.

Coube ao meio-campista Gallego, capitão do River Plate, erguer a taça do título da Libertadores de 1986. Gallego também havia sido titular da Argentina na conquista desta na Copa do Mundo de 1978.

ABAIXO, O GOL DE FUNES NA DECISÃO DA LIBERTADORES DA AMÉRICA DE 1986 CONTRA O AMÉRICA DE CALI

Últimas do seu time