Fernando Sátiro foi um meia de muita qualidade, desfilou pelos gramados do Gentilândia-CE, Ceará Sporting Club, Ferroviária, XV de Piracicaba e São Paulo Futebol Clube. O cearense foi fundamental para o primeiro gol marcado no estádio do Morumbi. Sátiro morreu no dia 16 de março de 2025, aos 87 anos, em Fortaleza-CE, onde vivia.
O São Paulo venceu o Paulistão de 1958 e realizou uma excursão no nordeste. Muitos jogadores foram poupados. Em determinado amistoso contra o Ceará, o meia Fernando Sátiro fez um gol contra, ele estava emprestado ao Vozão para aquele determinado jogo, o atleta jogou bem o restante da partida, que ficou empatada em 2 a 2.
Manoel Raymundo Paes de Almeida, o responsável técnico do Tricolor, procurou o técnico do Ceará e solicitou o lateral Sátiro, o comandante do Vozão explicou que ele estava emprestado pelo Gentilândia. O São Paulo conseguiu o empréstimo do jogador e ele participou de todos os jogos do restante da excursão. Foi muito bem e voltou para São Paulo com a delegação.
Sátiro era reserva do Dino Sani, mas uma demora na renovação de contrato do volante da seleção brasileira, fez com o que Fernando jogasse a partida inaugural do estádio do Morumbi. Jogou e deu o passe para o gol do Peixinho, contra o Sporting de Portugal. O São Paulo do técnico Flávio Costa jogou com: Poy, Ademar, Gildésio e Riberto; Fernando Sátiro e Vítor; Peixinho, Jonas depois Paulo, Gino Orlando, Gonçalo depois Cláudio e Canhoteiro.
A sua última partida no tricolor aconteceu em 9 de março de 1961. Vestiu por algumas vezes a camisa da Seleção Paulista, no saudoso Campeonato Brasileiro de Seleções. Em seguida teve passagens pelo XV de Piracicaba e em 1963 Fernando integrou o elenco da Ferroviaria de Araraquara por dois anos.
Participou da comissão técnica da Ferroviária em 1970, comandou o time nas duas ultimas partidas do Paulistão no lugar de Vail Mota, contra o São Bento de Sorocaba ( 3x0 ), e o Comercial de Ribeirão Preto ( 1x2) em maio de 1970.
Aposentado do futebol, Fernando Satiro nos anos 70, foi trabalhar em Itaquera, São Paulo, no recém inaugurado Centro Esportivo e Educacional Rumi de Ranieri, localizado no Jardim Nossa Senhora do Carmo. Aposentou-se por lá e em 2014 segueia morando no centro de São Paulo e passando férias no nordeste, alguns meses do ano.
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Cuca, técnico do São Paulo, em clássico contra o Palmeiras pelo Brasileiro 2019. Foto: Marcello Zambrana/AGIF/Via UOLF1: Após sequência de GPs na Europa, Azerbaijão sedia prova que será realizada no sábado
F1: Antonelli pode chegar ao GP de São Paulo como campeão da temporada
Saudade: Herói da Itália na Copa de 1982, Paolo Rossi completaria 70 anos
Bruno Guimarães desabafa sobre pênalti perdido na Copa: 'Ainda dói muito'
Três Corações, 142 anos! Conheça a 'Casa Pelé', na cidade onde nasceu o Rei do Futebol
Saudade: Canhoteiro, o 'Garrinha da ponta-esquerda', que foi homenageado com música, nascia há 94 anos
F1: Russell domina primeiras atividades para o GP do Azerbaijão
Parabéns, Hortência! Veja o dia em que ela e Milton Neves bagunçaram a cozinha de um restaurante
Achados & Perdidos: Conheça Preguinho, que fez o primeiro gol pelo Brasil em Copas do Mundo
Em vídeo, 'Antes & Depois' de treinadores portugueses, alguns com passagem pelo futebol brasileiro