Fábio Júnior

Ex-atacante do América-MG, Cruzeiro e Palmeiras

por Marcus Vinicius Dias Magalhães

Nascido no dia 20 de novembro de 1977, no município mineiro de Manhuaçu, Fábio Júnior Pereira, conhecido apenas como Fábio Júnior, já atuou por grandes times do futebol brasileiro.

Em 2010, o atacante foi contratado pelo América-MG , clube onde está até hoje.

Em 1993, Fábio Júnior começou sua carreira no Democrata de Governador Valadares, clube que defendeu por quatro anos. Durante esse tempo, ele chegou a treinar por dois meses nas categorias de base do Corinthians, de onde foi dispensado.

Em 1997, o atacante seria contratado pelo Cruzeiro. Na primeira temporada pela Raposa, o atleta foi bi-campeão estadual e um dos principais destaques do grupo que ganhou a Libertadores daquele ano.

A artilharia da Copa Mercosul de 2008 renderia ao atacante o cobiçado prêmio Bola da Prata, da Revista Placar.

No ano seguinte, Fábio Jr foi negociado com o Roma. Pela equipe italiana, o atacante marcou apenas quatro gols, em 16 jogos.

Sem sucesso na Europa, o atleta retornaria ao Cruzeiro no ano 2000, já conquistando a Copa do Brasil daquele ano.

No ano seguinte, o Palmeiras contratou o Camisa 9 por empréstimo. Pelo Verdão, o jogador não conseguiu ter um bom desempenho, retornando ao Cruzeiro em 2002.

Sem ser aproveitado pela equipe de Minas, Fábio Júnior foi negociado com Vitória Guimarães, de Portugal, Atlético-MG, Kashima Antlers, do Japão, Bochum, da Alemanha, Hopoel Tel Aviv, da Grécia, até retornar ao futebol brasileiro, em 2008, para defender as cores do Bahia.

Sem atuar pelo Tricolor baiano, por problemas de documentação, o atacante seria negociado pelo Brasiliense. Na equipe de Brasília, o camisa nove foi campeão estadual de 2009 e ainda conquistou a artilharia da competição com dez gols.

Em 2010, ele foi contratado pelo América Mineiro, como reforço para a disputa do Campeonato Mineiro e Série B do Campeonato Brasileiro.

O jogador foi o vice-artilheiro da competição nacional com 19 gols marcados, sendo um dos principais jogadores do acesso do clube ao Campeonato Brasileiro à Série A de 2011.

Vestindo a camisa da Seleção Brasileira, Fábio Jr disputou 15 partidas, entre os anos de 1998 e 2000, marcando oito gols.

Em 15 de março de 2019 o UOL publicou uma matéria sobre Fábio Júnior, assinada pela jornalista Luiza Oliveira. Clique aqui e veja.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES