Ezequiel Simoni

Primeiro presidente do Palmeiras
por Túlio Nassif
Em 1914, o Torino e o Pro Vercelli, ambas as equipes da Itália, visitaram o Brasil para realizar alguns amistosos. Quatro imigrantes italianos que residiam no Brasil (Luigi Cervo, Ezequiel Simoni, Luigi Emanuelle Marzo e Vicenzo Ragognetti), no bairro do Brás, encantaram-se com os times e decidiram por fundar um clube para os italianos e descendentes. Então, no dia 19 de agosto de 1914, em uma reunião entre eles, estava planejado a criação do clube e, depois de ásperas e longas discussões, no dia 26 de agosto, já era uma realidade, foi fundado o Palestra Itália.
A princípio, o objetivo era criar um clube na cidade de São Paulo de Piratininga que reunisse os italianos e seus descendentes.
Ezequiel Simoni, um dos quatro idealizadores da agremiação, foi eleito o primeiro presidente do Palestra Itália.
Contudo, pressionado por não ter muito dinheiro, os outros 46 participantes e fundadores também se viam no direito de tornarem-se presidentes.
Por tal motivo, Ezequiel não aguentou a pressão exercida e ficou somente dois meses no cargo, de 26 de agosto de 1914 a 25 de outubro de1914. Então, após deixar a presidência, Ezequiel cedeu seu lugar a Augusto Vicari, que esteve à frente do clube de agosto de 1914 a 16 de junho de 1915.
Morreu aos 76 anos de idade, pobre, esquecido, e sem honrarias.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES