Erivelto

Ex-meia de Fluminense e Cruzeiro

Por João Antonio de Carvalho

Erivelto Martins nasceu em Santanésia, no Rio de Janeiro, no dia 10 de julho de 1954, e foi um meia de estilo clássico que brilhou no Fluminense e no Cruzeiro. Seu nome foi uma homenagem de sua mãe, dona Nedina, que era fã do cantor e compositor Herivelto Martins, que compôs “Ave Maria do Morro”. Atualmente reside em Belo Horizonte-MG.

Ele começou a jogar nos juvenis do Fluminense, em 1969 e ficou por lá até 1976. Foi bicampeão carioca em 1975/76 e sempre conseguia um lugar no time, mesmo com a concorrência de jogadores como Rivellino, Paulo Cezar Caju, Carlos Alberto Pintinho e Cléber.

Teve uma brilhante passagem pela seleção olímpica, ganhando o Pan da Cidade do México, em 1975 e o Pré-Olímpico em Recife, em 1976, além do 4º lugar nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976, onde jogou ao lado de Carlos, Edinho, Junior e Batista, no time dirigido por Zizinho.

Pela seleção olímpica do Brasil fez 27 jogos, com 14 vitórias, 7 empates, 6 derrotas e 16 gols marcados.

Em 1977, por indicação de Zezé Moreira, foi para o Cruzeiro, numa troca que envolveu Dirceu Lopes e em Minas se tornou titular absoluto e conquistou o título mineiro de 1977, em final contra o Atlético Mineiro em que o uruguaio Revétria foi o grande destaque.

Em 1980 se transferiu para o Vila Nova, de Goiás, onde foi campeão goiano em 1980 e 1982. Ficou lá até 1983, quando voltou a Minas, para atuar no Villa Nova. Nessa época chegou a cursar Administração de Empresas na Universidade Federal de Minas.

Teve ainda uma passagem pelo Democrata, de Governador Valadares, em 1986, onde trabalhou com Vanderlei Luxemburgo, antes de abandonar o futebol, em 1987, novamente no Villa Nova, onde já iniciou seu trabalho como treinador.

Como técnico teve passagens por Atlético Mineiro, América, Cruzeiro, Ipatinga,Valério e Funorte, e embora tenha dirigido equipes principais, seus melhores trabalhos foram em categorias de base, onde revelou vários jogadores.

Erivelto tem duas filhas, Aline e Ariane, e reside em Belo Horizonte, onde segue aguardando convite para um novo trabalho como treinador.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    58
  • 2 Pal
    50
  • 3 San
    48
  • 4 Cor
    43
  • 5 São
    43
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES