Eraldo Cabeção

Ex-zagueiro do Guarani, que "parou Pelé"
Eraldo, o Eraldo Cabeção, foi um correto e raçudo quarto-zagueiro do Guarani, nos meados dos anos 60. Morava em Campinas e era grande amigo do jornalista Oliveira Andrade. Faleceu no dia 15 de setembro de 2018, aos 82 anos, e foi enterrado no Cemitério da Conceição, nos Amarais.

Vindo de Taquaritinga, Eraldo marcou época no Guarani. Vestiu a camisa do clube por 7 temporadas, de 1959 1966 e foi titular absoluto da equipe bugrina.

Eraldo foi também ótimo marcador de Pelé. Tanto que, em 1964, não deixou o Rei andar no Brinco de Ouro da Princesa e o Bugre goleou o Santos por implacáveis 5 a 1. Aliás, um resultado inesquecível e que merece comemoração eterna por parte da torcida do Guarani. Tendo Eraldo como o melhor homem do jogo, mesmo sem balançar as redes.

Também passou pelo CSA e pelo América-SP. Ao se aposentar, radicou-se de vez em Campinas e era visto com frequência no centro da cidade e em meio aos torcedores bugrinos. Nos últimos anos, sofreu de epilepsia, em um quadro grave.

O Guarani divulgou uma nota de pesar sobre o falecimento. Confira:

"Com profundo pesar, o Guarani Futebol Clube informa e lamenta o falecimento do ex-zagueiro Eraldo Cabeção. Eraldo faleceu na madrugada deste sábado, em Campinas. Eraldo sofria de epilepsia e um quadro clínico bastante agravado. O ex-zagueiro defendeu as cores do alviverde campineiro em 1962 e 1967.

Eraldo esteve presente, entre muitas partidas, na histórica goleada do Bugre sobre o Santos de Pelé, no dia 18 de novembro de 1964. Na ocasião o grande destaque da partida foi sua atuação que o rendeu o apelido de “Zagueiro que parou Pelé”.

O Guarani por meio de seu Conselho de Administração externa os sentimentos à família e aos amigos. O futebol está de luto. Descanse em paz, Eraldo."
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES