Emerson Rodrigues

Narrador e apresentador esportivo
por Túlio Nassif
Emerson Antônio Rodrigues, ou simplesmente Emerson, nasceu no dia 25 de outubro de 1974, em Belo Horizonte, Minas Gerais. É narrador e apresentador esportivo da Rádio Inconfidência.
A paixão pelo futebol veio desde pequeno, quando ainda na infância, nas famosas "peladas?, praticava o esporte nos campinhos de terra do bairro Goiânia, região nordeste de Belo Horizonte. Quando aguardava a vez para entrar nas partidas, do lado de fora, brincava de narrar os jogos e, quando estava atuando, também narrava algumas jogadas que ele mesmo fazia.
Foi a partir daí que Emerson descobriu sua verdadeira vocação.
A influencia do pai Joaquim, atleticano "roxo?, também foi predominante para que corresse atrás de seu sonho. Ainda na juventude, quando não estava estudando, certamente estava ouvindo programas esportivos das rádios, principalmente, as transmissões dos jogos.
Mas até que, no dia 18 de agosto de 1985, quando ouvia uma das transmissões do radialista Jonas Conti, pela Rádio Inconfidência, tomou uma decisão em sua vida, a escolha de sua profissão, já que brincava de narrador desde jogos de botão, até os grandes clássicos entre Atlético-MG e Cruzeiro.
Foi contratado pela Rádio Inconfidência no dia 1 de dezembro de 1997, como auxiliar administrativo do Departamento de Contabilidade. Depois, teve uma rápida passagem pelo Departamento de Recursos Humanos.
Ao mesmo tempo em que acompanhava as transmissões radiofônicas, era assíduo espectador das programações esportiva na TV, principalmente, dos jogos ao vivo. E segundo Emerson: "Cheguei à conclusão que a imagem por mais clara, não tem o mesmo impacto sem a narração vibrante do locutor esportivo, é um complemento indispensável e, assim, assistindo a todos os canais, foi possível também discernir que, também na ?telinha? existiam locutores e locutores, jeitos diferentes de se contar o mesmo fato?.
Contudo, em outubro de 2002, ingressou no departamento de esporte e, pouco tempo depois, em fevereiro de 2003, passou a ser narrador da rádio.
Tudo isso graças a Jairo Anatólio Lima, que abriu as portas para Emerson e confiou a responsabilidade de transmitir a partida entre Atlético-MG 4 a 0 CRB, no Mineirão, dia 19 de fevereiro de 2003. Data jamais esquecida. Mas antes, no mesmo ano, fez sua primeira transmissão ao vivo, no dia 25 de janeiro, trabalhando como repórter no jogo América-MG 2 a 1 Guarani de Divinópolis, no estádio Independência.
Muito esforçado, nunca deixou passar ótimos cursos pela sua vida. Fez o curso da Beth Seixas Escola para Locutores, onde construiu grandes amizades, uma vez que, carrega o carisma como marca registrada.
No dia 16 de junho de 2012, Emerson fez sua transmissão de número 500, soltando a voz com o grito de "gol? por 1442 vezes. Das 500 transmissões, participou de 23 clássicos entre Atlético-MG e Cruzeiro, a final da Copa Libertadores da América de 2009 e seis finais de Campeonatos Mineiros. Além disso, ancorou a transmissão do jogo entre Brasil e Argentina, no Mineirão, em 2004, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Alemanha e narrou o Brasil e Argentina de 2008, que foi também disputado em Belo Horizonte, pelas Eliminatórias para o Mundial da África do Sul.
Emerson feliz afirma: "Quando estou no estádio, transmitindo uma partida de futebol, sinto-me profissionalmente realizado, no lugar que eu sempre quis?.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES