por Rogério Micheletti
Eliel Henrique dos Santos, o Eliel, casado, pai de duas filhas, mora em São Paulo (SP), centroavante revelado pelo São Paulo nos anos 80 e 90, pendurou as chuteiras. Ele completou 35 anos em 2006. Em 2003, o atacante chegou a atuar pelo CSA (AL) e também recebeu sondagens do futebol da Arábia.
"Cansei de tomar calotes no Brasil. O Sport Recife e o Botafogo de Ribeirão ainda estão me devendo até hoje", reclamou, em 2005, o atacante, que costuma frequentar as festas para ex-jogadores do São Paulo Futebol Clube.
Revelado nas categorias de base do Tricolor no final da década de 80, Eliel chegou a fazer boas partidas pela equipe são-paulina. Bom nas finalizações com a perna esquerda e também no cabeceio, Eliel chegou a ser apontado como uma grande promessa, mas acabou não se firmando na equipe titular do Morumbi.
Ele fez parte da equipe são-paulina que foi vice-campeã brasileira em 90 (perdeu o título para o Corinthians). Na época, Eliel formava o ataque tricolor com Mário Tilico e Elivélton. O time já era comandado por Telê.
Depois do São Paulo (equipe pela qual atuou 23 vezes/11 vitórias, 6 empates e 6 derrotas/ e marcou 7 gols, números que constam no Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa), o alto centroavante, nascido em São Paulo (SP) no dia 6 de janeiro de 1969, teve passagens pelo Criciúma, Botafogo (RJ), Sport Recife, Portuguesa Santista, Botafogo de Ribeirão e foi jogar no futebol do exterior.
Números pelo São Paulo
Com a camisa do São Paulo, segundo informações do "Almanaque do São Paulo", de Celso Unzelte, Eliel disputou 23 partidas pelo time tricolor. Foram 11 vitórias, seis empates, seis derrotas e marcou sete gols.
Achados e Perdidos: O incrível gol anulado de Kevin Keegan, que hoje completa 75 anos
Achados & Perdidos: Há 20 anos, a memorável entrevista de Maradona a Milton Neves no Carnaval do Rio de Janeiro
De olho na liderança na primeira fase do Paulista, Palmeiras enfrenta o Guarani; os times
Saudade: Mazurkiewicz, que levou o drible mágico de Pelé, completaria 81 anos
Olhos no retrovisor: Graham Hill, bicampeão mundial de F1, nascia há 97 anos
Olhos no retrovisor: Entrevista exclusiva com Emerson Fittipaldi sobre Ronnie Peterson, que faria 82 anos
Uma foto, uma história! Rubens Minelli chegando no Paraguai para jogos do Inter pela Libertadores de 76
Saudade: Há cinco anos morria Luque, centroavante da Argentina na Copa de 78
Parabéns, Bebeto! Veja golaços do ex-atacante que completa 62 anos!
No Dia do Repórter, relembre como foi Roberto Cabrini, então na Globo, noticiando a morte de Ayrton Senna