por Rogério Micheletti
Eliel Henrique dos Santos, o Eliel, casado, pai de duas filhas, mora em São Paulo (SP), centroavante revelado pelo São Paulo nos anos 80 e 90, pendurou as chuteiras. Ele completou 35 anos em 2006. Em 2003, o atacante chegou a atuar pelo CSA (AL) e também recebeu sondagens do futebol da Arábia.
"Cansei de tomar calotes no Brasil. O Sport Recife e o Botafogo de Ribeirão ainda estão me devendo até hoje", reclamou, em 2005, o atacante, que costuma frequentar as festas para ex-jogadores do São Paulo Futebol Clube.
Revelado nas categorias de base do Tricolor no final da década de 80, Eliel chegou a fazer boas partidas pela equipe são-paulina. Bom nas finalizações com a perna esquerda e também no cabeceio, Eliel chegou a ser apontado como uma grande promessa, mas acabou não se firmando na equipe titular do Morumbi.
Ele fez parte da equipe são-paulina que foi vice-campeã brasileira em 90 (perdeu o título para o Corinthians). Na época, Eliel formava o ataque tricolor com Mário Tilico e Elivélton. O time já era comandado por Telê.
Depois do São Paulo (equipe pela qual atuou 23 vezes/11 vitórias, 6 empates e 6 derrotas/ e marcou 7 gols, números que constam no Almanaque do São Paulo, de Alexandre da Costa), o alto centroavante, nascido em São Paulo (SP) no dia 6 de janeiro de 1969, teve passagens pelo Criciúma, Botafogo (RJ), Sport Recife, Portuguesa Santista, Botafogo de Ribeirão e foi jogar no futebol do exterior.
Achados & Perdidos: Há 40 anos o River Plate conquistava sua primeira Libertadores da América
Gallego, capitão do time argentino, ergue a taça em 1986. Foto: ReproduçãoNúmeros pelo São Paulo
Com a camisa do São Paulo, segundo informações do "Almanaque do São Paulo", de Celso Unzelte, Eliel disputou 23 partidas pelo time tricolor. Foram 11 vitórias, seis empates, seis derrotas e marcou sete gols.
Achados & Perdidos: O primeiro 'encontro' de Pelé com Milton Neves e muitos outros
Achados & Perdidos: Gol de Rivellino em seu 100º jogo pela Seleção Brasileira com narração de Fiori Gigliotti
Achados & Perdidos: Pelé, que faria 86 anos hoje, foi garoto-propaganda de café, vitamina, pilhas e até videogame
El Clássico: Sem Vini, com Raphinha e Gabriel Jesus. E ingressos a 75 mil reais. Por Ricardo Setyon
Achados & Perdidos: 'Arraiá do Mirtão' marcou reencontro de amigos da Jovem Pan em 2017
Saudade: Há dois anos morria Maguila, principal peso-pesado do boxe brasileiro
Saudade: Há dois morria Tomires, ídolo do Comercial-SP que deixou Emerson Leão na reserva
F1: Leclerc dita o ritmo no primeiro treino livre para o GP dos Estados Unidos
F1: Leclerc melhora marca do TL1, e domina a sexta-feira alvissareira para a Ferrari em Austin
Com a Libertadores no 'radar', São Paulo vai a Mirassol em busca de mais três pontos