Eduardo José Farah

Ex-presidente da Federação Paulista de Futebol

por Marcelo Rozenberg

Eduardo José Farah morreu aos 80 anos, na manhã de 17 de maio de 2014 no HCOR, em São Paulo. Seu corpo foi velado e sepultado no Cemitério do Morumby.

Farah nasceu em 1º de maio de 1934, e marcou sua vida como dirigente esportivo. Homem ligado ao Guarani de Campinas, foi presidente do clube em 1967. Em 1988, assumiu a presidência da Federação Paulista de Futebol, onde permaneceu até 2003.

Entre as inovações que implantou durante sua gestão à frente da FPF, a mais famosa foi a do "spray da barreira", ideia que surgiu no programa "SuperTécnico" da Band, comandado por Milton Neves. Um telespectador mandou a sugestão, para que usassem espuma de barbear para demarcar a linha em que os jogadores deveríam se posicionar no momento das cobranças de faltas.

Ao deixar o cargo para seu então vice Marco Polo Del Nero, publicou a seguinte mensagem: "A renovação torna-se imperiosa para que novas idéias sejam implantadas e, como declarei na última Assembléia eletiva, estou encerrando no dia 02 de agosto o ciclo Farah no futebol paulista".

Farah iniciou suas atividades profissionais no ramo de tecidos. Depois, tentou a sorte nos setores imobiliário e financeiro até se tornar cartola da Federação Paulista.

Desde que saiu da cena esportiva, raramente foi visto frequentando estádios. Seguia residindo em São Paulo, onde trabalhava com negócios agropecuários.

 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES