por Marcos Júnior Micheletti
O sorocabano Djalma Fogaça, nascido em 07 de abril de 1963, atualmente compete por sua equipe própria na Copa Truck, a DF Motorsports, com um caminhão Ford utilizando o numeral 72.
Um dos principais nomes do automobilismo brasileiro, Djalma Fogaça, carinhosamente apelidado de "Caipira Voador" e "Monstro", começou sua carreira no kart (foi campeão paulista) e conquistou diversos títulos nos monopostos, como o Paulista e o Brasileiro de Fórmula Ford e o Brasileiro de Fórmula Chevrolet, além de ter disputado a F-3 Sul-Americana e a F-Opel, esta na Europa, onde conquistou uma importante vitória na preliminar do GP de San Marino de 1991, em Imola, pela equipe.
Passou a competir em carros de turismo em 1994, pela Stock Car, categoria pela qual conquistou três vitórias, todas em Interlagos, sendo uma em 1994 e duas em 1996, este o seu melhor ano na categoria, terminando o campeonato na terceira colocação, com 100 pontos. O campeão foi Ingo Hoffmann (137) e Xandy Negrão foi o vice (133).
A saída do seu principal patrocinador na época, a Gessy Lever (hoje Unilever), que estampava em seu carro a marca de desodorante Axe, foi decisiva para que Fogaça se mudasse para a Fórmula Truck.
Na verdade, a ligação de Djalma Fogaça com o mundo dos caminhões datava de sua infância, pois seu pai, Wladimir Fogaça, falecido em 2002, foi caminhoneiro e dono de uma transportadora. Djalma, aliás, começou a trabalhar com o pai, dirigindo os caminhões levando-os para oficinas, aos 15 anos de idade.
Djalma Fogaça é pai do também piloto Fábio Fogaça, que compete na mesma equipe de seu pai, a DF Motorsports na Copa Truck. Antes, Fabinho foi piloto de kart, Stock Jr., Copa Chevrolet Montana, Copa Petrobras de Marcas e Stock Car, esta entre 2012 e 2015. Fabinho também competiu no automobilismo argentino em 2010.
Parabéns, Emerson Sheik! Veja a noite impecável do aniversariante na conquista corintiana da Libertadores
Achados & Perdidos: Leônidas da Silva, o inventor da bicicleta no futebol, nascia há 112 anos
F1: Verstappen faz volta mágica e conquista a pole para o GP da Itália; Bortoleto garante 7º lugar no grid
F1: Verstappen pulveriza a favorita McLaren e vence GP da Itália; Bortoleto é 8º
Olhos no retrovisor: Há 50 anos, em Monza, Niki Lauda conquistava seu primeiro título na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Veja gols e lindas jogadas de Mário Sérgio, que hoje completaria 75 anos
Achados & Perdidos: Há 60 anos o Palmeiras representou a Seleção Brasileira e goleou grande rival sul-americano
Saudade: Há oito anos morria Odair Cologna, ex-meia do Palmeiras e Velo Clube Rioclarense
Uma foto, uma história! Ademir da Guia se deliciando com uma pasta na festa de veteranos do Palmeiras de 2018
Brasil busca vitória na altitude para evitar marca negativa nas Eliminatórias