Dirceu Da Ros

Ex-goleiro do Botafogo de Ribeirão e do América-RJ
por Milton Neves e Rogério Micheletti
 
Dirceu, o Dirceu Hugo Da Ros, goleiro do Botafogo de Ribeirão de Preto de 67 a 70 é casado e mora hoje em Gramado-RS, onde nasceu. Tem quatro filhos (Daniela, Marcelo, Emanuel e Camila) e seis netos: Pietra, Giovanna, Hugo, Otto, Davi e Gabriel.

Ele ficou famoso por ter sofrido um gol de Toninho Guerreiro, depois de jogada antológica e histórica do ponta-direita Kaneco, que chapelou Carlucci, na famosa jogada carretilha, naquele Santos 5 x 4 Botafogo (SP), na Vila Belmiro, em jogo válido pelo Campeonato Paulista de 1967.
 
"Aquele gol foi fantástico. É considerado o segundo mais bonito da história do futebol brasileiro. O Rodrigo Mendes, do Grêmio, depois de uma linda jogada do Fábio Baiano, a la Kaneco, fez um parecido contra o Oriente Petrolero, em 2002", diz o ex-goleiro.

Dirceu hoje é advogado e na foto acima você mata saudades do ex-arqueiro, vê sua foto atual e revive também a fisionomia daqueles jogadores que marcaram época defendendo a camisa do Botafogo de Ribeirão Preto. O ano é 1969 e em pé estão perfilados: Dirceu, Eurico (imediatamente iria para o Palmeiras), Zé Carlos, Carlucci, Júlio Amaral e Veríssimo. Agachados: Jairzinho, Mosquito, Quarentinha, Márcio e Dirceu (ex-América de Rio Preto e Palmeiras).

Dirceu, que nasceu no dia 7 de setembro de 1942, natural de Gramado. Começou na Gramadense, em 1958, defendeu o Novo Hamburgo (à época, chamado de Floriano), de 60 a 63, transferindo-se posteriormente para o Cruzeiro de Porto Alegre, em 1964. Naquele ano, ele foi considerado o melhor atleta em atividade no Rio Grande do Sul.

Em seguida, o goleiro foi para o América do Rio, onde conheceu seu grande amigo Paulo Leão, seu companheiro também no Botafogo de Ribeirão de Preto. Em 1966, o arqueiro retornou ao Novo Hamburgo (RS). Em 1967, ele foi goleiro do Caxias. Seu último clube foi o Botafogo de Ribeirão Preto. Pelo Pantera, ele jogou de 1967 a 1970, quando encerrou a sua carreira de jogador e abraçou a advocacia. 
 
No dia 18 de junho de 2019, Da Ros publicou uma homenagem à Gramadense, pelos 60 anos de conquista do vice-campeonato amador da região. Clique aqui e confira.
 
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 San
    32
  • 2 Fla
    30
  • 3 Pal
    30
  • 4 Atl
    27
  • 5 São
    27
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES