por Roberto Gozzi/colaborou Joel Mancinelli
Waldemar da Graça, mais conhecido como Dema, é um ex-jogador de futebol e empresário. O ex-atleta morreu no dia 4 de dezembro de 2008 em Bragança Paulista-SP e deixou três filhos, Ana Lucia da Graça, Waldemar da Graça Junior e Silvia Maria da Graça, além da esposa Dalva Carmignoto da Graça.
Dema nasceu no bairro do Pinheiros em São Paulo em 1929. O ex-meia começou a jogar futebol cedo na várzea e com o talento que tinha logo foi contratado para atuar na base do Juventus de Pinheiros, time amador. O ex-jogador se destacou e também jogou na Portuguesa e no São Paulo de Araçatuba.
Aos 20 anos Dema foi contratado pelo Bragantino pela quantia de CR$ 30. 000,00 (trinta mil cruzeiros) montante elevado para a época. A contração do ex-Jogador foi um pedido do técnico José Andrade.
Dema chegou na temporada em que o Bragantino disputou o seu primeiro torneio profissional, juntos chegaram ao terceiro lugar da Segunda Divisão do Campeonato Paulista.
Nos anos seguintes Dema jogou no Guarani, já que o Bragantino ficou fora dos campeonatos estaduais por falta de dinheiro.
Entre idas e vindas ao Bragantino, Dema atuou pelo A.A.São Bento de São Caetano do Sul (ex-Comercial de São Paulo). Nesta época se destacou e chamou a atenção de clubes grandes da capital.
Dema chamou a atenção principalmente do Santos, o presidente do Peixe ofereceu quatro jogadores ao São Bento em troca do meia, os atletas foram: Barbosinha, Ivan, Helio Piteira e Vasconcelos. A troca não foi aceita pelo comandante do São Bento.
Dema jogou no Bragantino até 1964, no ano seguinte atuou no futebol amador do clube e conquistou campeonatos regionais.
Dema jogou no futebol amador até meados de 1985, quando encerrou a carreira no Legionários Futebol Clube.
Quando se aposentou, Dema adquiriu um posto de gasolina e trabalhou como empresário na cidade de Bragança Paulista. Em 2008 o ex-jogador morreu, aos 79 anos.
Santos x Corinthians na Vila mostra força de Sampaoli perante diretoria
Técnico do Santos em treino no CT Rei Pelé. Foto: Ivan Storti/Santos FC/Via UOLAchados & Perdidos: Há 49 anos, o primeiro título do Inter no Brasileirão, com o 'Gol Iluminado'
Saudade: Há quatro anos morria o treinador Marcelo Veiga
Olhos no retrovisor: 'VAR da F1' definiu o GP do Canadá de 2019 e enfureceu Sebastian Vettel
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Botelhos-MG
Achados & Perdidos: Corinthians conquistava o bicampeonato paulista há 41 anos
Saudade: Há quatro anos morria o jornalista Orlando Duarte
Achados & Perdidos: Há 12 anos o Corinthians conquistava seu segundo Mundial de Clubes
Achados & Perdidos: Há 35 anos, com gol de Sorato, o Vasco derrotava o São Paulo e faturava o Brasileiro
Achados & Perdidos: Frustração da Lusa e comemoração gremista na decisão do Brasileiro de 1996
Olhos no retrovisor: O GP que fez a italiana Lella Lombardi entrar para a história da Fórmula 1