por Roberto Gozzi/colaborou Joel Mancinelli
Waldemar da Graça, mais conhecido como Dema, é um ex-jogador de futebol e empresário. O ex-atleta morreu no dia 4 de dezembro de 2008 em Bragança Paulista-SP e deixou três filhos, Ana Lucia da Graça, Waldemar da Graça Junior e Silvia Maria da Graça, além da esposa Dalva Carmignoto da Graça.
Dema nasceu no bairro do Pinheiros em São Paulo em 1929. O ex-meia começou a jogar futebol cedo na várzea e com o talento que tinha logo foi contratado para atuar na base do Juventus de Pinheiros, time amador. O ex-jogador se destacou e também jogou na Portuguesa e no São Paulo de Araçatuba.
Aos 20 anos Dema foi contratado pelo Bragantino pela quantia de CR$ 30. 000,00 (trinta mil cruzeiros) montante elevado para a época. A contração do ex-Jogador foi um pedido do técnico José Andrade.
Dema chegou na temporada em que o Bragantino disputou o seu primeiro torneio profissional, juntos chegaram ao terceiro lugar da Segunda Divisão do Campeonato Paulista.
Nos anos seguintes Dema jogou no Guarani, já que o Bragantino ficou fora dos campeonatos estaduais por falta de dinheiro.
Entre idas e vindas ao Bragantino, Dema atuou pelo A.A.São Bento de São Caetano do Sul (ex-Comercial de São Paulo). Nesta época se destacou e chamou a atenção de clubes grandes da capital.
Dema chamou a atenção principalmente do Santos, o presidente do Peixe ofereceu quatro jogadores ao São Bento em troca do meia, os atletas foram: Barbosinha, Ivan, Helio Piteira e Vasconcelos. A troca não foi aceita pelo comandante do São Bento.
Dema jogou no Bragantino até 1964, no ano seguinte atuou no futebol amador do clube e conquistou campeonatos regionais.
Dema jogou no futebol amador até meados de 1985, quando encerrou a carreira no Legionários Futebol Clube.
Quando se aposentou, Dema adquiriu um posto de gasolina e trabalhou como empresário na cidade de Bragança Paulista. Em 2008 o ex-jogador morreu, aos 79 anos.
Santos x Corinthians na Vila mostra força de Sampaoli perante diretoria
Técnico do Santos em treino no CT Rei Pelé. Foto: Ivan Storti/Santos FC/Via UOLSaudade: Há três anos morria o ex-lateral Ladinho, que brilhou por Joinvile e Grêmio
Olhos no retrovisor: Quarto brasileiro a competir na Fórmula 1, Fritz d' Orey completaria 86 anos
Saudade: Um dos principais pugilistas da história, Eder Jofre completaria 89 anos
Pelas Eliminatórias, Brasil enfrenta a líder Argentina em Buenos Aires; as formações
Brasil volta de Buenos Aires com um humilhante 4 a 1 contra e sem ver a cor da bola
Saudade: Há seis anos morria Rafael Henzel, jornalista que sobreviveu ao acidente aéreo da Chapecoense
Saudade: Há cinco anos morria Zoca, o irmão de Pelé que também jogou no Santos
Jogando por um empate para o título do Paulista, Corinthians recebe o Palmeiras em Itaquera; as escalações
Uma foto, uma história! Garrincha na praia com Elza Soares
Saudade: Paulo Stein, brilhante narrador, nos deixava há quatro anos