Delei ou Deley

Ex-meia do Fluminense e Palmeiras
Vanderley  Alves de Oliveira, o Deley, ex-meia do Fluminense e do Palmeiras nos anos 80, foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro em 2003.

Antes, Delei, que é formado em Administração Esportiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, foi Secretário de Esporte e Lazer do Município de Volta Redonda (RJ).
 
Ele foi novamente eleito deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro em outubro de 2014, recebendo um total de 48.874 votos.

Nascido no dia 28 de agosto de 1959, em Volta Redonda (RJ), Delei começou a carreira nas categorias de base do Flumnense. Não demorou muito tempo para ser lançado no time principal, onde se sagrou campeão carioca em 1980, 1983, 1984 e 1985, campeão brasileiro de 1984, do Torneio de Seul (1984), do Torneio de Paris (1987) e da Copa Kirin (1987).

Meia habilidoso e de grande visão de jogo, Delei jogou pelo Fluminense entre 1976 e 1987. Transferiu-se para o Palmeiras, mas não teve muita sorte. Fez apenas 23 jogos com a camisa alviverde (9 vitórias, 8 empates e 6 derrotas), não marcou nenhum gol, passou por problemas pessoais, entrou em depressão e ainda teve uma lesão no olho provocada por um vírus.

Depois da curta passagem pelo Palmeiras, o meia defendeu o Botafogo, o Belenenses de Portugal e o Volta Redonda, onde encerrou a carreira de jogador e começou a de gerente de futebol em 1993. Também chegou a ser técnico do Fluminense em 1994.

por Rogério Micheletti - Colaboração do pesquisador Sérgio Trigo, especialista em Fluminense, e "Almanaque do Palmeiras", de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.

Em 18 de outubro de 2013, em matéria do jornalista Rodrigo Paradella, publicada no UOL, Deley confirmou sua candidatura à presidência do Flumiense. Abaixo, o texto na íntegra:

Ex-jogador Deley confirma candidatura à presidência do Flu

Principal nome da oposição do Fluminense, o ex-jogador Deley confirmou sua candidatura a presidência do clube nesta sexta-feira. O deputado federal pelo PSC-RJ (Partido Social Cristão) já havia deixado clara sua intenção de participar do pleito, tendo inclusive procurado o apoio de Celso Barros, presidente da Unimed Rio, parceira tricolor.

Deley é o primeiro candidato confirmado para as eleições que acontecerão no dia 23 de novembro. Ele deve ter como adversário o atual presidente, Peter Siemsen, que ainda não fala abertamente sobre o assunto, mas deve concorrer à reeleição.

Integrante da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, Deley chegou a contar com o apoio do ex-atacante Romário, que presidiu o grupo entre março e agosto deste ano. O Baixinho, no entanto, retirou seu endosso à candidatura na última quarta-feira.

Hoje com 54 anos, Deley foi jogador do Fluminense nos anos 80 e está em seu terceiro mandato como deputado federal. No futebol, ele chegou a defender a seleção brasileira na mesma época, além de ter passagens como técnico do próprio Tricolor.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES