Danrlei

Ex-goleiro do Grêmio
por Diogo Miloni
 
Danrlei de Deus Hinterholz, ou apenas Danrlei, é um ex-goleiro que fez história no Grêmio e teve passagem pela Seleção Brasileira.

Em 2010,  se candidatou ao cargo de Deputado Federal pelo PTB-RS e foi o quarto candidato mais votado no Rio Grande do Sul, com cerca de 170 mil votos, e em 1º de fevereiro de 2011, o ex-jogador assumiu a cadeira de Deputado Federal no Congresso Nacional.
 
Foi reeleito em outubro de 2014, recebendo um total de 158.973 votos.

Nascido em Crissiumal-RS, no dia 18 de abril de 1973, o arqueiro começou cedo sua carreira no futebol. Foi com a ajuda de seu tio, Roberto Gilmar Hinerholz, que fazia parte do elenco principal do time, que Danrlei conseguiu entrar nas categorias de base do clube.

Sua estréia na equipe principal e sua primeira partida como titular foram em 1993 quando ainda tinha 20 anos de idade. Não demorou muito para o goleiro se destacar pelas habilidades embaixo da trave, reflexo apurado e suas ótimas defesas.

O primeiro título do gaúcho foi a Copa do Brasil de 1994, quando assumiu o gol do Grêmio e não saiu mais. Na final, o time dos pampas enfrentou o Ceará e no primeiro confronto, fora de casa, o Tricolor segurou um empate sem gols.

No jogo de volta, dentro do estádio Olímpico, o time cearense não resistiu à pressão e a vitória por 1x0, gol do atacante Nildo, foi suficiente para os gremistas levantarem o caneco.

Com a conquista do torneio nacional, o time de Danrlei se classificou para a Taça Libertadores do ano seguinte. O técnico Luiz Felipe Scolari mostrava aos poucos sua enorme competência como comandante.

No torneio internacional o Grêmio mostrou sua fama de time copeiro e conquistou o bicampeonato da competição, título mais importante da carreira de Danrlei.

A sequência de bons jogos e as grandes feitas pelo Grêmio levaram o jovem goleiro para a Seleção Brasileira. O arqueiro foi convocado para os jogos olímpicos de 1996, em Atlanta, mas ficou no banco de reservas.

Danrlei ainda faturou com o Tricolor Gaúcho um Campeonato Brasileiro, em 1996, duas copas do Brasil, em 1997 e 2001 e cinco campeonatos estaduais, nos anos de 1993, 1995, 1996, 1999 e 2001.

O casamento acabou em 2004, e o já experiente goleiro foi para o Fluminense-RJ, onde teve pouquíssimas oportunidades, e logo se transferiu.
O gaúcho ainda vestiu as camisas do Atlético-MG, Beira-Mar-POR, São José-RS e Brasil de Pelotas-RS.

Mesmo trocando de time algumas vezes, Danrlei é um exemplo de fidelidade e dedicação a um clube. Em dezembro de 2009, o Grêmio realizou um jogo de despedida para o goleiro no estádio Olímpico, reunindo craques da conquista da Libertadores como Paulo Nunes, Jardel, Adilson Batista e Dinho.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 San
    32
  • 2 Fla
    30
  • 3 Pal
    30
  • 4 Atl
    27
  • 5 São
    27
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES