por Marcos Júnior Micheletti
O baiano Daniel Alves, ex-lateral-direito do Barcelona e da Seleção Brasileira, entre outros, esteve preso no Centro Penitenciário Brians II, em Barcelona, na Espanha.
PROBLEMA COM A JUSTIÇA
Ele foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão por ter estuprado uma mulher de 23 anos em 30 de dezembro de 2022, em um banheiro da casa noturna Sutton Club, em Barcelona. Ainda foi determinado que ele indenize a vítima em 150 mil euros.
O ex-atleta foi detido em 20 de janeiro de 2023, de forma provisória, e ficou encacerado desde então. O julgamento aconteceu no começo de fevereio de 2024, e a sentença foi proferida no dia 22 de fevereiro de 2024.
Em 20 de março de 2024 foi concedida liberdade provisória a Daniel Alves, mediante pagamento de fiança de 1 milhão de euros, além de ter que se apresentar semanalmente aos tribunais, ter seu passaporte retido, manter-se a uma distância de no mínimo 1 quilômetro da vítima (a mulher que ele estuprou) e não manter qualquer contato virtual com a mesma.
Ele deixou o Centro Penitenciário Brians II, em Barcelona, cinco dias depois de concedida a liberdade provisória, com o pagamento da finaça de 1 milhão de euros.
O pagamento da fiança aconteceu em 25 de março de 2024, dia em que foi concedida a liberdade provisória.
Em 28 de março de 2025 foi anunciada a anulação de sua sentença pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, cabendo possibilidade de recurso por parte da promotoria e da defesa.
CARREIRA
Nascido em 6 de maio de 1983, Daniel Alves da Silva começou sua carreira profissional pelo Bahia em 2001, permanecendo na capital soteropolitana até 2003, quando foi negociado com o Sevilla, da Espanha, onde atuou até 2008, para em seguida jogar por oito anos pelo Barcelona, entre 2008 e 2016.
Depois, breves passagens pelo futebol italiano, na Juventus, na França, pelo PSG, São Paulo, novamente no Barcelona e, por fim, no Tigres, do México, onde estava quando foi detido. O clube mexicano, por conta do episódio, rescindiu seu contrato.
Foi lateral da Seleção Brasileira desde o Sub-23 até o time principal, neste tendo jogado entre 2006 e 2022.
Entre os diversos títulos que conquistou, destaque para três Liga dos Campeões da UEFA, pelo Barcelona.
Olhos no retrovisor: A primeira das 11 dobradinhas brasileiras na F1, há 51 anos
Foi a única vitória de Pace na categoria, exatamente no GP do Brasil. Foto: DivulgaçãoSaudade: 43 anos sem Garrincha: Ouça a histórica entrevista dele a Milton Neves
Copa Africana de Nações será o tema central da live de Marcos Falopa com Ismael Kurtz
No Dia do Fusca no Brasil, veja alguns craques com o icônico carro que marcou gerações
Achados & Perdidos: O dia memorável em que o Palmeiras representou a Seleção Brasileira e goleou um rival
Má forma física de Gabriel preocupa o Santos. Por Wladimir Miranda
Olhos no retrovisor: Rubens Barrichello em seu primeiro contato com o carro da Stewart Grand Prix
Achados & Perdidos: Rodolfo Rodríguez, 70 anos! Relembre a sequência de defesas do ex-goleiro do Santos
Em vídeo, 'Antes e Depois' de goleiros vencedores de Copas do Mundo por suas seleções!
Achados & Perdidos: Dirceu Lopes, genial camisa 10 do Cruzeiro, em quatro entrevistas a Milton Neves
Após empate amargo no Majestoso, São Paulo recebe a Portuguesa; as formações