por Túlio Nassif
Cristiane, a Cristiane Rozeira de Souza Silva, maior artilheira do futebol olímpico entre homens e mulheres, nasceu no dia 15 de maio de 1985, em Osasco, São Paulo. Atualmente defende o Santos Futebol Clube, clube que a contratou em janeiro de 2020.
Iniciou a carreira jogando em clubes paulistas considerados pequenos, mas que foram fundamentais para a sua construção como atleta. Passou por São Bernardo-SP e Juventus-SP (de 2005 a 2006), antes de se mudar para a Alemanha, país que impulsionou a sua vida profissional dentro do futebol. Lá, defendeu o FFC Turbine Potsdam (de 2006 a 2007) e o VfL Wolfsburg (em 2007).
Concorreu ao prêmio de melhor jogadora do mundo pela FIFA em 2007 e 2008, ficando ambas em terceiro lugar, prêmio que foi vencido pela colega de seleção Marta.
Em alta, trocou a Alemanha pela Suécia em 2008, tendo acertado na oportunidade com o Linköping FC.
Não ficou muito tempo na equipe sueca e retornou ao Brasil. Teve uma rápida passagem pelo São José-SP e depois pelo Corinthians, antes de se transferir para o Chicago Red Stars, dos Estados Unidos.
Assim que a temporada 2009 da liga de futebol feminino dos Estados Unidos terminou, foi contratada pelo Santos, levando o Alvinegro Praiano a conquista da primeira e segunda Copa Libertadores da América de Futebol Feminino, em 2009 e 2010.
No dia 5 de setembro de 2011, encerrou sua segunda passagem pelo Peixe quando o Rossiyanka, um dos principais times da Rússia, a anunciou como seu grande reforço.
O frio rigoroso da Rússia, fez com que ela aceitasse no dia 31 de agosto de 2012, o convite do São José-SP para atuar até o fim do ano e ajudar o time na Libertadores e nos Jogos Abertos do Interior. Quando o ano terminou, ela fechou contrato com Centro Olímpico, tendo atuado por lá até 20 de agosto de 2015, data em que o Paris Saint-Germain divulgou ter acertado por uma temporada com a atacante. A centroavante ficou no PSG até 2017, quando se transferiu para o Changchun Dazhong Zhuoyue, da China,
Após passagem pelo futebol asiático, a artilheira brasileira voltou ao seu país de origem: em 14 de janeiro de 2019 Cristiane foi anunciada pelo São Paulo, onde ficou por uma temporada e sofreu com muitas lesão. No Tricolor, Cris marcou apenas três gols.
Despedindo-se do Morumbi, Cristiane acertou sua volta à Vila Belmiro. No dia 16 de janeiro de 2020, a centroavante foi anunciada pelo Santos. No dia 26 de abril de 2021, a jogadora se tornou mãe: fruto de seu casamento com a advogada Ana Paula Garcia, nasceu o menino Bento.
Seleção Brasileira
Construiu uma bela história com a “camisa amarelinha”. Ela defendeu a Seleção Brasileira desde os 15 anos, quando foi convocada para as categorias de base. Mais da metade de sua vida foi dedicada a representar o seu país. Neste período, conquistou, além das duas medalhas olímpicas de prata em Atenas 2004 e Pequim 2008, o ouro nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e Toronto 2015, o vice-campeonato mundial em 2007 e o campeonato Sul-Americano em 2010.
Os títulos são tão importantes quanto os números pessoais, que além de artilharias e recordes, detém a marca de ser, de forma isolada, a maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos. Números estes, quem ela conquistou em Londres 2012 e que, foram valorizados no Rio 2016, ao ampliar a contagem com gols e se tornar a maior artilheira do futebol olímpico, entre homens e mulheres.
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Carille quer reflexo de desempenho nos resultados. Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. CorinthiansO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Pedreirense
Achados & Perdidos: Vélez derrotava o São Paulo nos pênaltis e conquistava a Libertadores há 31 anos
Achados & Perdidos: Vídeo raro, em cores, dos jogadores do Brasil na véspera da conquista do tri, no México
F1: Piastri vence GP da Holanda e abre boa vantagem para Norris, que abandonou
Parabéns, Roque Júnior! Zagueiro do penta completa 49 anos
Olhos no retrovisor: Fritz d' Orey, que disputou três GPs de F1, morria há cinco anos
Uma foto, uma história! O saudoso Carlos Alberto Silva com dois craques do seu Guarani de 78
Com retrospecto favorável no Dérbi, Corinthians recebe o Palmeiras neste sábado; os times
Parabéns, craque holandês! Veja gols de Ruud Gullit, que completa 63 anos
Corinthians, 115 anos: Cinco triunfos inesquecíveis da história do Timão