Cléber Santana Loureiro, ex-volante do Santos, do Flamengo, do São Paulo, do Atlético de Madrid e de tantos outros clubes, morreu no dia 29 de novembro de 2016, no trágico acidente envolvendo o avião da Chapecoense, na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. Ele defendia a equipe catarinense desde 2015, e estava chegando a Medellín para a primeira partida da final da Copa Sul Americana, diante do Atlético Nacional.
No dia 5 de dezembro, poucos dias após sua morte e de seus companheiros, a Conmebol declarou o time de Santa Catarina como campeão da Copa Sul-Americana. O Atlético Nacional da Colômbia, o outro finalista da competição, abriu mão do título em um grande gesto de solidariedade.
Carreira
Nascido na cidade de Abreu e Lima-PE no dia 27 de junho de 1981, Cléber Santana foi revelado pelo Sport no início dos anos 2000. Em 2004, assinou com o Vitória, e no ano seguinte foi contratado pelo Kashiwa Reysol, do Japão.
Voltou ao futebol brasileiro em 2006, quando teve uma boa passagem pelo Santos. Chamou tanta atenção na equipe da Vila Belmiro que em 2007 foi contratado pelo Atlético de Madrid, assinando um contrato de três anos. Neste meio tempo, foi emprestado ao Mallorca-ESP.
Em 2010, foi contratado pelo São Paulo, e depois teve passagens pelo Atlético-PR, pelo Avaí, pelo Flamengo, pelo Criciúma, até fechar com a Chapecoense, em 2015.
Chapecoense faz jogo seguro e vence o Cruzeiro em pleno Independência
Com o resultado, a Raposa cai para a 16ª colocação do torneio nacionalEm vídeo, 'Antes e Depois' de ex-presidentes de clubes que marcaram época no futebol brasileiro
Derrotado pelo Palmeiras, Corinthians encara o embalado Fluminense; as formações
Bar Mortadela Brasil estreia no Comida di Buteco com o Petisco de Bacalhau do Leonardo
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
Parabéns, Benedito Ruy Barbosa, 94 anos! Ele foi repórter de campo, escreveu livro sobre Pelé e esteve em Muzambinho
A notória decadência do Grêmio e uma ducha fria na euforia colorada. Por Lino Tavares
F1: GP da Arábia Saudita encerra tríade de etapas seguidas com liderança de Norris ameaçada
Em duelo de invictos, Inter recebe o Palmeiras no Beira-Rio; as equipes
'Cobranças de laterais no futebol deveriam ser feitas com os pés', sugere o Professor Paulo Strecht
Banks x Leão: Qual deles fez a defesa mais difícil?