Cléber Santana Loureiro, ex-volante do Santos, do Flamengo, do São Paulo, do Atlético de Madrid e de tantos outros clubes, morreu no dia 29 de novembro de 2016, no trágico acidente envolvendo o avião da Chapecoense, na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. Ele defendia a equipe catarinense desde 2015, e estava chegando a Medellín para a primeira partida da final da Copa Sul Americana, diante do Atlético Nacional.
No dia 5 de dezembro, poucos dias após sua morte e de seus companheiros, a Conmebol declarou o time de Santa Catarina como campeão da Copa Sul-Americana. O Atlético Nacional da Colômbia, o outro finalista da competição, abriu mão do título em um grande gesto de solidariedade.
Carreira
Nascido na cidade de Abreu e Lima-PE no dia 27 de junho de 1981, Cléber Santana foi revelado pelo Sport no início dos anos 2000. Em 2004, assinou com o Vitória, e no ano seguinte foi contratado pelo Kashiwa Reysol, do Japão.
Voltou ao futebol brasileiro em 2006, quando teve uma boa passagem pelo Santos. Chamou tanta atenção na equipe da Vila Belmiro que em 2007 foi contratado pelo Atlético de Madrid, assinando um contrato de três anos. Neste meio tempo, foi emprestado ao Mallorca-ESP.
Em 2010, foi contratado pelo São Paulo, e depois teve passagens pelo Atlético-PR, pelo Avaí, pelo Flamengo, pelo Criciúma, até fechar com a Chapecoense, em 2015.
Chapecoense faz jogo seguro e vence o Cruzeiro em pleno Independência
Com o resultado, a Raposa cai para a 16ª colocação do torneio nacionalSaudade: Há sete anos morria Sucar, pivô da 'Geração de Ouro' do basquete brasileiro
Parabéns, Alex Ferguson! Ex-treinador, que detém inúmeros recordes, completa 84 anos
Achados & Perdidos: Há três anos o Grêmio anunciava a contratação do uruguaio Luis Suárez
Viola, 57 anos! Relembre o gol do ex-atacante na decisão do Paulista de 88
Achados & Perdidos: O aniversariante Rivellino foi garoto-propaganda no lançamento do Opala
Parabéns, Rivellino! Ídolo do Timão, Flu e futebol árabe completa 80 anos!
Waldir Peres, que completaria 75 anos, foi o herói em amistoso defendendo dois pênaltis de craque alemão
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Natalense
Achados & Perdidos: Racismo, política e futebol na opinião de Pelé em um histórico Vox Populi da TV Cultura
Cruzeiro, 105 anos! Veja os 'Antes & Depois' dos jogadores celestes que venceram a Libertadores de 76