por Marcos Júnior Micheletti
O carioca Bebeto de Fretias, o Paulo Roberto de Freitas, ex-jogador de vôlei e treinador desta modalidade, morreu em 13 de março de 2018, logo após participar de uma coletiva para o lançamento da equipe de futebol americano do Atlético-MG, na sede do clube, a Cidade do Galo, aos 68 anos, em decorrência de um mal súbito.
Bebeto, nascido em 16 de janeiro de 1950 foi um daqueles de sua família também ligado ao esporte. Era sobrinho do jornalista e treinador de futebol João Saldanha (1917-1990) e primo de Heleno de Freitas (1920-1959), um dos grandes craques do futebol brasileiro.
Em dezembro de 2017, a convite de Sérgio Sette Câmara, então presidente do Atlético-MG, assumiu o cargo de diretor de controle e administração do clube mineiro, onde já havia trabalhado em função semelhante em 1999 e 2001.
Foi presidente do Botafogo-RJ por dois mandatos, estando à frente do clube da estrela solitária no retorno à 1ª divisão do Campeonato Brasileiro em 2004.
ATLETA DE VÔLEI
Um dos bons jogadores de vôlei de sua geração, Bebeto de Freitas acumulou uma série impressionante de 11 títulos no Campeonato Carioca de Vôlei, pelo Botafogo-RJ, de forma consecutiva, entre 1965 e 1975, e também defendeu a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976.
TREINADOR DE VÔLEI
Bebeto teve passagens marcantes à frente da seleção brasileira conhecida como "geração de prata", que obteve o segundo lugar nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, no time que tinha como destaques Bernard, Montanaro, Xandó, William e Amauri, entre outros.
LIVRO
O jornalista Rafael Valesi publicou um livro sobre Bebeto de Freitas em 2019 ("Bebeto de Freitas - O que eu vivi"), a partir de depoimentos que o ex-treinador concedeu em mais de 20 horas de gravações. Clique aqui e veja matéria especial publicada no Portal Terceiro Tempo sobre o livro.
ABAIXO, VÍDEO COM BEBETO DE FREITAS EM 2007, PARTICIPANDO DO TERCEIRO TEMPO DA REDE RECORD, FALANDO SOBRE A TORCIDA DO ATLÉTICO-MG. O PROGRAMA FOI APRESENTADO POR MILTON NEVES E TINHA COMO COMENTARISTA PAULO MORSA E RENATA CORDEIRO TAMBÉM ATUAVA NA ATRAÇÃO
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE JOÃO SALDANHA, TIO DE BEBETO DE FREITAS.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁIGNA DE HELENO DE FREITAS, PRIMO DE BEBETO DE FREITAS.
Saudade: Há cinco anos morria Bira Burro, ídolo do Internacional e do Remo
Ex-centroavante foi ídolo do clube paraense. Foto: DivulgaçãoSaudade: Dirigente tricolor, Laudo Natel nascia há 105 anos
Ex-dirigente são-paulino morreu aos 99 anos de idade. Foto: Portal Terceiro TempoF1: Verstappen pulveriza a favorita McLaren e vence GP da Itália; Bortoleto é 8º
Olhos no retrovisor: Há 50 anos, em Monza, Niki Lauda conquistava seu primeiro título na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Veja gols e lindas jogadas de Mário Sérgio, que hoje completaria 75 anos
Achados & Perdidos: Há 60 anos o Palmeiras representou a Seleção Brasileira e goleou grande rival sul-americano
Saudade: Há oito anos morria Odair Cologna, ex-meia do Palmeiras e Velo Clube Rioclarense
Uma foto, uma história! Ademir da Guia se deliciando com uma pasta na festa de veteranos do Palmeiras de 2018
Brasil busca vitória na altitude para evitar marca negativa nas Eliminatórias
Olhos no retrovisor: Emocionado, Vittorio Brambilla bateu após vencer seu único GP na Fórmula 1
Achados & Perdidos: A estreia de Pelé pelo Cosmos de Nova York, marcando gol
Parabéns, Neto! Relembre cinco lindos gols do aniversariante que completa 59 anos!