por Marcos Júnior Micheletti
O carioca Bebeto de Fretias, o Paulo Roberto de Freitas, ex-jogador de vôlei e treinador desta modalidade, morreu em 13 de março de 2018, logo após participar de uma coletiva para o lançamento da equipe de futebol americano do Atlético-MG, na sede do clube, a Cidade do Galo, aos 68 anos, em decorrência de um mal súbito.
Bebeto, nascido em 16 de janeiro de 1950 foi um daqueles de sua família também ligado ao esporte. Era sobrinho do jornalista e treinador de futebol João Saldanha (1917-1990) e primo de Heleno de Freitas (1920-1959), um dos grandes craques do futebol brasileiro.
Em dezembro de 2017, a convite de Sérgio Sette Câmara, então presidente do Atlético-MG, assumiu o cargo de diretor de controle e administração do clube mineiro, onde já havia trabalhado em função semelhante em 1999 e 2001.
Foi presidente do Botafogo-RJ por dois mandatos, estando à frente do clube da estrela solitária no retorno à 1ª divisão do Campeonato Brasileiro em 2004.
ATLETA DE VÔLEI
Um dos bons jogadores de vôlei de sua geração, Bebeto de Freitas acumulou uma série impressionante de 11 títulos no Campeonato Carioca de Vôlei, pelo Botafogo-RJ, de forma consecutiva, entre 1965 e 1975, e também defendeu a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976.
TREINADOR DE VÔLEI
Bebeto teve passagens marcantes à frente da seleção brasileira conhecida como "geração de prata", que obteve o segundo lugar nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, no time que tinha como destaques Bernard, Montanaro, Xandó, William e Amauri, entre outros.
LIVRO
O jornalista Rafael Valesi publicou um livro sobre Bebeto de Freitas em 2019 ("Bebeto de Freitas - O que eu vivi"), a partir de depoimentos que o ex-treinador concedeu em mais de 20 horas de gravações. Clique aqui e veja matéria especial publicada no Portal Terceiro Tempo sobre o livro.
ABAIXO, VÍDEO COM BEBETO DE FREITAS EM 2007, PARTICIPANDO DO TERCEIRO TEMPO DA REDE RECORD, FALANDO SOBRE A TORCIDA DO ATLÉTICO-MG. O PROGRAMA FOI APRESENTADO POR MILTON NEVES E TINHA COMO COMENTARISTA PAULO MORSA E RENATA CORDEIRO TAMBÉM ATUAVA NA ATRAÇÃO
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE JOÃO SALDANHA, TIO DE BEBETO DE FREITAS.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁIGNA DE HELENO DE FREITAS, PRIMO DE BEBETO DE FREITAS.
Relembre de Diogo, saudoso goleiro do Corinthians na histórica quebra do tabu contra o Santos
Ele defendeu a meta alvinegra entre 1967 e 1970. Foto: DivulgaçãoF1: Com Verstappen tentando reduzir a diferença para a dupla da McLaren, Mundial chega a Austin
Parabéns, Paulo Roberto Falcão! Ídolo colorado e 'Rei de Roma' completa 72 anos!
Vindo de derrota, Grêmio encara o São Paulo, que também busca recuperação; as formações
Festival de Cinema Acessível Kids exibe filme na União de Cegos do Rio Grande do Sul
Saudade: Há cinco anos morria Marquinhos, ex-zagueiro do Cruzeiro e Palmeiras
O bom aproveitamento da 'janela de transferências' feito pelo Grêmio, com a volta de Arthur a todo vapor. Por Lino Tavares
Das quadras de vôlei para a excelência na produção de cogumelos na Serra Gaúcha
Verstappen na Mercedes em 2027? É mais provável que isso não aconteça
F1: Norris lidera o único treino livre para a etapa de Austin; Hulkenberg surpreende em 2º
O dia em que Barbosa reviveu 1950 diante de Jô Soares e do Brasil inteiro