Atacante rápido que começou a se destacar nos anos 80 vestindo a camisa do Atlético Mineiro, Vivaldo Maria de Souza, o Catatau, hoje mora com a esposa e filhos na cidade de Campinas (SP), onde tem uma empresa de embalagens.
Nascido em Paracatu (MG) no dia 26 de julho de 1962, Catatau começou no Guarani de Divinópolis e depois foi para o Atlético Mineiro, onde atuou ao lado de grandes jogadores, entre eles o ponta-esquerda Éder, o meia Paulo Isidoro e o lateral-direito Nelinho.
Em 1986, ele deixou o Galo para defender o Guarani. No mesmo ano, o alviverde de Campinas fez bela campanha e foi vice-campeão brasileiro. O Guarani, que tinha também Sérgio Nery, Marco Antônio, Ricardo Rocha, Fernando, Zé Mário, Tosin, Tite (hoje técnico), Marco Antônio Boiadeiro, Chiquinho Carioca, Evair e João Paulo, foi derrotado nos pênaltis pelo São Paulo, no Brinco de Ouro, na grande final.
Nos tempos de Bugre, Catatau brigou pela camisa 7 com Chiquinho. Depois, ele defendeu a Portuguesa. Ao lado de Jorginho, Toninho (irmão de Sony Anderson) e do ponta-esquerda Wanks, o rápido atacante chegou a formar um bom ataque.
Entre outras equipes, Catatau também defendeu o Internacional e encerrou a carreira vestindo a camisa da Ferroviária de Araraquara, em 1995. Como sente saudades dos tempos de jogador, o atacante costuma jogar no time veteranos do Guarani, que foi o vencedor do primeiro campeonato da categoria em 2006.
por Rogério Micheletti e Raphael Cavaco
Saudade: Há sete anos morria Tim, jogador com passagens pelos dois clubes de Ribeirão Preto
Ele residia na Bahia, onde comandava uma Escolinha de FutebolParabéns, Júnior, 71 anos! Ídolo do Flamengo também brilhou na Itália e na Seleção
Achados & Perdidos: Com virada espetacular sobre a Suécia, Brasil conquistava sua primeira Copa do Mundo, há 67 anos
Flamengo enfrenta o Bayern pelas oitavas; time alemão foi derrotado pelo Rubro-Negro em 1994
F1: Norris segura Piastri e vence o GP da Áustria, marcado por Bortoleto pontuando pela primeira vez
Uma foto, uma história! Kalef e Cerezo no avião, durante excursão do São Paulo na Espanha
Achados & Perdidos: Veja todos os gols marcados pelo aniversariante Pedrinho defendendo o Vasco da Gama
A América das tempestades, trovões...e Diego Armando. De novo! Por Ricardo Setyon
Achados & Perdidos: Brasil derrotava a Alemanha e conquistava o penta há 23 anos
Saudade: Há dois anos morria o jornalista Gil Rocha
O dia em que Milton Neves recebeu equipe do UOL para contar muitos de seus 'causos'