Atacante rápido que começou a se destacar nos anos 80 vestindo a camisa do Atlético Mineiro, Vivaldo Maria de Souza, o Catatau, hoje mora com a esposa e filhos na cidade de Campinas (SP), onde tem uma empresa de embalagens.
Nascido em Paracatu (MG) no dia 26 de julho de 1962, Catatau começou no Guarani de Divinópolis e depois foi para o Atlético Mineiro, onde atuou ao lado de grandes jogadores, entre eles o ponta-esquerda Éder, o meia Paulo Isidoro e o lateral-direito Nelinho.
Em 1986, ele deixou o Galo para defender o Guarani. No mesmo ano, o alviverde de Campinas fez bela campanha e foi vice-campeão brasileiro. O Guarani, que tinha também Sérgio Nery, Marco Antônio, Ricardo Rocha, Fernando, Zé Mário, Tosin, Tite (hoje técnico), Marco Antônio Boiadeiro, Chiquinho Carioca, Evair e João Paulo, foi derrotado nos pênaltis pelo São Paulo, no Brinco de Ouro, na grande final.
Nos tempos de Bugre, Catatau brigou pela camisa 7 com Chiquinho. Depois, ele defendeu a Portuguesa. Ao lado de Jorginho, Toninho (irmão de Sony Anderson) e do ponta-esquerda Wanks, o rápido atacante chegou a formar um bom ataque.
Entre outras equipes, Catatau também defendeu o Internacional e encerrou a carreira vestindo a camisa da Ferroviária de Araraquara, em 1995. Como sente saudades dos tempos de jogador, o atacante costuma jogar no time veteranos do Guarani, que foi o vencedor do primeiro campeonato da categoria em 2006.
por Rogério Micheletti e Raphael Cavaco
Olhos no retrovisor: A primeira das 11 dobradinhas brasileiras na F1, há 51 anos
Foi a única vitória de Pace na categoria, exatamente no GP do Brasil. Foto: DivulgaçãoSaudade: 43 anos sem Garrincha: Ouça a histórica entrevista dele a Milton Neves
Copa Africana de Nações será o tema central da live de Marcos Falopa com Ismael Kurtz
No Dia do Fusca no Brasil, veja alguns craques com o icônico carro que marcou gerações
Achados & Perdidos: O dia memorável em que o Palmeiras representou a Seleção Brasileira e goleou um rival
Má forma física de Gabriel preocupa o Santos. Por Wladimir Miranda
Olhos no retrovisor: Rubens Barrichello em seu primeiro contato com o carro da Stewart Grand Prix
Achados & Perdidos: Rodolfo Rodríguez, 70 anos! Relembre a sequência de defesas do ex-goleiro do Santos
Em vídeo, 'Antes e Depois' de goleiros vencedores de Copas do Mundo por suas seleções!
Achados & Perdidos: Dirceu Lopes, genial camisa 10 do Cruzeiro, em quatro entrevistas a Milton Neves
Após empate amargo no Majestoso, São Paulo recebe a Portuguesa; as formações