por Túlio Nassif
Carlos Frederico Costa Carneiro, o popular Carlos Fred ou "Mito", dono do bordão "a bola corre com o tempo" e famoso por se referir a bola com carinho ao chamá-la de "moça branca" em suas transmissões, nasceu em 1951, no Ceará. Morreu no dia 17 de outubro de 2016, em Fortaleza, vítima de um infarto fulminante. Eloquente, de boa fala, era exemplo de profissional, generosidade, de carisma e amizade junto ao torcedor do time de seu coração, o Fortaleza EC, e a todos que o conheciam.
O começo de sua carreira foi construído na Rádio Dragão do Mar, em 1969. De lá, nasceu uma carreira de sucesso que viria a vingar em várias emissoras, como a Rádio Uirapuru, Rádio Cidade, Ceará Rádio Clube e Rádio Verdes Mares, veículos onde teve o prazer de cobrir as Copas de Mundo de 1986, 1990, 1994 e 1998. Trabalhou também, como comentarista esportivo na TV Diário.
Entre suas narrações memoráveis, está a do jogo em que o Fortaleza venceu o Avaí por 2 a 0, na qual conquistou o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, no dia 11 de dezembro de 2004.
Outro momento importante da sua carreira foi narrar a decisão da Copa do Nordeste de 2015, vencida pelo Ceará após vitória por 2 a 1 sobre o Bahia.
Em 2016, estava a serviço da Rádio Tribuna Band News FM, onde era a voz incumbida de transmitir os jogos de Ceará e Fortaleza. Além de analisar e comentar diariamente o esporte no programa Tribuna Band News Esporte. Seu último trabalho ocorreu com a transmissão derradeira do jogo entre Fortaleza e Juventude, no dia 9 de outubro de 2016, na Arena Castelão, pela Série C do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Tricolor fora eliminado e não conseguiu o acesso à Série B.
Fortaleza supera expulsão, vence em casa e pode jogar Cruzeiro para degola
Com o resultado, o Fortaleza deixa a zona de rebaixamentoSaudade: Há quatro anos morria Joãozinho, que brilhou por Vasco e América
Saudade! 'Curinga' do Santos, Lima completaria 84 anos
Campeão em potencial, Gilles Villeneuve completaria 76 anos neste domingo
Muito além dos resultados: os bastidores explosivos do Real Madrid. Por Ricardo Setyon
Uma foto, uma história! Craques da bola e do microfone na TV Cultura de São Paulo
Saudade: 43 anos sem Garrincha: Ouça a histórica entrevista dele a Milton Neves
Parabéns, Jenson Button! Relembre a maior conquista do aniversariante que completa 46 anos
Após revés feio em Bragança, Corinthians recebe o São Paulo; as equipes
Há um ano morria Léo Batista, marcante voz do microfone brasileiro
Copa Africana de Nações será o tema central da live de Marcos Falopa com Ismael Kurtz