por Túlio Nassif
Carlos Frederico Costa Carneiro, o popular Carlos Fred ou "Mito", dono do bordão "a bola corre com o tempo" e famoso por se referir a bola com carinho ao chamá-la de "moça branca" em suas transmissões, nasceu em 1951, no Ceará. Morreu no dia 17 de outubro de 2016, em Fortaleza, vítima de um infarto fulminante. Eloquente, de boa fala, era exemplo de profissional, generosidade, de carisma e amizade junto ao torcedor do time de seu coração, o Fortaleza EC, e a todos que o conheciam.
O começo de sua carreira foi construído na Rádio Dragão do Mar, em 1969. De lá, nasceu uma carreira de sucesso que viria a vingar em várias emissoras, como a Rádio Uirapuru, Rádio Cidade, Ceará Rádio Clube e Rádio Verdes Mares, veículos onde teve o prazer de cobrir as Copas de Mundo de 1986, 1990, 1994 e 1998. Trabalhou também, como comentarista esportivo na TV Diário.
Entre suas narrações memoráveis, está a do jogo em que o Fortaleza venceu o Avaí por 2 a 0, na qual conquistou o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro, no dia 11 de dezembro de 2004.
Outro momento importante da sua carreira foi narrar a decisão da Copa do Nordeste de 2015, vencida pelo Ceará após vitória por 2 a 1 sobre o Bahia.
Em 2016, estava a serviço da Rádio Tribuna Band News FM, onde era a voz incumbida de transmitir os jogos de Ceará e Fortaleza. Além de analisar e comentar diariamente o esporte no programa Tribuna Band News Esporte. Seu último trabalho ocorreu com a transmissão derradeira do jogo entre Fortaleza e Juventude, no dia 9 de outubro de 2016, na Arena Castelão, pela Série C do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o Tricolor fora eliminado e não conseguiu o acesso à Série B.
Fortaleza supera expulsão, vence em casa e pode jogar Cruzeiro para degola
Com o resultado, o Fortaleza deixa a zona de rebaixamentoOficial: Fórmula 1 retorna à Globo em 2026
Saudade: Há 11 anos morria o corintianíssimo Dr. Osmar de Oliveira
Parabéns! Emerson Leão, ídolo de palmeirenses e corintianos, completa 76 anos
Olhos no retrovisor: Milton Neves, carros, corridas, autódromos e encontros com pilotos
Achados & Perdidos: O dia em que o aniversariante Leão defendeu três pênaltis contra o Corinthians
Gol de Rivellino em seu 100º jogo pela Seleção; 'Jogador com nome mais bonito do futebol', diz Milton Neves
Achados & Perdidos: A última vez que Garrincha e Pelé jogaram juntos uma partida oficial pela Seleção Brasileira
Líder, Flamengo encara o São Paulo que reestreia Crespo na retomada do Campeonato Brasileiro; as equipes
Felipe Massa se reencontra com a Ferrari de 2008 no Festival de Goodwood
Saudade: Há um ano morria Tobias, ex-goleiro campeão paulista de 1977 pelo Corinthians