Bobby Charlton

Ex-atacante do Manchester United e Seleção Inglesa
por Túlio Nassif
 
Robert Bobby Charlton, o Sir Robert Bobby Charlton ou apenas Bobby Charlton, foi um notável atacante inglês, que fez sucesso entre os anos 50 e 70. Charlton morreu no dia 21 de outubro de 2023, aos 86 anos, em sua casa, na Inglaterra. 
 
Bobby Charlton nasceu no dia 11 de outubro de 1937, na cidade de Ashington, Inglaterra. Era irmão mais velho de Jack Charlton, que seguiu os seus passos chegando a jogar contra no futebol inglês e junto na seleção inglesa.
 
Estreou no time principal do Manchester United em 1954, quando subiu das categorias de base do clube. Naquela época, foi comandado pelo escocês Matt Busby, que treinava uma equipe de baixa idade, onde ganhou um apelido carinhoso por isso, os Busby Babes. A idade média do grupo era de 22 anos.

A partir daí, começaram as glórias pelos "Diabos Vermelhos". Já em sua segunda temporada, se consagrou campeão inglês e na seguinte, bicampeão. Chegou com o time até as semifinais da Copa dos Campeões da UEFA, caindo frente à força dominante do continente, o Real Madrid de Alfredo di Stéfano.

Em fevereiro de 1958, o destino lhe pregou uma peça. Ele estava voltando de Belgrado, na Iugoslávia, onde conseguira se classificar às semifinais da Copa dos Campeões após empatar em 3 x 3 com o Estrela Vermelha, no jogo de volta. O avião que levava todo o elenco do Manchester fez uma escala em Munique, na Alemanha e, logo em seguida, depois de três tentativas de decolagem, a aeronave caiu a poucos metros do chão. Ao todo, estavam a bordo 44 ocupantes, dos quais morreram 23. Entre passageiros e moradores do local da queda do avião, morreram 30 pessoas. Oito eram do maravilhoso elenco do Manchester, dos 17 que viajaram à Iugoslávia. Os atletas Roger Byrne, Eddie Colman, Duncan Edwards, Mark Jones, David Pegg, Tommy Taylor, Liam Welan e Greoffrey Bent, nunca voltaram.

Três meses depois, já estava atuando e foi convocado para a Copa do Mundo na Suécia.

Participou ativamente da nova ascensão da equipe, primeiramente com o título na FA Cup (The Football Association Challenge Cup), em 1963. Depois, com dois títulos da Liga Inglesa entre 1965 e 1967.

Bobby Charlton, ainda disputaria a Copa do Mundo em 1966, onde se sagraria campeão mundial com a Seleção Inglesa, atuando em casa.

O título europeu com o United finalmente veio em 1968, após decepção no campeonato inglês, em que o título foi perdido por dois pontos para o arquirrival Manchester City. Na decisão, um grande embate entre ingleses e portugueses do Benfica, o jogo realizado em Wembley, terminou empatado em 1 x 1. Autor do gol do United no tempo normal, Charlton colocaria os britânicos na frente na prorrogação, terminada em 4 x 1 para os "Diabos Vermelhos?, no ápice da consagração do time.

Após ter atingido o auge, entretanto, o Manchester passou a decair, ainda mais com a saída de Busby do cargo de técnico, em 1971. Já veterano e não chamado mais para a Seleção Inglesa desde a eliminação na Copa do Mundo de 1970, Bobby deixou o clube em 1973, juntamente com Denis Law. Saiu com 758 partidas (um recorde só batido pelo galês Ryan Giggs em 2008) e com 249 gols marcados. Foi para o Preston North End, da segunda divisão inglesa, onde reencontrou seu ex-colega de Manchester e Seleção na Copa de 66, Nobby Stiles.

Lá, atuou como jogador e técnico. Sem sucesso, a temporada de 1973/74 em que ficou no time, terminou em penúltimo e foi rebaixado para a terceira divisão, enquanto, por pura coincidência, o vitorioso United fora também rebaixado, no mesmo ano, mas para a segunda divisão.

E foi em 1974, que recebeu o título de Sir pela Rainha Elizabeth II. Encerrou a carreira profissional no modesto Waterford United, no final de 1975.

Tentou seguir carreira como treinador, mas sem êxito. Em 1976, seria brevemente técnico do Wigan Athletic. Posteriormente, faria alguns jogos não oficiais na África do Sul.

ABAIXO, VÍDEO COM GOLS E JOGADAS MARCANTES DE BOBBY CHARLTON

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES