Ana Moser

Ex-jogadora de vôlei
por Diogo Miloni
 
Ana Beatriz Moser, ou apenas Ana Moser, foi uma das melhores jogadoras de vôlei que o Brasil já produziu. Em 29 de dezembro de 2022 foi anunciada como Ministra dos Esportes do Governo Lula.

Natural de Blumenau, cidade de Santa Catarina, Ana nasceu no dia 14 de agosto de 1968 e começou no voleibol aos sete anos de idade.

Em 1984, foi convocada pela primeira vez para a Seleção Brasileira infanto-juvenil, e logo mudou-se para São Paulo. No ano seguinte já integrava a equipe adulta e foi escalada como titular nos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988.

A arrancada na carreia de Ana Moser foi meteórica, em 1992, já estava participando de sua segunda Olimpíada, desta vez em Barcelona, mas o rendimento da seleção não correspondeu.

Além de ótima jogadora, a catarinense também se destacava por seu comportamento forte e algumas vezes explosivo. Em 1993, ela participou do boicote ao então treinador Wadson de Lima, e ficou fora da seleção durante quase todo o ano, só retornando quando Bernardinho assumiu o time. Ao lado do novo técnico, Ana se firmou ainda mais na posição de titular, tornando-se uma das melhores jogadoras da década de 1990.
 
Durante um período de sua carreira, a jogadora ficou afastada das quadras por conta de algumas cirurgias. A primeira delas aconteceu em 1995, um ano antes dos Jogos Olímpicos de Atlanta, que poderia prejudicar sua convocação. Mas Ana se recuperou, e foi chamada para participar do time que venceria a inédita medalha de bronze.

Nas semifinais da competição, uma das partidas que mais marcou a vida da atleta. As adversárias do Brasil eram as velhas conhecidas de Cuba, o jogo foi muito disputado e acabou sendo vencido pelas rivais. Mas o que marcou mesmo a partida foi a confusão envolvendo Ana Moser Regla Bell e Mireya Luis, que se estranharam na rede e esquentaram o clima no ginásio.

O segundo semestre de 1998, marcou o retorno da ponteira à seleção, para a disputa do Campeonato Mundial, mas apesar de mostrar um grande voleibol, o Brasil só conseguiu a quarta posição.

 Em novembro de 1999, Ana Moser anuncio sua aposentadoria, com uma partida comemorativa entre suas eternas companheiras de seleção, e as rivais do campeonato nacional de vôlei.
 
Após sua saída das quadras, escreveu um livro sobre sua carreira, participou como comentarista esportiva nos canais ESPN Brasil e na Rede Bandeirantes, e em 2009, foi eternizada no Hall da Fama do vôlei internacional.
 
Em 2011, trabalhava à frente de sua ONG que levava o esporte para comunidades carentes.

Clique aqui e veja um vídeo com Ana Moser, feito pelo www.esportepontofinal.com.br


Foto: iG

 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES