por João Antonio de Carvalho
O preparador físico Altair Ramos Barbosa nasceu no dia 6 de outubro de 1956, em Caldas, ao lado de Poços de Caldas, mas também comemora seu aniversário em outra data, 28 de fevereiro de 1996, quando ele foi atingido por um raio e chegou a ter uma parada cardiorespiratória.
Ele se preparava para comandar mais um treinamento no CT do São Paulo quando recebeu uma forte descarga elétrica e desmaiou. O jogador chileno Mendoza e o repórter Wagner Lima, da TV Gazeta, logo acudiram o preparador, fazendo massagem cardíaca, antes dele ser levado a um hospital.
A descarga derreteu uma correntinha que ele usava, a ponta de um apito, furou a sua chuteira e rasgou sua camisa em várias partes. Felizmente Altair Ramos se recuperou muito bem e não ficou com nenhuma seqüela do episódio.
Ele bem que tentou ser jogador de futebol e atuou nas categorias de base da Caldense, mas quando tinha 19 anos e ia ser emprestado ao Atlético de Três Corações decidiu abandonar a bola e estudar educação física.
Altair iniciou a carreira nas categorias de base do tricolor, em 1981, levado pelo ex-treinador Carlos Alberto Silva, e ficou por lá até 1986. Nesse ano foi para o Corinthians, onde ficou até o meio de 1990, quando voltou ao São Paulo.
Nesse retorno ele fez parte da comissão técnica do time bicampeão da Libertadores e bi Mundial, trabalhando ao lado de Moracy Santana. Em 1994, com a saída de Moracy assumiu o comando da preparação física tricolor, ficando até 1998.
Altair também teve passagens pelo futebol japonês, no Cerezo Osaka, em 1998, no Albirex Niigata, em 2000, no Kawasaki Frontale, em 2001, e mais recentemente no FC Gifu, entre 2014 e 2015.
Ao voltar ao país abriu a academia A.F Soccer Academy, que trabalha com crianças e adultos, em dois endereços, uma no Brooklin e outra na Zona Norte de São Paulo.
Altair é casado com Taís Meira Gava Ramos Barbosa e tem três filhos, Gabriela, Pedro e Beatriz e tem dois irmãos, Miro Ramos, que jogou na Caldense e faleceu em 2018, e Nei, que jogou na Caldense e no Guarani.
Saudade: Gordon Banks, lendário goleiro inglês, completaria 88 anos
A impressionante defesa, evitando o gol de Pelé na Copa de 70. Foto: DivulgaçãoSaudade: Félix, goleiro do Brasil na Copa de 70, completaria 88 anos nesta quarta-feira
Achados & Perdidos: Milton Neves acompanhando uma vitória do Criciúma em 2012
Saudade: Há quatro anos morria o preparador físico Hélio Maffia
Parabéns, Jairzinho! O 'Furacão da Copa' completa 81 anos
Achados & Perdidos: A polêmica e acalorada participação de Eurico Miranda no Terceiro Tempo da Record
Parabéns, Joel Santana! Relembre comerciais bem humorados estrelados pelo treinador
Cravo: Neymar será convocado por Ancelotti. Por Wladimir Miranda
Achados & Perdidos: Caçapava, ídolo do Inter, completaria 71 anos hoje
Saudade: Há quatro anos morria Dorval, ponta-direita da melhor linha de ataque do Santos
O dia em que Milton Neves tornou-se Cidadão Teresinense