Um dos mais importantes diretores da televisão brasileira, o paulistano Nilton Travesso nasceu em 20 de maio de 1934.
Atualmente comanda seu Curso Técnico de Teatro, sediado no bairro de Pinheiros, na rua Capote Valente, 667.
Casado com a jornalista Marilu Torres, cineasta formado no Museu de Arte Moderna, compôs um time de peso na fundação da TV Record, dirigindo programas que marcaram época na emissora paulista, como o humorístico "Família Trapo", o "Show do Dia 7", o "Dia D" (com Jô Soares), e os icônicos "Festivais da Música Popular Brasileira".
Na Record, e depois na Rádio Jovem Pan (SP), formou uma parceria afinada com seu amigo Antônio Agusto Amaral de Carvalho, o "Seo" Tuta (1930-2024). Aliás, juntos, dividiam a condução do programa "Dois Diretores em Cena".
Em 1974, então contratado pela Globo, a convite de José Bonifácio de Oliveiera Sobrinho, o Boni, seguiu com sua trajetória de sucessos, dirigindo os programas "Fantástico", "TV Mulher" e "Chico Anysio Show", além de ter sido um dos criadores do "Som Brasil" e do "Balão Mágico".
Foi o responsável, ao lado de Jayme Monjardim, pela implementação do departamento de teledramaturgia da extinta TV Manchete em 1987, iniciando um período de sucesso da emissora do grupo fundado por Adolpho Bloch (1980-1985), que teve como destaques as novelas "Pantanal", "Ana Raio e Zé Trovão", "Kananga do Japão" e "Carmen".
Mais uma vez foi recrutado para a implementação de um núcleo de teledramaturgia, agora em 1994, no SBT, conduzindo projetos que foram sucesso de audiência, remakes de duas telenovelas: "Éramos Seis" e "Pupilas do Senhor Reitor", duas produções que haviam sido exibidas pela primeira vez na extinta TV Tupi.
Também foi superintendente da TV Bandeirantes e trabalhou na TV Gazeta, nesta última dirigindo o programa "Todo Seu", de seu grande amigo Ronnie Von. Aliás, foi Nilton Travesso o diretor do primeiro videoclipe brasileiro, justamente com Ronnie Von, para a música "O Pequeno Príncipe", no final de 1967.
ABAIXO, VÍDEO COMPLETO DO PROGRAMA "TODO SEU", COMANDADO PELO AMIGO RONNIE VON, QUANDO FOI O CONVIDADO DO QUADRO "PERFIL ESPECIAL", EM 21 DE JULHO DE 2011
ABAIXO, NILTON TRAVESSO NO PROGRAMA "PERSONA", DA TV CULTURA DE SÃO PAULO, EXIBIDO EM 3 DE JANEIRO DE 2021
ABAIXO, AS TRÊS PARTES DO PROGRAMA "PROVOCAÇÕES", DA TV CULTURA. NILTON TRAVESSO É O CONVIDADO DE ANTÔNIO ABUJAMRA
BLOCO 1
BLOCO 2
BLOCO 3
Saudade: Há três anos morria Eder Jofre, um dos maiores pugilistas de todos os tempos
Ele residia na capital paulista. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Terceiro TempoÍdolo colorado, Valdomiro recebeu homenagem durante show de Kleiton & Kledir e foi muito aplaudido pela plateia
Parabéns, Clodoaldo! Ídolo do Santos, campeão na Copa de 70, comemora 76 anos hoje!
Achados & Perdidos: Pelé, diferente de atuais astros do futebol, não costumava ostentar com automóveis
Achados & Perdidos: Primeiro Gre-Nal no Olímpico, há 71 anos, teve goleada do Inter!
Antonella Bassani será a quarta mulher que competirá pela Stock, a mais jovem entre elas
Achados & Perdidos: Entrevista de Roberto Dias, que nos deixava há 18 anos
O dia da homenagem a Milton Neves com o Título de Cidadão Vicentino
Saudade: Há seis anos morria Caldeira, ex-Flamengo, Santos e Lusa
Morre Paulinho Albuquerque, volante do Timão na época da 'Democracia Corintiana'
Com as duas piores campanhas do Brasileiro, Fortaleza e Sport se enfrentam no Ceará; as formações