Um dos mais importantes diretores da televisão brasileira, o paulistano Nilton Travesso nasceu em 20 de maio de 1934.
Atualmente comanda seu Curso Técnico de Teatro, sediado no bairro de Pinheiros, na rua Capote Valente, 667.
Casado com a jornalista Marilu Torres, cineasta formado no Museu de Arte Moderna, compôs um time de peso na fundação da TV Record, dirigindo programas que marcaram época na emissora paulista, como o humorístico "Família Trapo", o "Show do Dia 7", o "Dia D" (com Jô Soares), e os icônicos "Festivais da Música Popular Brasileira".
Na Record, e depois na Rádio Jovem Pan (SP), formou uma parceria afinada com seu amigo Antônio Agusto Amaral de Carvalho, o "Seo" Tuta (1930-2024). Aliás, juntos, dividiam a condução do programa "Dois Diretores em Cena".
Em 1974, então contratado pela Globo, a convite de José Bonifácio de Oliveiera Sobrinho, o Boni, seguiu com sua trajetória de sucessos, dirigindo os programas "Fantástico", "TV Mulher" e "Chico Anysio Show", além de ter sido um dos criadores do "Som Brasil" e do "Balão Mágico".
Foi o responsável, ao lado de Jayme Monjardim, pela implementação do departamento de teledramaturgia da extinta TV Manchete em 1987, iniciando um período de sucesso da emissora do grupo fundado por Adolpho Bloch (1980-1985), que teve como destaques as novelas "Pantanal", "Ana Raio e Zé Trovão", "Kananga do Japão" e "Carmen".
Mais uma vez foi recrutado para a implementação de um núcleo de teledramaturgia, agora em 1994, no SBT, conduzindo projetos que foram sucesso de audiência, remakes de duas telenovelas: "Éramos Seis" e "Pupilas do Senhor Reitor", duas produções que haviam sido exibidas pela primeira vez na extinta TV Tupi.
Também foi superintendente da TV Bandeirantes e trabalhou na TV Gazeta, nesta última dirigindo o programa "Todo Seu", de seu grande amigo Ronnie Von. Aliás, foi Nilton Travesso o diretor do primeiro videoclipe brasileiro, justamente com Ronnie Von, para a música "O Pequeno Príncipe", no final de 1967.
ABAIXO, VÍDEO COMPLETO DO PROGRAMA "TODO SEU", COMANDADO PELO AMIGO RONNIE VON, QUANDO FOI O CONVIDADO DO QUADRO "PERFIL ESPECIAL", EM 21 DE JULHO DE 2011
ABAIXO, AS TRÊS PARTES DO PROGRAMA "PROVOCAÇÕES", DA TV CULTURA. NILTON TRAVESSO É O CONVIDADO DE ANTÔNIO ABUJAMRA
BLOCO 1
BLOCO 2
BLOCO 3
Achados & Perdidos: Há 11 anos o Brasil estreava na Copa com vitória sobre a Croácia
Oscar fez o terceiro gol do time canarinho. Foto: Rafael Ribeiro/CBFSaudade: Há sete anos morria Zé Carlos, ídolo do Guarani e Cruzeiro
Pelo Bugre, o saudoso volante conquistou o Brasileiro de 78. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: Relembre um 'Tribuna do Esporte' sobre judô, com Aurélio Miguel
Saudade: Orlando Fantoni, treinador que brilhou no Vasco, nos deixava há 23 anos
Achados & Perdidos: Veja dez gols de Jorge Mendonça, que hoje completaria 71 anos
Ancelotti estreia pela Seleção nesta noite contra o Equador pelas Eliminatórias; os times
Parabéns, Cássio! Atual goleiro do Cruzeiro completa 38 anos!
Parabéns, Edinho! Ídolo do Fluminense completa 70 anos!
Saudade: Lula Pereira, ex-zagueiro e treinador completaria 69 anos
Ancelotti passa por Guayaquil comandando a seleção sem mostrar a que veio
Nem tudo é alegria em torno da vitória do PSG. Por Ricardo Setyon
Saudade: Há cinco anos morria Sapatão, marcante zagueiro do Bahia