Dia de festa na colônia italiana em São Paulo e no Brasil.

Afinal, a gloriosa Sociedade Esportiva Palmeiras chega hoje aos seus 108 anos.

Por isso, decidi compartilhar com vocês a lista dos cinco maiores jogadores que vi com a camisa do Palestra.

E foi difícil, viu?

Como o Palmeiras sempre teve grandes seleções, muita gente boa ficou de fora.

Mas veja abaixo as minhas escolhas e as minhas justificativas:

CLIQUE NOS NOMES E CONHEÇA SUAS HISTÓRIAS NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

5º: Edmundo

O Animal foi o grande nome do Palmeiras-Parmalat, nos anos 90, quando o Verdão caminhava para igualar o jejum corintiano (a seca alviverde durou 17 anos, de 1976 a 1993).

4º: Leivinha

O meia-direita era peça fundamental na Segunda Academia Palmeirense, no começo dos anos 70. Pena que sua passagem pelo Palestra Itália foi tão curta...

3º: Luís Pereira

"Olha, ele não é nenhum Luís Pereira, mas dá para o gasto". Luís Pereira jogou tanta bola no Palmeiras que virou sinônimo de zagueiro com boa técnica. E o "Chevrolet" era realmente um defensor genial!

2º: Emerson Leão

Simplesmente o melhor goleiro do time que é referência nesta posição. Merece - e muito - um lugar de destaque nesta lista.

1º: Ademir da Guia

O gênio calado, que jogou mais que o Cruyff, era a alma do fortíssimo Palmeiras dos anos 60 e 70, que conseguia rivalizar até mesmo com o Santos de Pelé. E disputar 902 partidas com a mesma camisa não é para qualquer um.

Opine!

********************************************************************

Vadão, saudoso técnico brasileiro, comemoraria 66 anos neste domingo

Oswaldo Fumeiro Alvarez, o saudoso técnico Vadão, comemoraria neste domingo (21) 66 anos de idade. Vadão faleceu precocemente em 25 de maio de 2020, vítima de um câncer no fígado.  

Pai de duas filhas, Vadão morava em Mogi Mirim.  

Nascido em 21 de agosto de 1956 na cidade de Monte Azul Paulista (SP), começou a carreira como meia nas categorias de base do Guarani. Passou depois por vários clubes do interior paulista como Catanduvense, Noroeste e Botafogo de Riberão Preto até parar prematuramente.

"Quando me formei em Educação Física, percebi que não teria muitas perspectivas como jogador. Por isso, aceitei o convite de Pedro Pires de Toledo, então preparador físico da Portuguesa, para ser seu auxiliar", disse certa vez ao site Terceiro Tempo.

Adepto do esquema 3-5-2, Vadão ganhou notoriedade como treinador ao montar um time extremamente ofensivo no Mogi Mirim no início da década de 1990 que ficou conhecido como carrossel caipira, uma referência à seleção da Holanda que praticou o chamado "futebol total" na Copa do Mundo de 1974. Contava nesta época com jogadores que acabaram se destacando depois em grandes clubes do futebol brasileiro e mundial como Rivaldo e Válber.

Sua carreira seguiu com passagens por Atlético Paranaense, Araçatuba, XV de Piracicaba, Guarani, Mtaonense, Ponte Preta, Corinthians, São Paulo, Bahia e Verdy Tóquio.

 

********************************************************************

Djalma Dias, um craque da zaga, faria hoje 83 anos

Um dos maiores zagueiros da história do futebol brasileiro, Djalma Pereira Dias Júnior, o Djalma Dias, comemoraria neste domingo (21) 83 anos. O “craque da zaga” morreu no dia 1º de maio de 1990, no Rio de Janeiro (RJ).

Nascido no dia 21 de agosto de 1939, na capital carioca, Djalma Dias foi um zagueiro extremamente técnico. Ele começou a carreira de jogador no América, clube que defendeu entre 1959 e 1961.

Mas a melhor fase de Djalma Dias foi mesmo defendendo o Palmeiras, de 1963 a 1967. Ao lado de Ademir da Guia, Dudu, Valdir Joaquim de Moraes e outros craques, ele formou fortes times alviverdes na década de 60. Pelo Verdão, atuou em 239 jogos (150 vitórias, 44 empates, 55 derrotas) e marcou dois gols, segundo o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.

Depois do Palmeiras, de onde saiu brigado, Djalma Dias defendeu o Atlético Mineiro, em 1968, o Santos, de 1969 a 1970, e o Botafogo do Rio, de 1970 a 1974.

Os principais títulos conquistados por Djalma Dias foram o carioca de 1960, pelo América, e os paulistas de 1963 e 1966, pelo Palmeiras.

Ele é pai do bom e polêmico meia Djalminha, que também brilhou com a camisa palmeirense e ainda defendeu o Flamengo, o Guarani, o Deportivo La Coruña (Espanha), entre outros times.

 

********************************************************************

Gylmar dos Santos Neves, o "Goleiro Maior", completaria 92 anos nesta segunda

Gylmar dos Santos Neves (1930-2013), o "Goleiro Maior", completaria 92 anos nesta segunda-feira (22)

Ídolo do Corinthians e do Santos, bicampeão mundial pela seleção brasileira (1958/1962), Gylmar não resistiu a um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e nos deixou em 25 de agosto de 2013, três dias antes de seu aniversário.

Por seus clubes, Gylmar também conquistou feitos notórios, entre eles o Paulista de 1954 pelo Corinthians (o título do IV Centenário) e duas Libertadores e dois Mundiais pelo Santos (1962 e 1963).

Clique no player abaixo e ouça a história de Gylmar dos Santos Neves e seu sogro na voz de Milton Neves, veiculada na Rádio Bandeirantes em 10 de março de 2013 

 
 
 
********************************************************************
 
Quiz: faça o teste e descubra se você sabe tudo do Palmeiras, que faz aniversário nesta semana
 

O quiz abaixo foi elaborado pelo professor, engenheiro, mestre em Administração e Jornalista Fábio Sinegaglia.

Confira o gabarito após o questionário!

1) Palmeiras tem um dia para chamar de seu, o "Dia da Sociedade Esportiva Palmeiras", após lei sancionada em 2005. A data foi escolhida por causa da "Arrancada Heroica", ou seja, dia em que o "Palestra Itália" jogou pela primeira vez como "Palmeiras" e foi campeão paulista. Qual é o Dia do Palmeiras?
A) 12 de agosto
B) 20 de setembro
C) 14 de novembro
D) 06 de dezembro

2) Pela primeira vez na história do futebol brasileiro, um clube foi convidado para compor a seleção, com todo o elenco e comissão técnica. Assim, o Palmeiras foi o Brasil no amistoso de inauguração do Mineirão, em Belo Horizonte, vitória de 3 a 0 sobre o Uruguai. Foi a única vez em que um técnico estrangeiro, o argentino Filpo Nuñez, comandou a seleção brasileira. Em que ano isso ocorreu?
A) 1965
B) 1967
C) 1963
D) 1961

3) Qual o nome do autor do hino do Palmeiras?
A) Bruno Fracalvierri
B) Enzo Pelestini
C) Antonio Sergi
D) Octaviano Lourenço

4) Em qual desses anos da década de 90 a final do Campeonato Paulista NÃO foi Palmeiras × Corinthians?
A) 1993
B) 1995
C) 1997
D) 1999

5) Em 1999 o Palmeiras conquistou sua primeira taça Libertadores da América depois de uma disputa por pênaltis. Qual o nome do jogador que perdeu o pênalti que deu o título ao Palmeiras?
A) Salazar
B) Zapata
C) Estevan Couto
D) Renan Souto

6) Em que triênio o Palmeiras conquistou o seu único tricampeão Paulista?
A) 1932, 1933 e 1934
B) 1933, 1934 e 1935
C) 1931, 1932 e 1933
D) 1934, 1935 e 1936

7) O primeiro jogo da parceria Palmeiras Parmalat foi contra um time mineiro. Qual foi o time e onde foi o jogo?
A) Atlético no Mineirão
B) Cruzeiro no Mineirão
C) Cruzeiro no Palestra Itália
D) Atlético no Palestra Itália

8) Quantos títulos de Campeonato Paulista o treinador Wanderley Luxemburgo conquistou com o Palmeiras?
A) 2
B) 3
C) 4
D) 5

9) Um dos jornalistas do jornal A Gazeta Esportiva foi o responsável pela invenção do apelido Choque-Rei, para o Clássico Palmeiras e São Paulo. Quem foi o jornalista?
A) Roberto Petri
B) Randal Juliano
C) Tomaz Mazzoni
D) Geraldo José da Almeida

10) Qual desses goleiros nunca atuou pelo Palmeiras?
A) Carlos
B) Gato Fernandes
C) Waldir Perez
D) Velloso

GABARITO
1 – B
2 – A
3 – C
4 – C
5 – B
6 – A
7 – C
8 – C
9 – C
10 – C

 

********************************************************************

Basquete será o tema da live de Marcos Falopa, com Cláudio Mortari e Toni Alffini

O bastquete será o tema da live desta terça feira (23), a partir das 16h, quando o treinador Cláudio Mortari e o árbitro Toni Alffini serão os convidados de Marcos Falopa, coordenador técnico, profissional que acumula um currículo invejável como treinador de diversos clubes e seleções, incluindo trabalhos de instrutor pela Fifa.

Cláudio Mortari, atualmente com 74 anos, tem uma carreira vitoriosa, como jogador e treinador, com destque para um feito histórico, o Mundial de Clubes de 1979 comandando o Esporte Clube Sírio. Seu mais recente trabalho foi à frente da equipe do São Paulo, clube pelo qual conquistou o título paulista de 2021.

O Professor Toni Alffini, árbitro de basquete, formado em Educação Física pela FEFISA em 1973, acumula diversas participações em arbitragem, incluíndo os Jogos Olímpicos de Seul (1988) e de Barcelona (1992).

A live estará no Instagram de Marcos Falopa a partir das 16h (clique aqui para acessar).
 
 
********************************************************************
 
Saudade: Há dez anos morria Félix, goleiro do Brasil na Copa de 70
 

Há exatos dez anos, na manhã de 24 de agosto de 2012, morria Félix, o goleiro que defendeu a meta da Seleção Brasileira na vitoriosa campanha na Copa do México, em 1970.

Ele sofria de enfisema pulmonar e estava com 74 anos, morando na capital paulista.

Paulistano nascido em 24 de dezembro de 1937, Félix Miélli Venerando começou pelo Nacional-SP, como amador. Profissionalizou-se pelo Juventus, passou pela Portuguesa, voltou a vestir a camisa do Nacional por empréstimo, novamente atuou pela Lusa e depois Fluminense, onde permaneceu entre 1968 e 1978.

O "Papel", apelido que ganhou pelo físico franzino e os voos espetaculares que fazia nas defesas, sofreu com críticas Muitos julgavam que outros goleiros eram mais capacitados para estarem em seu lugar na Copa de 70.

Sobre isso, aliás, Milton Neves escreveu um texto, no exato dia da morte de Félix, que segue abaixo, na íntegra:

Morreu Félix, um de nossos heróis de 1970

por Milton Neves, escrito em 24 de agosto de 2012

Falei muito com o "Papel" nesses últimos anos.

Ele sempre me ligava e o entrevistei trocentas vezes no rádio e TV.

E um tema era recorrente.

"Hoje, ouvi pela milionésima vez que o Brasil ganhou a Copa de 70 `apesar do Félix´. Isso não para nunca", reclamava, com inteira razão.

Aliás, como já fiz tantas vezes, reitero aqui um pedido aos jornalistas esportivos, principalmente aos mais jovens que nem tinham nascido em 1970: cessem com essa injustiça!

E pergunto se existe uma só pessoa no mundo que possa garantir que, com qualquer outro goleiro, se o Brasil ganharia a Copa de 70 como ganhou com ele, Félix, na meta.

E essa é a única certeza que temos: com ele ganhamos e isso ficou para sempre!

Só que os ingratos brasileiros preferem idolatrar Gordon Banks, o goleiro derrotado de 70.

Se com Ado ou Leão, que era sensacional, a gente ganharia também, só saberemos se Deus consultar seus arquivos e possibilidades e der uma entrevista coletiva no Vaticano e anunciar para todo mundo.

Como isso é impossível peço aos jornalistas e ao povo que entendam que entre os ex-jogadores a mais bonita das lágrimas é a da saudade.

O boleiro de ontem só tem exatamente na saudade seu grande alento de vida.

Eu falo, mostro e escrevo muito sobre os ex-jogadores por uma única razão: gratidão.

Eles, todos, uns mais outros menos, me nortearam na vida.

Estava perdidinho da silva lá pelos anos 60 quando me apaixonei por eles, pelo rádio e pelo futebol.

Hoje, ao registrar suas histórias em todas as mídias, retribuo um pouquinho do que eles me deram: um norte, uma profissão.

E são todos emocionantes.

Recebi uma vez no saudoso "Golaço" da Rede Mulher (hoje Record News) os ex-zagueiros Ramos Delgado e Turcão, ex-Palmeiras e São Paulo.

Ao final, perguntei aos dois o que acharam do programa-homenagem, que ia sempre ao ar às sextas-feiras.

"Me senti em Nunez", respondeu "El Negro", Ramos Delgado, referindo-se aos seus áureos tempos de jovem zagueiro do River Plate.

Já Turcão, o Alberto Chuairi, se levantou, me abraçou e disse: "tenho 79 anos (em 2005), joguei 25 anos e foi a primeira vez que apareci na televisão". E chorou.

Querem algo mais gratificante do que isso?

E, agora, leiam com atenção a frase abaixo e depois republiquem, divulguem, retuitem, telefonem e também no boca a boca multipliquem aos milhares as mais lindas e sábias palavras que ouvi do saudoso Félix por várias vezes.

"Pelo menos quando eu morrer que parem de dizer que o Brasil ganhou a Copa de 70 ´apesar do Félix´. O Barbosa foi crucificado porque não ganhou a Copa de 50 e eu por ter ganho a Copa de 70. Duas grandes injustiças", sempre bradava.

E essa frase merece ser histórica e eternizada como a de Barbosa que dizia ser o único brasileiro a cumprir uma pena superior aos 30 anos, o tempo máximo de punição imposta a qualquer criminoso no Brasil.

Assim, que agora, lá no céu, nosso "Papel" possa viver em paz livre de sua "pena" de 42 anos de enorme injustiça.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE FÉLIX NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

 

********************************************************************

F1: McLaren oficializa saída de Ricciardo ao término da temporada

Aquilo que era óbvio foi oficializado nesta quarta-feira (24) pela McLaren, que o australiano Daniel Ricciardo deixará a equipe após o término da temporada da Fórmula 1 deste ano.

Mesmo com vínculo contratual até o final de 2023, sua permanência, que dependia exclusivamente dele, pois seria sua livre escolha prorrogar o contrato, comçeçou a ser questionada pelo seu desempenho, muito aquém daquele obtido por seu companheiro de equipe, o britânico Lando Norris..

A situação ganhou contornos mais claros quando seu compatriota Oscar Piastri desmentiu a Alpine, onde atuava como reserva, dizendo que não correria pelo time francês em 2022, sinalizando que seu destino seria o time de Woking.

Por meio de suas redes sociais, a McLaren enfatizou que houve um acordo entre as partes para a saída de Ricciardo, que está com 33 anos, completados no dia 1º de julho.

A McLaren Racing e Daniel Ricciardo concordaram mutuamente que o piloto deixará a equipe no final da temporada de 2022. A equipe agradece a Daniel por sua dedicação e contribuição, incluindo aquela vitória memorável em Monza. Estamos ansiosos para terminar a temporada fortemente juntos.

A menção da McLaren à Monza, quando Ricciardo venceu o GP da Itália de 2021 é, de fato, um reconhecimento por um feito importante para o time inglês, que não vencia uma corrida desde o GP do Brasil de 2012, com o britânico Jenson Button.

Daniel Ricciardo chegou â McLaren em 2021, após duas temporadas na Renault. Imediatamente antes foram cinco temporadas pela Red Bull, entre 2014 e 2018, período em que obteve suas melhoes colocações em mundiais, 2014 e 2016, ambos anos em terceiro lugar.

Ricciardo, que estreou na categoria em 2011 pela Hispania, no GP da Grã-Bretanha, passou os dois anos seguintes na Toro Rosso antes de ser galgado à Red Bull. Ele totaliza oito vitórias na Fórmula 1, sete pela Red Bull e uma pela McLaren, além de três poles.

Apesar do triunfo no GP da Itália em 2021, Ricciardo teve sua trajetória esmaecida na McLaren, por conta do brilho inconteste do britânico Lando Norris, que no ano pasado terminou o campeonato em sexto lugar, com 160 pontos, ante a 115 de Ricciado, o oitavo. Na atual temporada, Norris ocupa o sétimo lugar, com 76 pontos. Ricciardo, em 12º, contabiliza apenas 19 pontos. 

Com o anúncio da não permanência de Daniel Ricciardo para o próximo ano, deve ser uma questão de dias para que a McLaren comunique o também australiano Oscar Piastri para o seu lugar.

Ricciardo e todo o circo da Fórmula 1 retornam para o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, no próximo domingo (28), na etapa que será a 14ª da temporada que é liderada por Max Verstappen, da Red Bull, que tem 80 pontos de vantagem para o segundo colocado, Charles Leclerc, da Ferrari. 

DESTINO...

A possibilidade mais clara para a permanência de Ricciardo no grid da Fórmula 1 é sua volta para a Alpine, que no tempo em que correu por lá era chamada de Renault. Isso porque o espanhol Fernando Alonso deixará o cockpit do time francês no fina de 2022, para ser piloto da Aston Martin em 2023.  

Outra porta onde Ricciardo pode "bater" é a da Haas. que por enquanto tem apenas Kevin Magnussen garantido, já que o contrato de Mick Schumacher termina no final deste ano.

Daniel Ricciardo durante o GP da Itália de 2021, em Monza, prova que ele venceu pela McLaren, quebrando um jejum do time inglês, que durava desde o GP do Brasil de 2012. Foto: McLarenF1  


   

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA

 

 

********************************************************************

 

Parabéns, Paulo Autuori! Duas vezes campeão da Libertadores e uma vez Mundial, completa 66 anos

Um dos poucos casos entre os treinadores de sucesso que não jogaram futebol, o carioca Paulo Autori completa 66 anos nesta quinta-feira (25).
 
Formado em Educação Física, Administração Esportiva e também tendo o curso de treinador de futebol em seu currículo, Autuori atualmente é coordenador de futebol do Sport Club Internacional.
 
Suas maiores conquistas foram por Cruzeiro e São Paulo. No clube mineiro comandou a equipe na conquistada Libertadores em 1997, e no Tricolor Paulista emendou a Libertadores de 2005 e o Mundial de Clubes no mesmo ano.
 
Porém, o título que abriu as portas para que Paulo Autuori ganhasse grande notoriedade no cenário nacional foi o Brasileiro de 1995, à frente do Botafogo (RJ).
 
Teve boas passagens no futebol do exterior. No Japão (por Kashima Antlers e Cerezo Ozaka), no Peru por Allianza Lima e Sporting Cristal, conquistando títulos nacionais em ambos, e também no futebol árabe. No Catar ele comandou o Al-Rayyan, vencendo a Copa do Emir por duas vezes, em 2010 e 2011.
 
ENTREVISTA A MILTON NEVES:
 
No dia 14 de julho de 2019, Paulo Autuori participou do Domingo Esportivo Bandeirantes, sendo entrevistado por Milton Neves. Ouça, no player abaixo:
 
 
 
 
********************************************************************
 
F1: GP da Bélgica marca retomada do Mundial neste final de semana; veja a programação completa
 

Após a pausa que durou desde o GP da Hungria, em 31 de julho, a Fórmula 1 retoma seu campeonato neste final de semana para a 14ª etapa, o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.

Max Verstappen, da Red Bull, lidera o Mundial com 80 pontos de vantagem para o segundo colocado, Charles Leclerc, da Ferrari, o que o deixa em condições muito favoráveis em sua busca pelo bicampeonato consecutivo na categoria máxima do automobilismo.

As atividades de pista começam na sexta-feira (26) com dois treinos livres. No sábado (27) acontece o último ensaio e a classificação que definirá o grid para a prova, marcada para 10h do domingo (28).

NO ANO PASSADO... 

O GP da Bélgica de 2021, em Spa-Francorchamps, teve pole de Max Verstappen em 1min59s765 e vitória dele mesmo, seguido por Russel e Hamilton, em uma prova marcada pela chuva, que abreviou a corrida para apenas uma única volta. 

O recordista de vitórias no GP da Bélgica é Michael Schumacher, com seis triunfos, em 1992, 1995, 1996, 1997, 2001, 2002.

Ayrton Senna é o segundo neste ranking, com cinco vitórias: 1985, 1988, 1989, 1990, 1991.

Do atual grid, Lewis Hamilton foi quem mais ganhou na Béligica, quatro vezes, em 2010, 2015. 2017 e 2020.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DA BÉLGICA - SPA-FRANCORCHAMPS - HORÁRIOS DE BRASÍLIA  

Sexta-feira (26)

Treino Livre 1 - 9h às 10h
Treino Livre 2  - 12h às 13h

Sábado (27)

Treino Livre 3 - 8h às 9h
Classificação – 11h às 12h

Domingo (28)

Corrida – 10h - 44 voltas pelos 7.004 metros do traçado belga.

ETAPAS REALIZADAS

1ª - 20/03/2022 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Charles Leclerc (1min30s558) - Vitória de Charles Leclerc
2ª - 27/03/2022 – GP da Arábia Saudita – Jedá – Pole de Sergio Pérez (1min28s200) - Vitória de Max Verstappen
3ª - 10/04/2022 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Charles Leclerc (1min17s868) - Vitória de Charles Leclerc
4ª - 24/04/2022 – GP da Emília-Romanha – Ímola – Pole de Max Verstappen (vencedor da Sprint) - Vitória de Max Verstappen
5ª - 08/05/2022 – GP de Miami – Miami (EUA) – Pole de Charles Leclerc (1min28s796) - Vitória de Max Verstappen
6ª - 22/05/2022 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Charles Leclerc (1min18s750) - Vitória de Max Verstappen
7ª - 29/05/2022 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc (1min11s376) - Vitória de Sergio Pérez
8ª - 12/06/2022 – GP do Azerbaijão – Baku – Pole de Charles Leclerc (1min41s359) - Vitória de Max Verstappen
9ª - 19/06/2022 – GP do Canadá – Montreal – Pole de Max Verstappen (1min21s299) - Vitória de Max Verstappen
10ª -03/07/2022 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de Carlos Sainz (1min40s983) - Vitória de Carlos Sainz
11ª -10/07/2022 – GP da Áustria – Red Bull Ring / Spielberg – Pole para a Sprint de Max Verstappen (1min04s984) - Vitória de Verstappen na Corrida Sprint - Vitória de Charles Leclerc na corrida principal
12ª -24/07/2022 – GP da França – Paul Ricard – Pole de Charles Leclerc (1min30s872) - Vitória de
13ª -31/07/2022 – GP da Hungria – Hungaroring / Budapeste – pole de George Russell (1min17s377) - Vitória de Max Vestappen

ETAPAS RESTANTES

14ª -28/08/2022 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps –
15ª -04/09/2022 – GP da Holanda – Zandvoort –
16ª -11/09/2022 – GP da Itália – Monza –
17ª -02/10/2022 – GP de Singapura – Marina Bay –
18ª -09/10/2022 – GP do Japão – Suzuka – Horários
19ª -23/10/2022 – GP dos EUA – COTA / Austin –
20ª -30/10/2022 – GP do México – Cidade do México –
21ª -13/11/2022 – GP de São Paulo – Interlagos / Brasil –
22ª -20/11/2022 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –

  

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

********************************************************************

Corinthians teve resultado melhor que a atuação; com o São Paulo foi o inverso. Por: @lucas_creis

Uma das grandes graças do futebol é que nem sempre quem joga melhor vence. Parece clichê, mas é que foi exatamente isso que aconteceu nas duas partidas de ida das semifinais da Copa do Brasil. Fluminense e São Paulo não foram piores que Corinthians e Flamengo respectivamente. Nenhum dos dois, porém, conseguiu vencer.

No primeiro duelo, no Maracanã, o Flu dominou a maior parte do jogo. Ficou na frente do placar em duas oportunidades. Mas cedeu o empate ao valente Corinthians. O Timão saiu muito no lucro diante do que apresentou no Rio de Janeiro.

O resultado em 2 a 2 foi muito melhor que o desempenho apresentado pelo time de Vítor Pereira, que admitiu ver muitos pontos a melhorar na equipe para o jogo de volta.

Enquanto isso, no Morumbi, o São Paulo se aplicou, se dedicou, se organizou, mostrou intensidade, criou, pressionou... e perdeu para o Flamengo por 3 a 1. O Tricolor parece ter chegado perto do seu limite em termos de desempenho e jogou melhor na maior parte do duelo. Mas diante da máquina flamenguista, pequenos erros custaram muito caro.

Óbvio que a diferença entre os elencos de São Paulo e Flamengo é grande. O Rubro-Negro Carioca já tinha o melhor time do país e se reforçou com atletas de um nível altíssimo no meio de ano. Mas o Tricolor equilibrou as coisas com muita intensidade e organização, explorou bem o lado direito da defesa flamenguista, criou ótimas oportunidades e deixou o Morumbi com um sentimento enorme de frustração, já que merecia melhor sorte.

Se no Maracanã o Corinthians teve um resultado muito melhor do que a atuação, no Morumbi, com o São Paulo aconteceu o inverso.

De positivo para o time de Rogério Ceni fica a prova de que esse time pode mais, especialmente no Brasileiro, onde vai mal, e na Copa Sul-Americana, onde parece ser o favorito ao título.

 

********************************************************************

Olhos no retrovisor: James Hunt em seu dia de fúria, perdendo a paciência com um fiscal no GP do Canadá

O britânico James Hunt, que morreu em 15 de junho de 1993, vítima de um infarto fulminante, protagonizou momentos marcantes na Fórmula 1 e também fora das pistas.

Venceu o Mundial de 1976 após terminar em terceiro lugar o GP do Japão, último da temporada, superando Niki Lauda por apenas um ponto. A saga dos dois, inclusive, foi eternizada em 2013, ano de lançamento do filme "Rush".

MULHERES...

Fora das pistas, Hunt teve sempre seu comportamento questionado. Na biografia de Hunt, "Shunt", de autoria de Tom Rubythorn, há um relato dando conta de que ele passou as duas semanas que antecederam o GP do Japão de 1976 com 34 comissárias de bordo da British Airways, além de mulheres japonesas durante sua estada em Tóquio.

UM DIRETO DE DIREITA...

Selecionamos um vídeo de Hunt após bater sua McLaren-Ford na 61ª das 80 voltas do GP do Canadá de 1977, realizado no circuito de Mosport Park, em Ontário.

Disputando o título daquele ano, Hunt saiu furioso do cockpit de sua McLaren M26 depois de um toque com seu companheiro de equipe, o alemão Jochen Mass, e caminhava próximo à pista quando foi alertado por um fiscal a tomar outro caminho, cuidando da segurança do piloto. Hunt, que provavelmente estava esperando Mass passar para gesticular com ele, então acerta um soco em cheio no queixo do fiscal, que cai no chão.

Imediatamente o piloto se desculpa. Depois, atrás da mureta, tira o capacete e o abraça. Detalhe: o fiscal fica tão atordoado com o golpe que nem percebeu que sua touca vermelha ficou pelo chão...

ABAIXO, VÍDEO DE JAMES HUNT ABANDONANDO A PROVA E AGREDINDO UM FISCAL

 

Hunt havia largado em 2º lugar, e a vitória foi do sul-africano Jody Scheckter (Wolf-Ford). O pódio foi completado pelo francês Patrick Depailler (Tyrrell-Ford) e Jochen Mass (McLaren-Ford). Aliás, aquela foi a última vez que Mosport sediou o GP do Canadá, que de 1978 até hoje é realizado no circuito de Montreal.

O título já estava garantido em favor de Niki Lauda (Ferrari), que nem disputou a prova, após desentender-se com o comendador Enzo Ferrari. Para o seu lugar correu Gilles Villeneuve, que fez sua estreia pelo time italiano, com o carro de número 21. Villeneuve havia participado de um GP naquele ano, o primeiro de sua carreira na categoria, com um McLaren alugado, no GP da Grã-Bretanha, em Silverstone.

Dois brasileiros participaram da prova canadense em 1977: Alex Dias Ribeiro (March-Ford) foi o oitavo e Emerson Fittipaldi (Fittipaldi-Ford) não terminou, com problemas mecânicos.

James Hunt largou em 2º no GP do Canadá de 1977. Foto: Divulgação

O sul-africano Jody Scheckter, com o Wolf-Ford, vencedor do GP do Canadá de 1977, em Mosport Park. Foto: Divulgação

 

Os dois brasileiros que disputaram o GP do Canadá de 1977: Alex Dias Ribeiro (March-Ford) e Emerson Fitttipaldi (Fittipaldi-Ford). Fotos: Divulgação

ABAIXO, ALGUNS MOMENTOS DO GP DO CANADÁ DE 1977 REALIZADO NO CIRCUITO DE MOSPORT PARK, VENCIDO POR JODY SCHECKTER


      

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

********************************************************************

F1: Sainz comanda primeiro treino livre para o GP da Bélgica

O espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, comandou nesta sexta-feira (26)a primeira sessão livre em Spa-Francorchamps, palco da 14ª etapa do Mundial de Fórmula 1, o GP da Bélgica, que será disputado no domingo (28), a partir das 10h.

Ainda com pista seca, pois a chuva se fez presente nos instantes finais do ensaio, Sainz anotou 1min46s538, 0s069 melhor que seu companheiro de equipe, o monegasco Charles Leclerc, que fechou em segundo lugar, imediatamente à frente do líder do campeonato, Max Verstappen (Red Bull), o terceiro colocado, defasado em 0s217 em relação a Sainz.

George Russell, com a Mercedes, apareceu em quarto, já bem mais distante, a 0s858 do líde do treino, seguido por Lance Strll, que foi o quinto com a Aston Martin. A surpresa ficou por conta do sexto colocado, Alex Albon, com a Williams.

PUNIÇÕES

Por alterações em suas unidades de potência, seis pilotos sofrerão punições no grid da prova, que será definido amanhã, incluindo os dois principais postulantes ao título, Verstappen e Leclerc. Além deles, Lando Norris, Esteban Ocon, Valtteri Bottas e Mick Schumacher.

Logo mais, a partir do meio dia, começa o segundo treino livre.

NOVIDADE ANUNCIADA

Como já era esperado, a Audi anunciou nesta manhã sua entrada na Fórmula 1 a partir de 2026, juntando-se à Sauber, que hoje tem acordo com a Ferrari, a quem aluga sua operação na Fórmula 1 a uma marca da empresa italiana, a Alfa Romeo. A temporada de 2026 marca uma significativa mudança na engenharia de motores.

NO ANO PASSADO... 

O GP da Bélgica de 2021, em Spa-Francorchamps, teve pole de Max Verstappen em 1min59s765 e vitória dele mesmo, seguido por Russel e Hamilton, em uma prova marcada pela chuva, que abreviou a corrida para apenas uma única volta. 

O recordista de vitórias no GP da Bélgica é Michael Schumacher, com seis triunfos, em 1992, 1995, 1996, 1997, 2001, 2002.

Ayrton Senna é o segundo neste ranking, com cinco vitórias: 1985, 1988, 1989, 1990, 1991.

Do atual grid, Lewis Hamilton foi quem mais ganhou na Bélgica, quatro vezes, em 2010, 2015. 2017 e 2020.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DA BÉLGICA - SPA-FRANCORCHAMPS - HORÁRIOS DE BRASÍLIA  

Sexta-feira (26)

Treino Livre 1 - 9h às 10h
Treino Livre 2  - 12h às 13h

Sábado (27)

Treino Livre 3 - 8h às 9h
Classificação – 11h às 12h

Domingo (28)

Corrida – 10h - 44 voltas pelos 7.004 metros do traçado belga.

ETAPAS REALIZADAS

1ª - 20/03/2022 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Charles Leclerc (1min30s558) - Vitória de Charles Leclerc
2ª - 27/03/2022 – GP da Arábia Saudita – Jedá – Pole de Sergio Pérez (1min28s200) - Vitória de Max Verstappen
3ª - 10/04/2022 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Charles Leclerc (1min17s868) - Vitória de Charles Leclerc
4ª - 24/04/2022 – GP da Emília-Romanha – Ímola – Pole de Max Verstappen (vencedor da Sprint) - Vitória de Max Verstappen
5ª - 08/05/2022 – GP de Miami – Miami (EUA) – Pole de Charles Leclerc (1min28s796) - Vitória de Max Verstappen
6ª - 22/05/2022 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Charles Leclerc (1min18s750) - Vitória de Max Verstappen
7ª - 29/05/2022 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc (1min11s376) - Vitória de Sergio Pérez
8ª - 12/06/2022 – GP do Azerbaijão – Baku – Pole de Charles Leclerc (1min41s359) - Vitória de Max Verstappen
9ª - 19/06/2022 – GP do Canadá – Montreal – Pole de Max Verstappen (1min21s299) - Vitória de Max Verstappen
10ª -03/07/2022 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de Carlos Sainz (1min40s983) - Vitória de Carlos Sainz
11ª -10/07/2022 – GP da Áustria – Red Bull Ring / Spielberg – Pole para a Sprint de Max Verstappen (1min04s984) - Vitória de Verstappen na Corrida Sprint - Vitória de Charles Leclerc na corrida principal
12ª -24/07/2022 – GP da França – Paul Ricard – Pole de Charles Leclerc (1min30s872) - Vitória de
13ª -31/07/2022 – GP da Hungria – Hungaroring / Budapeste – pole de George Russell (1min17s377) - Vitória de Max Vestappen

ETAPAS RESTANTES

14ª -28/08/2022 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps –
15ª -04/09/2022 – GP da Holanda – Zandvoort –
16ª -11/09/2022 – GP da Itália – Monza –
17ª -02/10/2022 – GP de Singapura – Marina Bay –
18ª -09/10/2022 – GP do Japão – Suzuka – Horários
19ª -23/10/2022 – GP dos EUA – COTA / Austin –
20ª -30/10/2022 – GP do México – Cidade do México –
21ª -13/11/2022 – GP de São Paulo – Interlagos / Brasil –
22ª -20/11/2022 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –

 PILOTOPAÍSEQUIPEPTS
1 Max Verstappen NED RED BULL RACING RBPT 258
2 Charles Leclerc SEG FERRARI 178
3 Sergio Pérez MEX RED BULL RACING RBPT 173
4 George Russel GBR MERCEDES 158
5 Carlos Sainz ESP FERRARI 156
6 Lewis Hamilton GBR MERCEDES 146
7 Lando Norris GBR MCLAREN MERCEDES 76
8 Esteban Ocon FRA ALPINE RENAULT 58
9 Valtteri Bottas FIN ALFA ROMEO FERRARI 46
10 Fernando Alonso ESP ALPINE RENAULT 41
11 Kevin Magnussen DEN HAAS FERRARI 22
12 Daniel Ricciardo AUS MCLAREN MERCEDES 19
13 Pierre Gasly FRA ALPHATAURI RBPT 16
14 Sebastian Vettel GER ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES 16
15 Mick Schumacher GER HAAS FERRARI 12
16 Yuki Tsunoda JPN ALPHATAURI RBPT 11
17 Zhou Guanyu CHN ALFA ROMEO FERRARI 5
18 Passeio de Lance POSSO ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES 4
19 Alexandre Albon THA WILLIAMS MERCEDES 3
20 Nicholas Latifi POSSO WILLIAMS MERCEDES  0
21 Nico Hulkenberg GER ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES  0

  

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

********************************************************************

F1: Verstappen dá o troco na Ferrari para ficar com o melhor tempo do dia na Bélgica

Depois de ficar em terceiro lugar no primeiro treino livre, Max Verstappen liderou a sessão 2 nesta sexta-feira (26) em Spa-Francorchamps, palco da 14ª etapa do Mundial de Fórmula 1, o GP da Bélgica, que será disputado no domingo (28), a partir das 10h.

A bordo da Red Bull de numeral 1, o holandês colocou seu nome no topo da tabela com 1min45s507, absurdos 0s862 que Charles Leclerc, o segundo colocado, com a Ferrari. Vale lembrar, entretanto, que ambos serão punidos na classificação que definirá o grid, por trocas de componentes em suas respectivas unidades de potência.  

Lando Norris, com a McLaren, ficou em terceiro, seguido pela Aston Martin de Lance Stroll, que fechou o TL2 na quarta colocação. Depois, Carlos Sainz, que havia liderado o TL1, terminou em quinto e Lewis Hamilton (Mercedes) fechou a lista dos seis primeiros.

PUNIÇÕES

Por alterações em suas unidades de potência, seis pilotos sofrerão punições no grid da prova, que será definido amanhã, incluindo os dois principais postulantes ao título, Verstappen e Leclerc. Além deles, Lando Norris, Esteban Ocon, Valtteri Bottas e Mick Schumacher.

Logo mais, a partir do meio dia, começa o segundo treino livre.

NOVIDADE ANUNCIADA

Como já era esperado, a Audi anunciou nesta manhã sua entrada na Fórmula 1 a partir de 2026, juntando-se à Sauber, que hoje tem acordo com a Ferrari, a quem aluga sua operação na Fórmula 1 a uma marca da empresa italiana, a Alfa Romeo. A temporada de 2026 marca uma significativa mudança na engenharia de motores.

NO ANO PASSADO... 

O GP da Bélgica de 2021, em Spa-Francorchamps, teve pole de Max Verstappen em 1min59s765 e vitória dele mesmo, seguido por Russel e Hamilton, em uma prova marcada pela chuva, que abreviou a corrida para apenas uma única volta. 

O recordista de vitórias no GP da Bélgica é Michael Schumacher, com seis triunfos, em 1992, 1995, 1996, 1997, 2001, 2002.

Ayrton Senna é o segundo neste ranking, com cinco vitórias: 1985, 1988, 1989, 1990, 1991.

Do atual grid, Lewis Hamilton foi quem mais ganhou na Bélgica, quatro vezes, em 2010, 2015. 2017 e 2020.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA PARA O GP DA BÉLGICA - SPA-FRANCORCHAMPS - HORÁRIOS DE BRASÍLIA  

Sexta-feira (26)

Treino Livre 1 - 9h às 10h
Treino Livre 2  - 12h às 13h

Sábado (27)

Treino Livre 3 - 8h às 9h
Classificação – 11h às 12h

Domingo (28)

Corrida – 10h - 44 voltas pelos 7.004 metros do traçado belga.

ETAPAS REALIZADAS

1ª - 20/03/2022 – GP do Bahrein – Sakhir – Pole de Charles Leclerc (1min30s558) - Vitória de Charles Leclerc
2ª - 27/03/2022 – GP da Arábia Saudita – Jedá – Pole de Sergio Pérez (1min28s200) - Vitória de Max Verstappen
3ª - 10/04/2022 – GP da Austrália – Melbourne – Pole de Charles Leclerc (1min17s868) - Vitória de Charles Leclerc
4ª - 24/04/2022 – GP da Emília-Romanha – Ímola – Pole de Max Verstappen (vencedor da Sprint) - Vitória de Max Verstappen
5ª - 08/05/2022 – GP de Miami – Miami (EUA) – Pole de Charles Leclerc (1min28s796) - Vitória de Max Verstappen
6ª - 22/05/2022 – GP da Espanha – Barcelona – Pole de Charles Leclerc (1min18s750) - Vitória de Max Verstappen
7ª - 29/05/2022 – GP de Mônaco – Monte Carlo – Pole de Charles Leclerc (1min11s376) - Vitória de Sergio Pérez
8ª - 12/06/2022 – GP do Azerbaijão – Baku – Pole de Charles Leclerc (1min41s359) - Vitória de Max Verstappen
9ª - 19/06/2022 – GP do Canadá – Montreal – Pole de Max Verstappen (1min21s299) - Vitória de Max Verstappen
10ª -03/07/2022 – GP da Grã-Bretanha – Silverstone – Pole de Carlos Sainz (1min40s983) - Vitória de Carlos Sainz
11ª -10/07/2022 – GP da Áustria – Red Bull Ring / Spielberg – Pole para a Sprint de Max Verstappen (1min04s984) - Vitória de Verstappen na Corrida Sprint - Vitória de Charles Leclerc na corrida principal
12ª -24/07/2022 – GP da França – Paul Ricard – Pole de Charles Leclerc (1min30s872) - Vitória de
13ª -31/07/2022 – GP da Hungria – Hungaroring / Budapeste – pole de George Russell (1min17s377) - Vitória de Max Vestappen

ETAPAS RESTANTES

14ª -28/08/2022 – GP da Bélgica – Spa-Francorchamps –
15ª -04/09/2022 – GP da Holanda – Zandvoort –
16ª -11/09/2022 – GP da Itália – Monza –
17ª -02/10/2022 – GP de Singapura – Marina Bay –
18ª -09/10/2022 – GP do Japão – Suzuka – Horários
19ª -23/10/2022 – GP dos EUA – COTA / Austin –
20ª -30/10/2022 – GP do México – Cidade do México –
21ª -13/11/2022 – GP de São Paulo – Interlagos / Brasil –
22ª -20/11/2022 – GP de Abu Dhabi – Yas Marina –

 PILOTOPAÍSEQUIPEPTS
1 Max Verstappen NED RED BULL RACING RBPT 258
2 Charles Leclerc SEG FERRARI 178
3 Sergio Pérez MEX RED BULL RACING RBPT 173
4 George Russel GBR MERCEDES 158
5 Carlos Sainz ESP FERRARI 156
6 Lewis Hamilton GBR MERCEDES 146
7 Lando Norris GBR MCLAREN MERCEDES 76
8 Esteban Ocon FRA ALPINE RENAULT 58
9 Valtteri Bottas FIN ALFA ROMEO FERRARI 46
10 Fernando Alonso ESP ALPINE RENAULT 41
11 Kevin Magnussen DEN HAAS FERRARI 22
12 Daniel Ricciardo AUS MCLAREN MERCEDES 19
13 Pierre Gasly FRA ALPHATAURI RBPT 16
14 Sebastian Vettel GER ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES 16
15 Mick Schumacher GER HAAS FERRARI 12
16 Yuki Tsunoda JPN ALPHATAURI RBPT 11
17 Zhou Guanyu CHN ALFA ROMEO FERRARI 5
18 Passeio de Lance POSSO ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES 4
19 Alexandre Albon THA WILLIAMS MERCEDES 3
20 Nicholas Latifi POSSO WILLIAMS MERCEDES  0
21 Nico Hulkenberg GER ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES  0

  

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE

 

 

********************************************************************

Saudade: Há quatro anos morria Zé Bettio. Relembre entrevista do icônico radialista a Milton Neves

Um dos maiores nomes do rádio brasileiro, Zé Bettio nos deixava há exatos quatro anos, na madrugada de 27 de agosto de 2018, aos 92 anos de idade.

Zé Bettio estava aposentado e dividia seu tempo entre a capital paulista, no bairro do Horto Florestal, zona norte da cidade, local de sua morte, e o interior, onde era proprietário de fazendas em Garça e Rinópolis, ambas em São Paulo.

Natural do município de Promissão (SP), onde nasceu em 2 de janeiro de 1926, Zé Bettio iniciou sua carreira artística percorrendo o interior de São Paulo e Paraná com o trio "Sertanejos Alegres",  junto com Antonio Moraes e Afonso.

Após o término do grupo, passou a tocar sanfona em um concurso de calouros da Rádio Tupi, quando conheceu outros músicos e formou o "Zé Bettio e seu Conjunto", que se apresentou algumas vezes na Rádio Cometa.

O início da carreira como radialista foi por acaso. Ele fazia uma apresentação em uma rádio de Guarulhos, e o locutor da emissora faltou. Zé Bettio assumiu a leitura dos anúncios naquela transmissão, agradando os ouvintes da emissora.

Foi então contratado pela Rádio Cometa, onde assumiu um programa próprio. Logo, Zé Bettio, com sua simplicidade e bom humor, acabou conquistando a simpatia do público.

Foi contratado pela Rádio Record no início da década de 1970, levando a emissora paulista, em apenas dois anos, do 14º para o primeiro lugar na audiência. Em seu programa, lançou diversas duplas sertanejas, entre elas, Milionário e José Rico.

Em 1984, foi contratado pela Rádio Capital, e também teve rápida passagem pela Rádio Gazeta, de São Paulo.

Poucos sabem, mas o histórico radialista também jogou futebol. Foi em sua juventude, quando, morando em Lins (SP), dividia seu tempo entre a profissão de sapateiro e as partidas do Clube Atlético Linense.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE ZÉ BETTIO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?" 

Abaixo, ouça a participação de Zé Bettio no "Domingo Esportivo" do dia 11 de fevereiro de 2011:

 

********************************************************************

 

Parabéns, Silas! Um dos "Menudos do Morumbi" completa 57 anos

Silas, entre os ótimos meias da história do São Paulo Futebol Clube, um dos "Menudos do Morumbi" ao lado de Muller, Careca e Sidney, revelado em 1984 pelo saudoso Cilinho (1939 - 2019), que atualmente trabalha como comentarista na ESPN, completa 57 anos neste sábado (27).

Pauista de Campinas, Paulo Silas do Prado Pereira começou sua careira no próprio São Paulo, onde atuou entre 1984 e 1988, período em que conquistou dois títulos paulistas (1985 e 1987) e um Brasileiro (1986). Também foi campeão por outras equipes brasileiras, como o Internacional, o Vasco e o Atlético-PR, e ainda levantou uma taça no Campeonato Argentino de 1995, pelo San Lorenzo, clube que defendeu entre 1995 e 1997. Encerrou sua carreira nos gramados em 2004, pela Inter de Limeira.

Pela Seleção Brasileira Silas disputou dois mundiais, em 1986 e 1990, e foi campeão da Copa América em 1989.

Silas é irmão mais novo de Eli Carlos, que também foi jogador de futebol profissional, com passagens por Guarani, Coritiba e Cruzeiro, entre outros. Eli Carlos morreu em 22 de maio de 2020, aos 66 anos, após quase dois anos de internação por problemas cardíacos.

Como treinador, Silas comandou diversas equipes brasileiras, entre elas o Atlético Mineiro, o Grêmio e o Flamengo. Seu último trabalho foi no São Bento de Sorocaba, no Campeonato Paulista de 2020.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE SILAS NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

 

********************************************************************

Últimas do seu time