Ainda é muito difícil acreditar que o Rei Pelé nos deixou na tarde da última quinta-feira (29).
Confesso que nunca imaginei que fosse viver este momento terrível.
Mas, como seguimos por aqui, temos o dever de preparar todas as homenagens possíveis e imagináveis ao maior atleta de todos os tempos.
E, pelo visto, temos a primeira polêmica pintando após o falecimento do inventor do futebol.
Afinal de contas, o Santos deve ou não aposentar a sua camisa 10?
Eu entendo todos os colegas santistas que estejam se posicionando contra o pedido da família.
Mas, gente, honestamente mesmo: não fosse o Pelé, o que seria do Peixe?
O Rei deu o mundo ao até então provinciano time da Baixada Santista.
O Santos é até hoje o clube brasileiro mais conhecido no exterior por causa DELE!
Logo, toda homenagem é justa e precisa ser feita.
A camisa 10 precisa ser aposentada.
A Vila, depois da reforma, poderia receber o nome do Rei (tenho certeza que, lá do céu, Urbano Caldeira não se incomodaria).
E, se possível, até o nome do clube poderia ser mudado.
Que tal Santos Pelébol Clube?
Afinal, foi Ele quem inventou de verdade o esporte mais popular do planeta.
****************************************************
Morre Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos
A notícia que o futebol mundial mais temia se confirmou. Morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos de idade, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, maior jogador da de todos os tempos.
Pelé estava internado desde o dia 29 de novembro, no hospital Albert Einstein, em São Paulo, para dar prosseguimento ao tratamento de câncer no cólon.
O Atlético do Século foi diagnosticado com câncer em setembro de 2021. Em fevereiro deste ano, o ex-jogador se internou novamente para dar continuidade à quimioterapia. Em 29 de novembro, ele voltou à unidade, para uma reavaliação do tratamento e vinha passando por cuidados paliativos, recebendo medidas de conforto para aliviar dores e falta de ar. Nesta quinta-feira (29), o Rei teve falência multiplas dos órgãos.
CLIQUE AQUI E CONFIRA MILHARES DE IMAGENS DA CARREIRA DO REI DO FUTEBOL
Nascido em 23 de outubro de 1940, mineiro de Três Corações, foi eleito por diversas entidades como o "Atleta do Século XX", superando nomes históricos das mais diversas modalidades.
Em 21 anos de carreira como jogador de futebol, o Rei do Futebol fez história com as camisas do Santos e da seleção brasileira, e defendeu ainda o New York Cosmos, dos Estados Unidos.
No Peixe, onde chegou em 22 de julho de 1956, o eterno camisa 10 conquistou 45 títulos oficiais, entre eles dois Mundiais, duas Libertadores, dez títulos Paulista (1958, 1960, 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968, 1969, 1973)e sete títulos Brasileiros (cinco Taças Brasil e um Roberto Gomes Pedrosa). Além de ter marcado 1.091 gols em 1.116 jogos.
Já pela seleção, Pelé foi campeão do mundo em três oportunidades, 1958, 1962 e 1970. Além dos títulos, o Maior Jogador de Todos os Tempos anotou 12 gols na história dos mundiais.
OS GRANDES FEITOS DA CARREIRA DO REI
Em 1958, Pelé participou de sua primeira Copa do Mundo com apenas 17 anos. Na competição, foi essencial para que a Seleção Brasileira conquistasse seu primeiro título do torneio, marcando gol na final inclusive.
Quatro anos mais tarde, Pelé participou da Copa do Mundo de 1962. Apesar de se machucar na segunda partida do torneio, fez parte do elenco que conquistou o bicampeonato mundial. No mesmo ano, Pelé ajudou o Santos a conquistar a Libertadores e o Mundial de Clubes de 1962.
Na temporada seguinte, o Santos de Pelé repetiu o feito e conquistou o bicampeonato da Libertadores e do Mundial de Clubes em 1963.
Em 1969, Pelé alcançou a marca histórica de 1000 gols com apenas 13 anos de carreira profissional. O milésimo saiu de pênalti, em uma partida contra o Vasco no estádio do Maracanã. O Rei bateu no canto esquerdo do goleiro Andrada, que ainda resvalou na bola antes dela balançar as redes. Com o gol, a partida ficou paralisada por 20 minutos para celebrar o grande feito.
No total, o Rei do Futebol marcou 1282 gols (1091 pelo Santos, 95 pela seleção brasileira e mais 64 pelo Cosmos).
Em 1970, Pelé fez história novamente ao conquistar o tricampeonato mundial com a Seleção Brasileira, se tornado o único atleta a ganhar três vezes a Copa do Mundo como jogador. Na edição, o Rei foi eleito o melhor jogador e fez o primeiro gol da vitória na final sobre a Itália por 4 a 1.
No ano de 1977, Pelé se aposentou dos gramados com uma partida amistosa entre Santos e Cosmos, no qual o Rei jogou um tempo em cada equipe.
****************************************************
O dia especial, quando Milton Neves foi `professor` de Pelé durante corrida em praia de São Vicente
Na metade dos anos 80, Pelé, que nos deixou nesta quinta-feira (29) aos 82 anos, após lutar contra um tumor no cólon, e Milton Neves participaram do lançamento de cinco torres de apartamentos de 1 e 2 dormitórios na Baixada Santista para a Imobiliária Trabulsi.
A peça publicitária, dirigida por Eduardo Jadão, da Agência RNJ, foi gravada na praia, junto à histórica Biquinha de São Vicente, litoral de São Paulo.
Foi a primeira vez que Pelé gravou um comercial em dupla.
A agência propôs várias opções a Pelé, entre atores, jornalistas e personalidades de destaque na época. O Rei escolheu Milton Neves.
"Gravar o comercial foi uma verdadeira novela, mas deliciosa. Era inverno. Tudo estava programado para uma segunda-feira, mas choveu o dia inteiro. Idem na terça. Jantamos juntos nesse dia e Pelé me disse que teria de ser na quarta-feira, impreterivelmente, pois tinha voo marcado para Hong Kong, à noite", lembra Milton.
O dia seguinte amanheceu com "cara de poucos amigos", chuvoso, mas um breve momento de estiagem foi suficiente para que os dois colocassem em prática aquilo que os publicitários haviam planejado.
"A quarta-feira amanheceu chuvosa, mas assim que São Pedro deu uma trégua, fomos rapidinho para a praia, junto à Biquinha de São Vicente. A praia estava deserta, mas bastou que começassem os preparativos para a gravação que uma multidão de pelo menos 10 mil pessoas aparecesse do nada. Em determinado momento, durante o ensaio do texto, um carteiro passou por lá com sua mochila à tiracolo e gritou da calçada: `Milton, quem é esse negão ao seu lado?´ Foi uma risada geral, diz Milton Neves.
Pelé estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, acompanhado de filhas, filhos, netas e netos.
CERIMONIAL FÚNEBRE
O corpo de Pelé será transladado do Hospital Albert Einstein na próxima segunda-feira (2) com destino a Santos, onde será velado na Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube, até 10h de terça-feira (3). Em seguida, haverá um cortejo pelas ruas de Santos, passando pelo Canal 6, onde reside sua mãe, dona Celeste, de 100 anos. O sepultamento será na Memorial Metrópole Ecumênica, reservado apenas aos familiares.
Milton e Pelé, aproveitando a trégua da chuva
Preparativos para a corrida
Pique em dia. Pelé e Milton lado a lado na Praia da Biquinha, em São Vicente
Dupla. Milton, muito feliz ao lado do Rei. O mesmo Rei, que Milton viu de pertinho pela primeira vez no Estádio Francisco de Palma Travassos, em Ribeirão Preto, em 1965, quando tinha 14 anos, no jogo entre o Comercial e o Santos
Alegria em dobro para Pelé e Milton na areia branca de São Vicente
Milton e Pelé, ouvindo as instruções do publicitário Eduardo Jadão (à direita)
Milton e Pelé posando com fãs que acompanhavam a gravação do comercial
Milton, Pelé e Eduardo Jadão. O tempo melhorou, e eles finalmente puderam gravar o comercial
Pelé arrumando a correntinha depois da corrida que deu ao lado de Milton
Pelé e Milton, com panca de atleta
****************************************************
Pelé e Milton Neves: o primeiro `encontro` dos dois e muitos outros
Milton Neves tinha 14 anos na tarde de 10 de outubro de 1965, um domingo de muito calor, a tônica climática da cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
No gramado, o Santos não teve vida fácil para enfrentar o bom time do Comercial, e o primeiro gol saiu apenas aos 43 minutos do primeiro tempo, pênalti convertido por Pelé, que nos deixou nesta quinta-feira (29) aos 82 anos, após lutar contra um tumor no cólon.
Dorval, aos 7 minutos da etapa derradeira, deu números finais ao placar, na vitória do time da Vila.
Milton havia saído de Muzambinho, Sul de Minas, com os amigos Amintas, Moisés, Biga, Mauro Chame, Gleninho, Mirtinho "Chupa Dedo", André Pirata, Serrote, João Mula e Carlinho Murila".
"Foi graças a Deus e à minha saudosa tia Antonia que pude ver Pelé. Ela pediu mais ou menos R$ 90,00 em dinheiro de hoje emprestados de primos para o seu sobrinho "Mirtinho" não ficar triste, e ver o Pelé.
"O dinheiro era o preço do pacote composto pelo aluguel da Kombi, gasolinam, lanche e ingresso", relembra Milton.
Antes do primeiro gol, uma bola "prensada" entre Nonô e Dorval foi em direção a Milton, na mureta, junto ao alambrado.
"Aí, chegou o Pelé apressado, nervoso, tenso e suado para bater o lateral, e ao levantar o corpo curvado com a bola na mão, `olhou para mim´. Devo isso à minha tia Antonia. Foi o melhor presente que ganhei em toda a minha vida, porque o Pelé me viu!", emociona-se Milton Neves.
CERIMONIAL FÚNEBRE
O corpo de Pelé será transladado do Hospital Albert Einstein na próxima segunda-feira (2) com destino a Santos, onde será velado na Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube, até 10h de terça-feira (3). Em seguida, haverá um cortejo pelas ruas de Santos, passando pelo Canal 6, onde reside sua mãe, dona Celeste, de 100 anos. O sepultamento será na Memorial Metrópole Ecumênica, reservado apenas aos familiares.
OUÇA, NO PLAYER ABAIXO, MILTON FALANDO SOBRE O DIA EM QUE PELÉ O VIU, EM 1965.
PARA OS 80 ANOS DO REI DO FUTEBOL, SELECIONAMOS ALGUMAS IMAGENS DE MILTON NEVES E SEU ÍDOLO MAIOR EM DIVERSOS ENCONTROS
Pique em dia. Pelé e Milton lado a lado na Praia da Biquinha, em São Vicente, gravando comercial para a ImobiliáriaTrabulsi nos anos 90. Foto: Portal Terceiro Tempo
Dupla. Milton, muito feliz ao lado do Rei. O mesmo Rei, que Milton viu de pertinho pela primeira vez no Estádio Francisco de Palma Travassos, em Ribeirão Preto, em 1965, quando tinha 14 anos, no jogo entre o Comercial e o Santos
****************************************************
Rei do futebol e do cinema também: a carreira de Pelé como artista
Maior jogador da história do futebol, atleta do Século XX, tricampeão do mundo com a seleção brasileira, autor de 1281 gols e... artista. A carreira do Pelé como jogador é mais do que conhecida, consagrada e relembrada constantemente. A vida artística do Rei do Futebol, porém, também foi de muito sucesso.
Pelé, que morreu nesta quinta-feira (29), por falência multipla dos órgãos, cantou e chegou a gravar músicas com Elis Regina, fez especial com Roberto Carlos. O Eterno Camisa 10 também foi garoto propaganda até de videogame, marcas de pilha e produtos eletrônicos.
Mas o Rei brilhou mesmo nas telas. O lado ator do Camisa 10 surgiu ainda durante a carreira de jogador. Pelé chegou a fazer novela e foi protagonista em Os Estranhos, na antiga TV Excelsior, onde contracenou com grandes atrizes como Rosa Maria Murtinho e Regina Duarte. O Rei do Futebol ainda fez também uma histórica participação na Família Trapo, em 1967, quando contracenou com Ronald Golias.
No cinema a carreira foi ainda maior: Pelé trabalhou em 18 filmes ao longo de sua vida, chegando até mesmo a atuar em Hollywood, no filme Fuga Para A Vitória, de 1982, quando contracenou com Sylvester Stallone. Ainda em Hollywood, o Rei atuou no filme esportivo Hotshot.
Em 1986, Pelé apareceu em mais um filme de grande sucesso, um dos mais marcantes de sua época: Os Trapalhões e o Rei do Futebol, onde Pelé contracenou com a turma formada por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Outro filme marcante de Pelé nos anos 80 foi Pedro Mico, dirigido por Ipojuca Pontes, onde o Rei viveu um típico malandro carioca e contracenou com a saudosa atriz Tereza Rachel. Anos antes, o eterno camisa 10 foi protagonista em Os Trombadinhas, filme dirigido por Anselmo Duarte.
Pelé também foi tema de muitas produções. A mais famosa e consagrada delas é Pelé Eterno, maior e mais valioso documento de pesquisa sobre a carreira do maior jogador de todos os tempos. Dirigido por Aníbal Massaini Neto, o documentário foi lançado em junho de 2004 e apresenta imagens espetaculares.
Em 2017 foi lançado Pelé: O Nascimento de uma Lenda, ficção que relata a vida do Rei do Futebol e que tem em seu elenco Seu Jorge, que interpreta o Rei na vida adulta.
****************************************************
Achados & Perdidos: A estreia oficial de Pelé pelo Cosmos, com gol e o tradicional soco no ar
Depois de defender o Santos Futebol Clube entre 1956 e 1974, Pelé, que nos deixou nesta quinta-feira (29) aos 82 anos, após lutar contra um tumor no cólon, retornou aos gramados norte-americanos vestindo a camisa do New York Cosmos, clube por onde atuou entre 1975 e 1977, tendo marcadoou 64 gols em 106 jogos disputados.
Abaixo, vídeo de Pelé nos vestiários do Estádio Downing, em Nova York no dia 15 de junho de 1975, quando fez sua primeira partida pelo clube novaiorquino diante do Dallas Tornado, que abriu 2 a 0.
Porém, Pelé foi aos poucos se entrosando com os novos companheiros e deu um belo passe para o primeiro gol do Cosmos, feito pelo israelense Mordechai Shpiegler.
Depois, ele mesmo, fez de cabeça para empatar a partida, subindo com estilo e comemorando da forma tradiional, marcante, com um soco no ar.
CERIMONIAL FÚNEBRE
O corpo de Pelé será transladado do Hospital Albert Einstein na próxima segunda-feira (2) com destino a Santos, onde será velado na Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube, até 10h de terça-feira (3). Em seguida, haverá um cortejo pelas ruas de Santos, passando pelo Canal 6, onde reside sua mãe, dona Celeste, de 100 anos. O sepultamento será na Memorial Metrópole Ecumênica, reservado apenas aos familiares.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE PELÉ NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
****************************************************
Pelé, que nos deixou hoje, aos 82 anos, foi garoto-propaganda de videogame, roupas, pilhas, café e muito mais
Durante e após sua carreira nos gramados, Pelé, que nos deixou nesta quinta-feira (29) aos 82 anos, após lutar contra um tumor no cólon, participou de diversas campanhas publicitárias, entre elas para as pilhas Rayovac, o vídeo game Atari, Vitasay, Bom Bril, Café Pelé, Casas Bahia, Honda, Imobiliária Trabulsi (com Milton Neves), Biotonico Fontoura e Ducal, entre outras.
Separamos algumas imagens e três vídeos do Rei do Futebol. Os dois primeiros, de 1978, um ano após encerrar sua carreira pelo Cosmos (EUA), onde jogou por dois anos.
No primeiro, Pelé diz que saiu do futebol para jogar Atari mas a menina que aparece com ele no filme diz que ele precisava treinar mais.
No segundo, uma versão em que Pelé está ao lado do então astro de basquete norte-americano Kareem Abdul-Jabba e do piloto Mario Andretti, campeão mundial de Fórmula 1 em 1978.
A curiosidade é pelo fato de terem sido dublados em castelhano, pois foram veiculados na América Latina.
O terceiro é contracenado por Pelé e Xuxa, então sua namorada, na década de 80. Eles desejam feliz natal em nome de uma imobiliária, a Francisco Xavier Imóveis.
No último, de 2018, Pelé contracena com Gabriel Jesus, em peça publicitária da Vivo, para a Copa da Rússia. Pelé dá conselhos ao centroavante, mas no Mundial, Gabriel Jesus passou em branco, não marcou nenhum gol pela seleção, que acabou eliminada pela Bélgica nas quartas de final.
CERIMONIAL FÚNEBRE
O corpo de Pelé será transladado do Hospital Albert Einstein na próxima segunda-feira (2) com destino a Santos, onde será velado na Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube, até 10h de terça-feira (3). Em seguida, haverá um cortejo pelas ruas de Santos, passando pelo Canal 6, onde reside sua mãe, dona Celeste, de 100 anos. O sepultamento será na Memorial Metrópole Ecumênica, reservado apenas aos familiares.
Milton e Pelé, ouvindo as instruções do publicitário Eduardo Jadão (à direita), que dirigiu o comercial da Imobiliária Trabulsi em São Vicente
Campanha da Atari para o mercado norte-americano, em 1978:
Campanha da Atari para o mercado latino-americano, também em 1978. Além de Pelé, participam Kareem Abdul-Jabbar (ex-jogador de basquete) e Mario Andretti (ex-piloto de F1 e Fórmula Indy)
Pelé e Xuxa, então namorados, contracenando para campanha da Francisco Xavier Imóveis, nos anos 80:
Pelé e Gabriel Jesus em comercial da Vivo, para Copa da Rússia de 2018
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE PELÉ NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
****************************************************
Foi contra o Vasco que Pelé marcou seu milésimo gol
Pouco mais de 64 mil espectadores estavam no Maracanã na noite de 19 de novembro de 1969, uma quarta-feira, dia em que o Vasco enfrentou o Santos pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, equivalente ao Campeonato Brasileiro de hoje.
À beira do gramado, uma quantidade enorme de repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e "penetras", todos ansiosos para assisirem de perto o tão aguardado milésimo gol de Pelé, que nos deixou nesta quinta-feira (29) aos 82 anos, após lutar contra um tumor no cólon.
O Vasco abriu o placar com um gol do meia-atacante Benetti, aos 16 minutos do primeiro tempo.
O Santos empatou com um gol contra do zagueiro Renê, aos 10 minutos do segundo tempo. O jogo era tenso, toda vez que Pelé se aproximava da meta adversária com a bola havia a expectativa de gol, até o momento que que o Rei recebeu lançamento de Clodoaldo e dividiu com o zagueiro cruzmaltino Fernando. O árbitro, Manoel Amaro de Lima, já falecido, apontou pênalti imediatamente, sem titubear, para desespero do goleiro argentino Andrada (1939-2019). também já falecido.
A confusão foi grande, com muita reclamação por parte dos jogadores vascaínos, mas alguns minutos depois Pelé tomou distância para a cobrança.
Foram cinco passos até que Pelé tocasse na bola, com o pé direito, no canto esquerdo de Andrada, que saltou bem mas não conseguiu defender. Enquanto Pelé corria para buscar a bola no fundo do gol, o goleiro esmurrava o chão, desesperado.
Geraldo Blota, o "GB", foi o primeiro repórter a entrevistar Pelé, e aparece em diversas fotos feitas ao lado do gol vascaíno, como na imagem acima, de camisa branca e microfone em punho.
Reginaldo Leme, à época repórter do "Estadão", também estava presente, como você pode conferirna imagem abaixo.
CERIMONIAL FÚNEBRE
O corpo de Pelé será transladado do Hospital Albert Einstein na próxima segunda-feira (2) com destino a Santos, onde será velado na Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube, até 10h de terça-feira(3). Em seguida, haverá um cortejo pelas ruas de Santos, passando pelo Canal 6, onde reside sua mãe, dona Celeste, de 100 anos. O sepultamento será na Memorial Metrópole Ecumênica, reservado apenas aos familiares.
O jogo foi paralisado por conta da grande invasão no gramado. Pelé dedicou seu feito histórico para as crianças do Brasil. Placar final: Vasco 1 x 2 Santos.
ABAIXO, EM VÍDEO, O MILÉSIMO GOL DE PELÉ:
CLIQUE NOS NOMES ABAIXO E ACESSE SUAS RESPECTIVAS PÁGINAS NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?".
MANOEL AMARO DE LIMA (árbitro da partida)
GERALDO BLOTA (então repórter da TV Gazeta)
REGINALDO LEME (então repórter do Estadão)
****************************************************
`Dor mundial`: veja a repercussão da morte de Pelé na imprensa internacional
A mais terrível notícia que um amante do futebol poderia receber chegou hoje, dia 29 de dezembro de 2022. Morreu nesta quinta-feira, aos 82 anos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o Rei do Futebol, após longa luta contra um agressivo câncer no colón.
E, como não poderia deixar de ser, a notícia se espalhou pelo mundo rapidamente. E abaixo você confere como alguns dos mais famosos jornais do planeta repercutiram a morte do Rei do Futebol.
Marca, da Espanha: "Morre Pelé, o Reu do Futebol"
Gazzetta dello Sport, da Itália: "O mundo do futebol de luto: morre Pelé, aos 82 anos"
L´Equipe, da França: "Pelé, o fim de um mundo"
A Bola, de Portugal
Olé, da Argentina: "Dor mundial: morreu Pelé"
UOL, do Brasil
****************************************************
Obrigado e desculpe por tudo, Rei. Por: @lucas_creis
Entre alegrias, grandes histórias, sucesso e glórias, a vida insiste em nos provar que absolutamente tudo nessa vida tem um fim e que até os imortais um dia nos deixam.
Hoje foi sua vez, Rei Pelé.
O descanso merecido para quem fez tanto! E que talvez merecesse ainda mais de nossa parte!
Vai lá, Rei. Abraça o Seo Dondinho, bate aquela bola com Cruyff, Maradona, Puskas… aproveita para papear bastante com seu amigo Muhammad Ali.
Vai na certeza de que você fez muito e por muitos, Rei. Então só nos resta dizer obrigado… obrigado e desculpa.
Obrigado por cada gol e por cada soco no ar. Mas desculpa por cada fala preconceituosa que alguém do lado de cá usou para te ofender.
Obrigado pelas três Copas e por mudar a história do futebol. E desculpa por cada vez que reproduzimos aquela fala idiota do Romário.
Obrigado por cada soco no ar. Desculpa por cada vez que ironizaram suas opiniões.
Obrigado por mostrar ao planeta que um homem negro pode e deve chegar e ser respeitado onde ele quiser. E desculpa pelas discussões, na maior parte das vezes, tão rasas sobre sua “falta de atuação” em causas raciais.
Obrigado por cada drible genial vestindo o número 10. Mas desculpa pelas “condenações” pelos problemas familiares que nós, pobres mortais, não conhecíamos nem metade das histórias.
Obrigado por ser a revolução técnica desse esporte que tanto amamos. E desculpa por tanta gente dizendo que na sua época “só tinha zagueiro perna de pau” pra diminuir seus feitos.
Obrigado pelo discurso em defesa das crianças no momento mais marcante de sua carreira. E desculpe por aceitar que alguém te apontasse como alienado.
Obrigado por mudar a história de todo um povo. E desculpe por não reconhecer a altura tudo o que você foi em vida!
Obrigado, Rei! Obrigado e desculpa por tudo!
**************************************************
Jairzinho, o Furacão da Copa de 70, completa 78 anos
O competentíssimo Jairzinho, o Jair Ventura Filho, que hoje comemora 78 anos, ficou marcado no futebol mundial por diversos motivos. Mas o principal, certamente, foi o feito alcançado na Copa de 1970 e que até hoje não foi igualado. No México, o “Furacão da Copa” marcou gols simplesmente em todos os jogos da vitoriosa campanha brasileira no tricampeonato.
Além disso, é claro, Jairzinho brilhou demais com as camisas do Botafogo, do Cruzeiro, do Olympique de Marseille, do Noroeste, do Fast Clube e do Jorge Wilstermann.
**************************************************
Joel Santana, o `Papai Joel´, comemora 74 anos neste domingo
Um dos mais conhecidos nomes do futebol brasileiro, Joel Natalino Santana, também conhecido como “Papai Joel”, comemora 74 anos de vida neste domingo (25).
Joel, que foi um modesto zagueiro com passagem efêmera por Vasco da Gama e América de Natal, começou a trabalhar como treinador em 1981 no Al Wasl Club, dos Emirados Árabes, onde permaneceu durante cinco anos. Em 1986 retornou ao Brasil para comandar o Vasco, mas logo voltou ao mundo árabe, desta vez para o Al Hilal da Arábia.
Seu primeiro título só veio em 1992, quando comandou o Vasco na conquista do título carioca. Em São Januário levantou também o Campeonato Brasileiro em 2000, a Copa Mercosul no mesmo ano e o Campeonato Carioca de 1993. Também foi campeão baiano por Bahia e Vitória, e carioca por Fluminense, Flamengo e Botafogo.
Conhecido por orientar seus jogadores com uma prancheta, Joel faz o estilo paizão. Amigo dos jogadores, ganhou uma desconfortável reputação nos últimos anos: ser lembrado pelos cartolas apenas quando seus clubes estão passando por momentos complicados.
**************************************************
Saudade: Há um ano morria Dorval, eterno ídolo do Santos
Há exatos 12 meses, morria o ex-ponta e ídolo histórico do Santos Futebol Clube, Dorval, falecido no dia 26 de dezembro de 2021.
Dorval tinha 86 anos, vivia em Santos, e faleceu na Santa Casa de cidade litorânea após período internado com quadro clínico complicado, com muita tosse.
Entre suas conquistas, o bicampeonato da Libertadores e o bi mundial de 62 e 63, os brasileiros de 61, 62, 63, 64 e 65, e os paulistas de 58, 60, 61, 62, 64 e 65. Fez 612 jogos com a camisa do Santos, a quinta maior participação entre todos os jogadores, e marcou 194 gols, sendo o sexto maior artilheiro da história do Peixe.
CLIQUE AQUI E RELEMBRE A CARREIRA DE DORVAL
**************************************************
Saudade: Há dois anos morria Carbone, um dos grandes volantes do futebol brasileiro
Um dos mais clássicos volantes do futebol brasileiro, com passagem marcante pelo Sport Club Internacional, Carbone morria há exatamente dois anos, em decorrência de um tumor hepático. Ele estava com 74 anos, internado em um hospital de Campinas, interior paulista.
José Luiz VCarbone, paulistano nascido em 22 de março de 1946, começou sua carreira profissional pelo São Paulo em 1964, após ter sido amador do Juventus e do próprio Tricolor Paulista.
Depois de passar por Ponte Preta, Metropol (SC) e voltar ao São Paulo, viveu seu melhor momento a partir de 1963 até 1973, quando defendeu as cores do Inter, onde conquistou o pentacampeonato gaúcho, entre 1969 e 1973, este justamente seu último ano no clube de Porto Alegre.
Ainda defendeu o Botafogo (RJ), Grêmio e Nacional (SP), este seu último clube, em 1982.
PASSAGEM PELA SELEÇÃO BRASILEIRA
Carbone atuou em seis jogos pela seleção brasileira, entre 1973 e 1974, mas não disputou o Mundial da Alemanha.
TREINADOR
Depois, engrenou uma profícua carreira como treinador de futebol, com destaque para sua passagem pelo Fluminense, onde conquistou o Carioca de 1983, o Brasileiro de 1984 e a Copa Kirin em 1987.
Fora do Brasil, Carbone também foi um vitorioso, com títulos nos Emirados Árabes Unidos, pelo Sharjah FC entre 1993 e 1995, pelo Sporting Cristal (Peru) em 1996 e ainda comandou o Remo na conquista do Campeonato Paraense de 1999.
**************************************************
Achados & Perdidos: Imagens fantásticas da goleada do Santos contra a Seleção da Polônia em 1960
O Santos disputou nada menos que 18 jogos na Europa entre 20 de maio e 2 de julho de 1960, sendo um deles na Polônia diante da seleção polonesa no Estádio Staski, na cidade de Kalowicz.
Um grande público, 85 mil espectadores, assistiu a goleada santista por 5 a 2, partida disputada em 25 de maio daquele ano.
O Peixe, aliás, abriu frente de cinco gols (Sormani, dois de Coutinho e dois de Pelé). Faber e Liberda marcaram os tentos da seleção polonesa no amistoso.
O Santos, então dirigido pelo técnico Lula, atuou com Laércio, Mauro e Zé Carlos; Formiga, Calvet e Zito (Urubatão); Sormani, Mengálvio (Ney), Coutinho, Pelé e Pepe (Tim).
ABAIXO, IMAGENS DO SANTOS NO CONFRONTO DIANTE DA POLÔNIA EM 25 DE MAIO DE 1960
**************************************************
Olhos no Retrovisor: Michael Schumacher sofria grave acidente em estação de esqui há nove anos
Há exatamente nove anos o alemão Michael Schumacher, heptacampeão mundial de Fórmula 1, sofria um grave acidente esquiando nos Alpes Franceses, na estação de esqui de Méribel.
As primeiras informações naquele 29 de dezembro de 2013 davam conta de ele havia batido a cabeça em uma pedra mas foi resgatado consciente, transportado de helicóptero para um hospital próximo e, depois, para Grenoble, na França.
As notícias que vieram depois indicaram uma situação muito complicada, com um traumatismo craniano que o obrigou a ser submetido a duas cirurgias emergenciais em um curto espaço de tempo. Ele estava em estado de coma, do qual saiu apenas cinco meses e meio depois.
Na sequência, o ex-piloto foi transferido para um clínica de recuperação na cidade suíça de Lausanne, onde permaneceu até 9 de setembro de 2014, iniciando, a partir daí, sua recuperação domiciliar, na cidade de Gland, também na Suíça.
A família do ex-piloto, capitaneada pela esposa Corinna, bem como sua assessora de imprensa, Sabine Kehm, evitaram divulgar qualquer tipo de informação mais precisa sobre o real estado de saúde de Schumacher.
Foram poucas as pessoas autorizadas a visitá-lo, entre elas, Jean Todt, ex-dirigente da Ferrari e atual presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e o brasileiro Felipe Massa, um de seus amigos mais próximos.
A visita de Massa aconteceu em fevereiro de 2014, quando Michael ainda estava no Hospital de Grenoble, na França. Na ocasião, o piloto brasileiro disse que viu o ex-piloto dormindo e mexendo a boca.
Jean Todt, mais recentemente, disse que em suas visitas a Michael Schumacher costuma assitir corridas de Fórmula 1 ao lado do heptacampeão, mas não entrou em detalhes sobre o estado de saúde do ex-piloto.
FANTÁSTICO NA FERRARI
Ao todo, Schumacher venceu 72 provas pela Ferrari, entre 1996 e 2006. Antes, ganhou 19 GPs pela Benetton, totalizando 91 conquistas, recorde que foi superado pelo britânico Lewis Hamilton, que hoje soma 103 vitórias.
O ano de 2006 marcou sua primeira despedida das pistas da F1.
COADJUVANTE NA MERCEDES
Michael Schumacher retornou à F1 em 2010 pela Mercedes, onde competiu até 2012, mas sem o brilho de antes. Neste período conquistou um único pódio, no GP da Europa de 2012, disputado em Valência, na Espanha.
Pela Mercedes, Schumacher terminou todos os três campeonatos que disputous atrás de seu companheiro de equipe, o compatriota Nico Rosberg.
Em 2010 foi o 9º (Rosberg, o 7º). Em 2011 ficou em 8º (Rosberg terminou em 7º), e em 2012 ficou mais atrás, em 13º (Rosberg fechou em 9º).
SITUAÇÃO DIFÍCIL
Atualmente com 53 anos, sua situação de saúde é uma incógnita após o gravíssimo acidente que sofreu em uma pista de esqui na França, em 29 de dezembro de 2013. Ele ficou em coma por mais de cinco meses, após bater a cabeça contra uma pedra.
A família do ex-piloto, heptacampeão mundial de Fórmula 1, não divulga maiores informações sobre seu estado clínico.
No dia 8 de setembro de 2021, em uma prévia de lançamento do documentário "Schumacher", da Netflix, foi divulgado um trecho, exibido no programa Télé-Loisirs, com um depoimento de Corinna, sua esposa.
“Nunca culpei Deus pelo que aconteceu. Foi só azar, já que podia ter acontecido com qualquer um. É claro que sinto falta dele todos os dias, mas não sou a única a sentir falta dele. As crianças, a família, o pai dele, todos ao redor. Todos sentem falta de Michael”, comentou a esposa de Michael Schumacher, que arrematou.
“Michael sempre nos protegeu e agora estamos protegendo Michael. Estamos vivendo nossas vidas. Aquilo que é ´privado é privado´, como ele sempre disse, e é muito importante para mim que ele possa continuar a desfrutar de sua vida privada o máximo possível”, ponderou Corinna.
CARREIRA
Além de ser o maior campeão da F1, com sete títulos mundiais (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004), detém outros recordes na categoria, como maior número de vitórias (91) e voltas mais rápidas (77).
Michael Schumacher é casado com Corinna Betsch Schumacher desde 1995. O casal tem dois filhos: Gina-Marie Schumacher e Mick Schumacher, que foi campeão da Fórmula 2 em 2020 e depois de duas temporadas como titular na Haas F1, em 2021 e 2022, será piloto reserva da Mercedes em 2023.
CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE MICHAEL SCHUMACHER NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
**************************************************
Dez jogadores que se aposentaram em 2022
O ano de 2022 fica marcado, entre outras coisas, pela despedida de alguns jogadores marcantes. Nomes importantes do futebol brasileiro e mundial penduraram as chuteiras e agora seguirão suas carreiras fora dos gramados.
Entre artilheiros marcantes do futebol brasileiro, nomes fortes do futebol europeu e gringos que marcaram época no Brasileirão, foram muitos os nomes que encerraram suas trajetórias como atletas.
RELEMBRE DEZ JOGADORES QUES E APOSENTARAM DO FUTEBOL EM 2022
Diego
Multicampeão com o Flamengo, Diego Ribas encerrou seu contrato e pendurou as chuteiras como jogador do Mengão.
Gerard Piqué
Ídolo no Barcelona, Piqué anunciou sua retirada dos gramados antes mesmo do fim da temporada europeia.
Ribery
Campeão de tudo com o Bayern de Munique, Ribery se aposentou defendendo o Salernitana, da Itália.
Fred
Ídolo incontestável do Fluminense, Fred se aposentou vestindo a camisa tricolor e agora ocupa o cargo de dirigente do Flu.
Jadson
Depois de deixar o Corinthians e rodar pelo Brasil, Jadson comunicou em 2022 sua despedida dos gramados.
Maicon
Campeão da Libertadores pelo Grêmio, Maicon se aposentou depos de defender o CRB.
Hernanes
Ídolo do São Paulo, Hernanes anunciou neste ano que pendurou as chuteiras.
Valdivia
Marcante jogador do Palmeiras, Valdívia foi mais um que encerrou sua carreira neste ano.
Barrios
Campeão por Palmeiras e Grêmio, Lucas Barrios também se despediu dos gramados em 2022.
D´Alessandro
Grande nome do Internacional nos últimos anos, D´Alessandro foi mais um nome marcante que se aposentou do futebol neste ano que se encerra.
**************************************************
Saudade: Há cinco anos morria Laudo Natel, dirigente histórico do São Paulo Futebol Clube
18/05/2025Aniversariantes neste domingo, Biro-Biro e Zé Maria foram autores de gols importantes pelo Corinthians
18/05/2025Saudade: Um dos melhores zagueiros de todos os tempos, Domingos da Guia nos deixava há 25 anos
18/05/2025F1: Verstappen dá o bote em Piastri na Tamburello e vence com categoria o GP da Emília-Romagna
18/05/2025Corinthians, que vem de 'perde e ganha' no Brasileiro, recebe o vice-lanterna Santos; as formações
18/05/2025