Fefeu

Saudoso ex-meia-atacante, do Flamengo e São Paulo
Fefeu faleceu em 06 de março de 2010, vítima de Mal de Alzheimer, aos 69 anos. Ele morava em São Gonçalo, com sua esposa, dona Maria de Souza.

Dona Maria divulgou a notícia dois dias após a sua morte, pois estava entristecida com a falta de apoio do Flamengo e do São Paulo em relação ao marido. A informação é do ex-jogador César Maluco.
Fefeu, que começou sua carreira pelo Canto do Rio-RJ, chegou a ser idolatrado por Zico, que depois se transformaria em um dos maiores nomes da história do Flamengo. Alfredo de Souza, o Fefeu, meia-atacante do próprio rubro-negro, do Bangu e do São Paulo na década de 60.

Aposentado pelo INSS, Gonçalo tinha um sério problema na perna esquerda, o que lhe obrigava a andar com o auxílio de muletas. "Aconteceu ainda nos tempos de jogador. Se fosse hoje, com a medicina esportiva atual, talvez ele não ftivesse ficado inutilizado para o futebol", diz Dona Maria.

Além disso, desde 2002 o ex-jogador sofria de Mal de Alzheimer, doença que lhe fez perder a memória. "Ele não reconhecia mais ninguém. Algumas coisas lhe chamavam a atenção. Foi perdendo a memória gradativamente. Só não aconteceu de forma rápida, por causa dos remédios", conta a mulher do ex-flamenguista. "O medicamento, que é caro, foi importante para minimizar o problema", revelou sua viúva.

Nascido no dia 18 de maio de 1940, em Niterói (RJ), Fefeu começou a carreira no Canto do Rio. Lá, se destacou e chamou a atenção dos dirigentes do Flamengo, que contrataram o meia-atacante para defender o rubro-negro carioca. Ficou no Fla entre 1964 e 1966. "Costumava ir à Gávea para ver os treinos do Flamengo e especialmente o Fefeu, que era um grande jogador", revelou um dia Zico.

Homenagem do Fla

A passagem de Fefeu na Gávea é reconhecida. Em 2005, o Flamengo homenageou Fefeu e outros atletas pela conquista do IV Centenário. "Uma pena que ele não pode estar presente na festa. Mas o Flamengo mandou fazer uma placar para o Fefeu. O Silva (ex-atacante) veio entregar em nome do Flamengo", revelou, na ocasião, dona Maria, sua esposa.
por Rogério Micheletti
 
 
ver mais notícias

Pelo Flamengo:

Com a camisa rubro-negra, o meia-atacante realizou 61 jogos e marcou 22 gols (fonte: Almanaque do Flamengo - Clóvis Martins e Roberto Assaf). Em seguida, ele foi para o São Paulo.

Pelo São Paulo:

No Tricolor paulista, entre 1966 e 1968, Fefeu não conquistou títulos, mas fez boas partidas. Ele jogou 59 vezes e marcou oito gols pelo time do Morumbi (fonte: Almanaque do São Paulo - Alexandre da Costa). Encerrou a carreira por causa da grave contusão que deixou sequelas até sua morte.

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES