Fundada em 1914 pelo padre Katon, professor do Ginásio São Bento, ao lado da Igreja de São Bento, em São Paulo, a Associação Atlética São Bento foi uma equipe tradicional do futebol paulista no início do século XX. Seus jogadores atuavam com camisas brancas com listras azuis, calções e meias brancas. Conquistou os títulos estaduais em 1914 e 1925. Em 1935, sucumbiu ao profissionalismo e abandonou suas atividades.
Um dos principais jogadores do clube foi Feitiço, que após deixar o time da capital brilhou com a camisa do Santos. Foi artilheiro do Campeonato Paulista vestindo o manto beneditino em 1923 (18 gols), 1924 (14 gols) e 1925 (10 gols).
O São Bento também tem participação importante na história do Flamengo. Em 04 de junho de 1916, enfrentou o clube carioca na inauguração do antigo estádio deste no Rio de Janeiro, na rua Paysandu. Neste dia, por sinal, o Mengão passou a usar a camisa com doze listras largas em vermelho e preto, modelo que se mantém até hoje apesar das variações. No final, o São Bento perdeu a partida amistosa por 3 a 1. Coube a Burgos marcar o gol de honra do time paulista.
Por Marcelo Rozenberg
Saudade: Há sete anos morria Geraldino, ex-lateral multicampeão pelo Santos
O ex-lateral está no centro da foto, entre Gylmar e Zito. Foto: DivulgaçãoOlhos no retrovisor: A primeira vez dos carros da Fórmula 1 em Interlagos, há 53 anos
A corrida disputada em 1972 não contou pontos para o campeonato. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: Há cinco anos era anunciado o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio
Mesa Redonda da TV Gazeta comemora 55 anos com participações de Milton Neves e Mauro Beting
'Foi uma chance de aprender mais sobre gerenciamento de pneus e o nosso ritmo', avalia Bortoleto sobre o GP da China
Parabéns, Paulinho Carioca! Ex-ponta, que completa 61 anos, marcou o gol decisivo do Flu na final do Carioca de 85
A psicóloga Marcela Tomé é a convidada de Marcos Falopa na live desta segunda-feira
Saudade: Há três anos morria o ex-lateral Ladinho, que brilhou por Joinvile e Grêmio
Olhos no retrovisor: Quarto brasileiro a competir na Fórmula 1, Fritz d' Orey completaria 86 anos
Pelas Eliminatórias, Brasil enfrenta a líder Argentina em Buenos Aires; as formações
Saudade: Um dos principais pugilistas da história, Eder Jofre completaria 89 anos
Saudade: Johan Cruyff, o maior craque holandês morria há nove anos