Adalberto

Ex-lateral-esquerdo do Flamengo
por Rogério Micheletti

Adalberto, o Adalberto Machado, lateral-esquerdo que defendeu o Flamengo nos anos 80, hoje é coordenador da escolinha de futebol de Zico, seu companheiro de rubro-negro nos tempos de jogador.

Nascido no Rio de Janeiro (RJ) no dia 3 de junho de 1964, Adalberto começou a carreira nas categorias de base do Flamengo. Era para ser o sucessor de Júnior. Tinha grande potencial, mas uma fratura na perna impediu que Adalberto tivesse mais sucesso na lateral-esquerda do time da Gávea. Foram muitos meses no departamento médico flamenguista. Adalberto chegou a voltar, mas outras contusões voltaram a lhe atrapalhar.

Mesmo assim, a torcida do Flamengo tem grande carinho pelo jogador, que com a camisa do time da Gávea disputou 183 partidas (105 vitórias, 45 empates e 33 derrotas) e marcou sete gols, segundo números do "Almanaque do Flamengo", de Roberto Assaf e Clóvis Martins. O lateral atuou ao lado de jogadores como Zico, Adílio, Andrade, Júnior, Tita, Bebeto, Mozer, Leandro e até Sócrates, que teve passagem rápida pelo clube em 1986.

Adalberto é pai e agente do jogador Rodrigo Moreno, que começou pelo Flamengo e passou pelas divisões de base do Real Madrid, e desde 2012 é atleta do Benfica, de Portugal. Rodrigo Moreno tem nacionalidade espanhola e já atuou pela seleção da Espanha pelo Sub-19, Sub-20, Sub-21 e Sub-23.

O UOL publicou uma declaração de Adalberto em 19 de setembro de 2013, a respeito de seu filho: "Qualquer jogador que pretenda jogar em uma equipe com a grandeza do Benfica tem que entender que em todas as posições a concorrência é de alto nível", disse Adalberto.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES