Chico Lang

Jornalista esportivo e corintiano doente
por Marcus Vinicius Dias Magalhães
 
Nascido no dia 8 de junho de 1954, na capital paulista, Francisco José Lang Fernandes de Oliveira, o Chico Lang, é um jornalista apaixonado pelo Sport Club Corinthians Paulista.
 
Há 20 anos é comentarista da TV Gazeta, de São Paulo, trabalhando em dois programas, o "Mesa Redonda" e "Gazeta Esportiva", além da allTV.
 
Em 9 de dezembro de 2018, o experiente jornalista viveu uma das experiências mais tristes de sua vida. Paulo Lang, seu filho, morreu aos 23 anos após cair do sexto andar de um apartamento localizado no bairro Vila Pompeia, na cidade de São Paulo. "Meus amigos. Paulinho morreu. A ordem natural das coisas se inverteram. Um pai enterrar um filho é antinatural e dói demais no corpo e na alma. Gostaria sinceramente que fosse ao contrário. Deu um fim à própria vida com 23 anos. Dia 16 próximo faria 24. O dia mais feliz da minha existência foi quando ele nasceu, 16 de dezembro de 1994. O mais triste, quando faleceu, 9 de dezembro de 2018", lamentou Chico Lang nas redes sociais. 
 
Nove meses depois, Chico viveu este drama novamente, desta vez com o filho Pedro, de 40 anos. "Ele descansou, foi vítima de um câncer de língua, provavelmente provocado pelo uso de crack. Infelizmente, ele perdeu a corrida para o vício e para a vida. Tenho certeza que ele estará em um lugar melhor. Ele descansou, estava sofrendo muito. Foi muito triste. Esse tipo de câncer o deixou muito magro, muito debilitado. Então nem força para reagir ele teve. Eu estou de consciência limpa, fiz o que pude por ele"
 
Chico começou sua carreira no jornal "Mundo Esportivo", do saudoso Geraldo Bretas, passando depois para o paulistano Notícias Populares, como repórter policial, em 1976.
 
No mesmo grupo de comunicação, Chico passou pelo jornal Folha da Tarde, onde conheceu Carlos Brickmann, editor-chefe da publicação, que o convenceu a ser colunista esportivo; nascendo daí a seção Bola Solta.
 
Em 1990, Chico fez parte de um "pool? entre a Folha da Tarde e a Folha de S.Paulo para cobrir a Copa do Mundo de 1990, na Itália. No retorno ao Brasil, ingressou na Gazeta Esportiva. Como repórter especial acompanhou a Seleção Brasileira em 1991 e 1992.
 
Logo em seguida, Chico integrou a equipe de Esportes da TV Gazeta, comandada por Roberto Avallone. No programa Mesa Redonda, o corintiano Lang e o palmeirense Avalonne se tornariam a dupla de apresentadores esportivos mais polêmica país, chegando a ultrapassar a Rede Globo em audiência, em 1993.
 
No ano de 2002, Lang cobriu a Copa do Mundo de 2002, realizada na Coréia do Sul e no Japão, pela Gazeta Esportiva.NET.
 
Já em 2011, Lang escreveu colunas para o portal Gazeta Esportiva.Net e para o jornal Expresso Popular, da cidade paulista de Santos.
 
Atualmente, Chico é comentarista, pela TV Gazeta, do programa diário, Gazeta Esportiva, e do debate dominical, Mesa Redonda, ao lado dos jornalistas: Flávio Prado, Celso Cardoso, Osmar Garrafa e Michelle Giannella.
Corintiano doente, Chico Lang não esconde suas emoções, quando comenta sobre seu time do coração, e transmite total parcialidade em seus comentários.
 
Com seu jeito polêmico, o jornalista já foi alvo de uma situação inusitada. Após fazer duras críticas a Ayrton Senna, o jornalista foi ameaçado por um leitor de sua coluna, que ficou indignado com os comentários ofensivos ao piloto brasileiro.
 
Tentou se eleger vereador por São Paulo em 2016, pelo PTN. Ele recebeu 5.865 votos e não conseguiu uma vaga.
 
Residente no bairro de Perdizes, zona oeste da capital paulista, é pai de cinco filhos (Pedro, Bruna, Twany, Paulo e Sofia), e avô de um netinho, o querido Lorenzo.

 
No dia 26 de janeiro de 2018, o portal UOL publicou uma reveladora entrevista com Chico Lang. Para ler, basta clicar AQUI.
 
No dia 01 de setembro de 2019, Chico Lang conversou com Milton Neves no Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira a íntegra da entrevista:

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    58
  • 2 Pal
    50
  • 3 San
    48
  • 4 Cor
    43
  • 5 São
    43
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES