Gennaro Gattuso

Ex-volante do Milan e da Seleção Italiana
por Diogo Miloni

Gennaro Ivan Gattuso, ou apenas Gattuso, é a imagem clássica de um italiano da Calábria. Talentoso, disciplinado e com um temperamento explosivo, o volante colecionou títulos e grandes histórias no futebol. No dia 25 de maio de 2021 foi anunciado como novo treinador da Fiorentina. Apenas 23 dias depois, porém, o clube de Firenzi comunicou a saída de Gattuso sem explicar os motivos do rompimento.
 
Nascido em 9 de janeiro de 1978, debutou para o futebol em 1995 no Perugia. Passou por Rangers, da Escócia, e Salemitana, da Itália, até chegar ao Milan, em 1999. No clube rubro-negro conquistou tudo que um jogador poderia sonhar: bicampeonato italiano, uma Copa da Itália, duas Supercopas Italianas, duas Ligas dos Campeões, duas Supercopas da Uefa e um Mundial de Clubes da Fifa.

A camisa oito do Milan foi defendida como nunca entre 1999 e 2012, sempre aliando raça, entrega e um ótimo poder de marcação. Gennaro Gattuso é ídolo inconteste nos rossoneri e marcou época no meio-campo de um dos maiores clubes da Europa.
Pela Seleção Italiana foi campeão do mundo na Copa de 2006, na Alemanha, no grupo que tinha Buffon, Maldini, Totti, Luca Toni e o comando de Marcelo Lippi.

Aposentou-se no Sion, da Suíça, e assumiu o comando técnico do mesmo clube em 2012. Ficou por apenas 12 partidas. Em 2013, já treinador, foi demitido do Palermo.
 
Em novembro de 2017, foi efetivado como técnico do time principal do Milan, após uma boa experiência na equipe sub-19. No clube onde fez história como jogador, Gattuso não obteve o mesmo sucesso como treinador e acabou demitido após duas temporadas, em maio de 2019.
 
Nove meses mais tarde, o ex-volante assumiu o cargo de técnico do Napoli, assumindo o lugar de seu ex-treinador Carlo Ancelotti. Gattuso permaneceu em Napoles até o fim da temporada 2020/21 e acabou deixando o clube no dia 24 de maio de 2021, de forma inusitada: o treinador acabou desligado do clube via Twitter. O presidente do clube, Aurelio De Laurentis, anunciou a saída do comandante em uma publicação na redes social, sem nem mesmo conversar com o ex-volante.
 
Foto: UOL
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES