Joel de Souza Martins, ex-atacante do Fluminense e do São Bento de Sorocaba, em 2018 seguia vivendo no Rio de Janeiro-RJ, trabalhando nas escolinhas do Tricolor das Laranjeiras.
O carioca Joel jogou nas categorias de base do Vasco da Gama, mas se profissionalizou pelo Fluminense, em 1948. Em 1951, foi campeão carioca ao lado de craques como Telê Santana, Didi, Castilho e Orlando. O atacante também fazia parte do elenco que conquistou a Copa Rio de 1952.
Posteriormente, se transferiu para o Botafogo, onde atuou até 1955, quando foi contratado pelo São Bento de Sorocaba-SP. Joel marcou época no interior de São Paulo, se tornando o maior artilheiro da história da equipe sorocabana (marcou 124 gols em 125 jogos). Além disso, Joel também é recordista de tentos anotados com a camisa do São Bento em um só jogo: em 1957, balançou sete vezes as redes do Catanduva.
Em maio de 1959, deixou o São Bento para jogar no Estrada, também de Sorocaba, onde encerrou sua carreira alguns meses mais tarde, voltando para o Rio de Janeiro com a sorocabana Amália, sua esposa.
Em setembro de 2017, aos 86 anos, Joel foi homenageado pelo São Bento antes da partida da equipe sorocabana diante do Volta Redonda, pela Série C do Brasileiro. “Eu jamais pensei que tivesse essa condição (de recordista de gols) no São Bento e, principalmente, que teria essa recepção. Foi como se eu nunca tivesse saído daqui. Como se lembram? Como sabem de minha história? Levo o povo de Sorocaba no meu coração pois receberam a mim e a meu neto de uma maneira maravilhosa e me deram o maior presente que recebi em minha vida”, declarou, emocionado, ao jornal Cruzeiro do Sul.
Em vídeo, 'Antes e Depois' de jogadores que brilharam pela Portuguesa de Desportos
Enéas, Calegari, Ewerton e Wilsinho estão entre elesSaudade: Um dos principais pugilistas da história, Eder Jofre completaria 89 anos
Brasil volta de Buenos Aires com um humilhante 4 a 1 contra e sem ver a cor da bola
Saudade: Há seis anos morria Rafael Henzel, jornalista que sobreviveu ao acidente aéreo da Chapecoense
Saudade: Há cinco anos morria Zoca, o irmão de Pelé que também jogou no Santos
Jogando por um empate para o título do Paulista, Corinthians recebe o Palmeiras em Itaquera; as escalações
Uma foto, uma história! Garrincha na praia com Elza Soares
Saudade: Paulo Stein, brilhante narrador, nos deixava há quatro anos
Achados & Perdidos: Milton Neves em sua emocionante participação na edição de 2018 do Teleton
Parabéns! Romeu Cambalhota completa 75 anos. Veja um golaço de bicicleta do ex-ponta do Timão!
Achados & Perdidos: Relembre de Barbosa, o injustiçado goleiro que nascia há 104 anos