por Rogério Micheletti e Gustavo Grohmann
Vanderlei, o Vanderlei Paiva Monteiro, ex-meio-campista da Ponte Preta, Palmeiras e Atlético MG, morreu no dia 27 de novembro de 2023, aos 77 anos, em Campinas-SP, onde travava uma dura luta contra o câncer de próstata.
Nascido no dia 7 de abril de 1946, em Três Corações-MG, terra do Rei Pelé e do Cidadão Tricordiano Milton Neves, Vanderlei chegou a dirigir o Juventus da Mooca. Em 2004, ele passou pelo Crac, da cidade de Catalão, em Goiás, e seu trabalho serviu de base para que a equipe tornasse campeã estadual daquele ano. Vanderlei dirigiu também a Ponte Preta (duas passagens, a segunda entre 2006 e 2007_foi substituído por Nelsinho Baptista), a Inter de Limeira, dentre outras equipes do interior do Brasil. Em 2007, ele foi contratado pelo União São João, de Araras. Em 2009 aceitou convite para comandar o Corinthians Alagoano.
O jogador
Vanderlei fez parte do histórico time da Ponte Preta que foi vice-campeão paulista de 1977, naquela inesquecível final contra o Corinthians. Ele formava o meio de campo da Macaca ao lado de Marco Aurélio e Dicá, mas o time de Zé Duarte tinha também: Carlos; Jair Picerni, Oscar, Polozzi, Odirlei, Lúcio, Rui Rey, Tuta, Helinho, Parraga e companhia.
O meio-campista entrou para a história, juntamente com os seus companheiros do Galo Mineiro, ao se sagrar Campeão Brasileiro de 71, na primeira vez em que a competição recebeu esta denominação. Antes, era Taça Brasil, Robertão ou Taça de Prata.
No triangular final decisivo do primeiro Campeonato Brasileiro de futebol, em 71, São Paulo, Botafogo e Atlético Mineiro brigaram pelo título fazendo três jogos num turno só. Os resultados que deram o título ao Galo foram: Atlético Mineiro 1x0 São Paulo, no Mineirão, gol de Oldair (de falta); São Paulo 4x1 Botafogo, no Pacaembu (de virada); e Botafogo 0 x 1 Atlético Mineiro, no Maracanã, gol de Dario.
Em 1980, ele chegou ao Palmeiras, mas ficou pouquíssimo tempo. No alviverde, ele fez 19 jogos (três vitórias, nove empates e sete derrotas) e marcou apenas um gol.
Saudade: Há nove anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
Ponta do Santos se notabilizou pelo incrível drible em jogo disputado na Vila BelmiroPelo Palmeiras:
Em 1980, ele chegou ao Palmeiras, mas ficou pouquíssimo tempo. No alviverde, Vanderlei fez 19 jogos (três vitórias, nove empates e sete derrotas) e marcou apenas um gol.
Fonte: Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.
Achados & Perdidos: O dia em que três goleiros não foram suficientes para segurar o Olaria do goleador Jaburú
Parabéns, Tcheco! Ex-meia, com boas passagens por Coxa e Grêmio, faz 50 anos
Após duas boas vitórias, São Paulo vai a Salvador encarar o Leão da Barra; as equipes
Parabéns, Sylvinho! Atual treinador da Seleção da Albânia completa 52 anos
Uma foto, uma história! Pilotos da F1 disputaram corrida de bicicleta em 1977
Corinthians encara o Palmeiras após estreia positiva de Diniz na Libertadores; os times
Achados & Perdidos: A 100ª partida que Neto disputou pelo Timão, no Brasileirão de 1991
Olhos no retrovisor: Ex-piloto Carlos Reutemann completaria 84 anos
Saudade: Há quatro anos morria Rincón. Veja todos os gols que ele marcou pelo Corinthians
Achados & Perdidos: Nos 114 anos do Santos, relembre a excursão do time que parou uma guerra na África