por Rogério Micheletti e Gustavo Grohmann
Vanderlei, o Vanderlei Paiva Monteiro, ex-meio-campista da Ponte Preta, Palmeiras e Atlético MG, morreu no dia 27 de novembro de 2023, aos 77 anos, em Campinas-SP, onde travava uma dura luta contra o câncer de próstata.
Nascido no dia 7 de abril de 1946, em Três Corações-MG, terra do Rei Pelé e do Cidadão Tricordiano Milton Neves, Vanderlei chegou a dirigir o Juventus da Mooca. Em 2004, ele passou pelo Crac, da cidade de Catalão, em Goiás, e seu trabalho serviu de base para que a equipe tornasse campeã estadual daquele ano. Vanderlei dirigiu também a Ponte Preta (duas passagens, a segunda entre 2006 e 2007_foi substituído por Nelsinho Baptista), a Inter de Limeira, dentre outras equipes do interior do Brasil. Em 2007, ele foi contratado pelo União São João, de Araras. Em 2009 aceitou convite para comandar o Corinthians Alagoano.
O jogador
Vanderlei fez parte do histórico time da Ponte Preta que foi vice-campeão paulista de 1977, naquela inesquecível final contra o Corinthians. Ele formava o meio de campo da Macaca ao lado de Marco Aurélio e Dicá, mas o time de Zé Duarte tinha também: Carlos; Jair Picerni, Oscar, Polozzi, Odirlei, Lúcio, Rui Rey, Tuta, Helinho, Parraga e companhia.
O meio-campista entrou para a história, juntamente com os seus companheiros do Galo Mineiro, ao se sagrar Campeão Brasileiro de 71, na primeira vez em que a competição recebeu esta denominação. Antes, era Taça Brasil, Robertão ou Taça de Prata.
No triangular final decisivo do primeiro Campeonato Brasileiro de futebol, em 71, São Paulo, Botafogo e Atlético Mineiro brigaram pelo título fazendo três jogos num turno só. Os resultados que deram o título ao Galo foram: Atlético Mineiro 1x0 São Paulo, no Mineirão, gol de Oldair (de falta); São Paulo 4x1 Botafogo, no Pacaembu (de virada); e Botafogo 0 x 1 Atlético Mineiro, no Maracanã, gol de Dario.
Em 1980, ele chegou ao Palmeiras, mas ficou pouquíssimo tempo. No alviverde, ele fez 19 jogos (três vitórias, nove empates e sete derrotas) e marcou apenas um gol.
A decisão da Libertadores será o tema da live da Falopa, que terá a presença do Prof. Carlos César
Encontro acontece nesta terça-feiraAchados & Perdidos: Milton Neves sendo homenageado na Escola Estadual Cesário Coimbra, de Muzambinho
Jornalista foi saudado pelos alunos de sua antiga escolaPelo Palmeiras:
Em 1980, ele chegou ao Palmeiras, mas ficou pouquíssimo tempo. No alviverde, Vanderlei fez 19 jogos (três vitórias, nove empates e sete derrotas) e marcou apenas um gol.
Fonte: Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.
O dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do icônico vinho Pêra-Manca
No Dia Nacional do Livro, veja algumas obras em que o futebol e ex-jogadores são os temas centrais
Piloto brasileiro Gabriel Gomez fala em adaptação rápida ao carro da FRECA após teste em Monza
Identidade brasileira está presente no troféu do GP São Paulo de Fórmula 1
Achados & Perdidos: Milton Neves entrevistando Garrincha, que faria 92 anos
Olhos no retrovisor: Fangio conquistava seu primeiro título na F1 há 74 anos
Flamengo joga por um empate com o Racing para chegar à final da Libertadores; as equipes
Achados & Perdidos: A memorável entrevista de Maradona a Milton Neves; argentino completaria 65 anos hoje
Achados & Perdidos: Há 39 anos o River Plate conquistava sua primeira Libertadores da América
Saudade: Há três anos morria Alberi, ex-atacante do ABC e América-RN