Torneio Roberto Gomes Pedrosa 1967

O início da história do Campeonato Brasileiro

O Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967 foi a primeira competição nacional que reuniu os principais clubes do país, numa tentativa da antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos) apagar o vexame da eliminação na Copa do Mundo do ano anterior.

A disputa contou com cinco clubes de São Paulo (Palmeiras, Corinthians, Santos, São Paulo e Portuguesa), cinco do Rio de Janeiro (Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco e Bangu), dois de Minas Gerais (Cruzeiro e Atlético), dois do Rio Grande do Sul (Inter e Grêmio) e um do Paraná (Ferroviário).

Os quinze clubes foram divididos em dois grupos, um de sete e outro de oito equipes, que jogaram uma fase preliminar todos contra todos em turno único. Ao final dessa etapa se classificaram para a fase final Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Internacional.

Essas quatro equipes jogaram em turno e returno e de forma invicta o Palmeiras ficou com o título, ao vencer o Grêmio, na última rodada, por 2 a 1, no Pacaembu. Os jogos finais do campeão foram os seguintes:

Internacional 1 x 2 Palmeiras

Palmeiras 2 x 2 Corinthians

Grêmio 1 x 1 Palmeiras

Palmeiras 0 x 0 Internacional

Corinthians 0 x 1 Palmeiras

Palmeiras 2 x 1 Grêmio

O Palmeiras jogou a partida decisiva com Perez, Djalma Santos, Baldocchi, Minuca e Ferrari, Dudu e Ademir da Guia, Dario (Zico), Servílio, César e Tupãzinho (Rinaldo). O treinador foi Aymoré Moreira

O Internacional terminou em segundo lugar, o Corinthians terminou em terceiro e o Grêmio em quarto. Os artilheiros foram Ademar Pantera, do Flamengo, e César, do Palmeiras, ambos com 15 gols.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES